Embora o mundo esteja mais conectado, ainda sim existe a possibilidade de que alguém esteja se sentindo sozinho. Sendo assim, se você se sente dessa forma, não se preocupe porque não é a única pessoa que está passando por esta situação. Portanto, para superar essa sensação e enfrentar a solidão você deve se compreender, ver qual é a origem disso e fazer as mudanças apropriadas.
Ou seja, saber o que fazer quando está se sentindo sozinho é um dos dilemas das pessoas que precisam enfrentar momentos de solidão. No entanto, não sabem ao certo como. O real é que “estar sozinho” depende sempre do ponto de vista de cada um. Tenho certeza que muitos de nós já tivemos a sensação de estar se sentindo sozinho, mesmo no meio de uma multidão. Certamente, queríamos estar noutro lugar ou mesmo quietinhos e protegidos em nosso local seguro, não é mesmo?
Além disso, existe aquela solidão que escolhemos vivenciar, quando nos recolhemos em nossa casa e precisamos de um momento para nós. Ainda mais, tem também aquela que nos escolhe. Ou seja, quando somos deixados contra a nossa vontade. Nos dois casos, para evitar sofrimentos, é importante saber o que fazer quando se sentir sozinho. Sendo assim, antes de tudo, é fundamental saber valorizar a própria companhia e os momentos com você mesmo.
Para isso é preciso entender a diferença e saber quando você quer ou não ficar só. Isso ajuda a evitar que um momento normal de solidão vire motivo de desespero, dor e sofrimento. Também evita que este medo acabe lhe incentivando a investir em más companhias.
O que pode estar fazendo você estar se sentindo sozinho?
A princípio, muitas pessoas estão sozinhas porque têm grande dificuldade no relacionamento interpessoal. Ou seja, em fazer amizades ou mesmo em construir boas relações afetivas. Isso ocorre, por exemplo, por conta do excesso de timidez ou mesmo como reflexo de decepções com amigos ou parceiros amorosos no passado.
No entanto, estar rodeado de pessoas e ainda assim se sentir constantemente só e triste, não é algo normal. Dessa forma, isso pode representar um problema mais sério, como a depressão. É necessário ter atenção a isso e ver se este sentimento de estar se sentindo sozinho é passageiro ou tem frequentado sua mente rotineiramente. Caso ele esteja presente, é necessário buscar ajuda.
Portanto, se a sensação é momentânea, para vencê-la, é importante fazer um esforço. Além disso, buscar construir relações de valor, ou seja, com pessoas que valorizem quem você é. Ainda mais, que gostem da sua companhia, das suas ideias e, especialmente, com quem você também goste de estar e dividir os seus momentos.
Sobretudo, saiba que se você tem um único amigo ou uma única amiga, saiba que este laço de amizade faz toda diferença. Sendo assim, ter alguém legal para compartilhar seus momentos bons, desafios, medos, dificuldades e, claro, seus risos, é maravilhoso.
Como lidar com a situação?
Fazer registros
Primeiramente, uma das ações que você pode implementar em seu dia a dia, para que consiga lidar melhor com os momentos de solidão é passar a registrá-los. A partir deste momento, quando se sentir só, dedique um tempo para registrar os sentimentos e sensações.
Assim, além de tirar os pensamentos que podem estar te perturbando da cabeça, você passa a se sentir mais aliviado. Sobretudo, esta prática tem grandes chances de lhe trazer o conforto necessário para lidar com a solidão. Tudo porque ela acaba afastando pensamentos sabotadores e sentimentos de dor e sofrimento.
Logo, quando você menos esperar, vai utilizar o seu diário para registrar coisas do seu dia a dia, ao invés de focar apenas nas questões relacionadas a estar sozinho ou não.
Meditação
Primeiramente, são diversos o benefícios que a meditação pode trazer à sua saúde física e emocional. Sendo assim, entre eles está a possibilidade de afastar o estresse. Isso é decorrente do sentimento de solidão que vem lhe acometendo com frequência.
Existem diversas formas de meditar, seja através de uma aula de yoga, que também é um excelente exercício para lidar com a solidão, ou de um aplicativo. Sendo assim, este último que vai te ajudar a praticar em casa. De fato, o importante é que você tenha paciência e não desista logo de primeira. Dessa forma, trata-se de uma atividade que requer prática constante para que haja o aprimoramento necessário.
Adotar um bicho de estimação
Excelentes companheiros, nos momentos em que nos sentimos só, os animais de estimação têm o poder de nos deixar completamente animados. E, assim, nos lembrando que podemos contar com a sua presença, amor e carinho para lidar com as situações mais adversas de nossa rotina.
Assim, a dica é que você considere adotar um bichinho. Seja, gato, cachorro ou qualquer outro com o qual você se sinta à vontade. O que importa é que você abra espaço para esta presença que só vai lhe trazer grandes momentos de alegria.
Terapia
A princípio, conversar com um especialista sobre a forma como você se sente pode ser uma ótima forma de lidar com a solidão. De tal forma que estamos falando de alguém preparado para lhe ouvir sem qualquer tipo de julgamento. Além disso, irá te orientar com a sabedoria necessária de que você precisa neste momento de intenso desafio.
Leitura
Primeiramente, deve se dar uma chance e aproveitar os momentos em que estiver se sentindo sozinho para investir em seu autoconhecimento. Ou seja, para se conhecer melhor, relaxar, ler seus livros, assistir a seus filmes, organizar suas coisas, se cuidar mental, espiritual e fisicamente e planejar seus próximos passos.
Deste modo, você estará muito mais aberto e confiante a conhecer outras pessoas, a criar relações positivas com elas, como também a ficar só sem que isso seja um sofrimento para você. Sendo assim, na próxima vez que se sentir sozinho, foque no positivo e busque virar o jogo a seu favor.
Dicas para quando estiver se sentindo sozinho
Mente ocupada
Para não se sentir sozinho, é importante manter a mente ocupada. Faça coisas que gosta e que ocupem o seu tempo, para que a sensação de solidão não seja tão forte. Quando se sente distraído e muito produtivo as horas passam voando e não terá nenhum instante para pensar nem se obcecar com o fato de estar ou de se sentir sozinho.
Assim, uma dica é fazer trabalho voluntário, procurar uma atividade de lazer divertida e que implique se relacionar com mais pessoas, etc. Deve lutar para deixar de escutar os pensamentos que fazem você se sentir sozinho. Experimente fazer atividades na natureza, ir a um clube de leitura ou praticar esportes em equipe. Estas são oportunidades para que comece a se sentir melhor.
Mudanças no hábito
Outra forma de começar a sentir menos solidão é fazer mudanças no seu meio. Não fique em casa isolado do mundo e vendo TV, por muito que goste de fazer isso. Pense que esses ataques de solidão aumentarão ainda mais se ficar trancado entre quatro paredes. Saia de casa, tome um café em um bar enquanto lê ou trabalha, vá ao cinema, dê uma volta pela praia ou pelo seu parque favorito.
Às vezes, o simples fato de ver pessoas passeando faz com que os pensamentos negativos desapareçam. Proporcione ao seu cérebro estímulos suficientes para desfrutar do dia a dia e da vida. Uma atividade sempre recomendável é passar algum tempo em um lugar natural que tenha perto de casa. Passar momentos em plena natureza tem um impacto positivo na alma e é revitalizante para o espírito.
Hobbies
Ainda que pareça algo muito evidente, deve fazer coisas que gosta e principalmente que façam você se sentir muito bem. Fazer o que ama afasta os sentimentos de solidão. Tente se lembrar e pensar no que gosta da vida, nas atividades ou hobbies que você deixou de lado por falta de tempo.
Dedique a sua vida a viver o presente e a se encher de momentos de satisfação que o façam feliz. Você possui o controle da sua vida e pode mudá-la completamente. Principalmente, deve basear a sua existência em procurar alternativas saudáveis de vida: não opte por soluções radicais que só taparão as suas feridas.
Saia das influências negativas
Sempre esteja atento ao seu redor. Muitas vezes para superar a solidão, há pessoas que se agarram a qualquer oportunidade para não ficarem sozinhas. Não recorra a qualquer um, muito menos a influências negativas para fugir da solidão. Assim, você correrá o risco das pessoas se aproveitarem de você.
Deve se rodear de pessoas queridas e de total confiança; pense que os bons amigos, não importa onde estiverem, sempre serão um apoio. Se passar por um momento ruim não tente contar o que sente para todo mundo, o mais recomendável é falar com quem se sente cômodo.
Conectar na rede
Primeiramente, uma boa dica é procurar pessoas como você. A Internet é o lugar ideal para começar a se abrir ao mundo e existem muitos recursos para passar um bom momento. Tente estabelecer relações com pessoas comuns e com certeza encontrará alguém novo com quem possa renovar a sua confiança nas pessoas.
Procure qualquer oportunidade para socializar e desfrute de cada uma delas, esta é a melhor forma para que você, que está se sentindo sozinho, perca esse sentimento. Saia de sua zona de conforto, aceite esta situação como um desafio vital e divertido.
Trabalho como voluntário
Reflita e pense no resto das pessoas. Há uma certa conexão entre a solidão e pensar constantemente em si mesmo. Não se trata de não pensar em suas emoções e camuflar os seus sentimentos, mas o que deve fazer é evitar que seja o seu único foco vital. Se começar a pensar nos outros, a sua perspectiva mudará e a sensação de solidão começará a diminuir.
A melhor forma de ampliar esse foco é procurar grupos de pessoas que você possa ajudar. Um trabalho como voluntário pode ser uma ótima opção para se desfazer da sua solidão. Inclusive pode ajudar pessoas que se sintam igual a você. Existem muitos grupos sociais em situação de exclusão e pode ser que estejam sofrendo as sequelas do isolamento, por exemplo, pessoas doentes, da terceira idade ou sem recursos.
Diário
Uma boa forma de expressar o que sente é através de um diário pessoal onde possa refletir tudo o que tem dentro. Olhe para dentro de si mesmo, procure de onde vêm os seus sentimentos e encontre a origem de porque está se sentindo sozinho. Pode ser que tenha sido por uma mudança de casa, de hábitos, de trabalho, uma perda de um ser querido. Pense no motivo que faz você estar se sentindo sozinho, pois compreender a fonte desses sentimentos ajudará a tomar as medidas para tratá-los.
Pode ser que, por exemplo, sinta saudades da sua família e que seus amigos não preencham esse espaço vazio. Pense nisso e certamente encontrará uma solução. Reveja também os seus pensamentos negativos, pense em toda essa onda de sentimentos e comece a desenvolver um pensamento positivo.
Pense positivo
Pensar de forma positiva é o melhor mecanismo para combater tudo o que é negativo. São esses pensamentos que criam uma expectativa que não nunca se cumpre. Se for uma pessoa negativa, a sua percepção do mundo também será. Com emoções positivas, conseguirá que tudo ao seu redor responda da mesma forma. Se espera que as coisas deem certo, elas geralmente darão.
Curtiu a matéria? Então, confira a próxima: Solidão – O que é, tipos, níveis o que fazer quando se sentir sozinho.
Fontes: Fãs da Psicanálise; José Roberto Marques.
Imagem de Destaque: A Mente é Maravilhosa.
Essa matéria Se sentindo sozinho? O que você pode fazer para não se sentir assim foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Se sentindo sozinho? O que você pode fazer para não se sentir assim Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário