Em primeiro lugar, epidemias fizeram parte da história global. Dessa forma, filmes sobre epidemias são inevitáveis. Até porque, os longas tentam representar fatos da realidade. Logo, eles procuram formas de representar esses fatos nas telonas dos cinemas.
Certamente, com essa quarentena em que estamos vivendo por conta do Coronavírus, ver filmes pode ser uma ótima opção. Ainda mais, filmes sobre epidemias, pode ser uma ótima opção.
Pensando nisso, separamos uma lista de longas para vocês se entreterem.
Filmes sobre epidemias
Ensaio Sobre a Cegueira (2008)
A princípio, obra-prima de Fernando Meirelles (Cidade de Deus), baseado na literatura de José Saramago. Dessa forma, um ataque viral acaba deixando parte das pessoas com uma cegueira inexplicada. De fato, a trama serve de fio condutor para Saramago fazer uma dura análise comportamental dos dias atuais. Sendo assim, abordando a maldade, o egoísmo e a crueldade, sentimentos inerentes ao ser-humano. Além disso, nada é proibido num mundo sem “visão” onde tudo é permitido.
Contágio (2011)
Diversos filmes do começo dos anos 2000 abordaram o tema, entre eles, o drama com suspense “Contágio”, de 2011, estrelado por Matt Damon, Kate Winslet e Jude Law, além de Gwyneth Paltrow em começo de carreira. Dirigido por Steven Soderbergh (o mesmo da série “Onze Homens e Um Segredo”), narra como um vírus mortal se propaga pelos Estados Unidos deixando todos em alerta.
Enquanto cientistas e autoridades tentam descobrir como controlar o andamento da contaminação, aeroportos, ruas, mercados, tudo vai ficando vazio. Mas aqui, a epidemia é altamente letal. A produção arrecadou mais de 135 milhões de dólares em bilheteria. Qualquer semelhança com as cenas dos últimos dias…
Os 12 Macacos (1995)
Brad Pitt e Bruce Willis estão juntos nessa ficção que mistura elementos de filmes de pandemia com sci-fi. Dirigida por Terry Gillian (de “Irmãos Grimm”), a história se passa em 2035, quando um prisioneiro é mandado de volta ao passado para tentar salvar a humanidade da extinção depois de um vírus se espalhar por todo o planeta.
A ideia é encontrar algo que ajude a desenvolver um remédio de cura. Os poucos sobreviventes desse futuro horrendo vivem em abrigos subterrâneos. O longa deu o que falar na época por causa de sua linha de narrativa pouco convencional e está listados entre as ficções científicas mais cult da década de 90.
Eu Sou a Lenda (2007)
Entre os filmes sobre epidemias, temos Eu Sou a Lenda. Na trama que é um dos maiores sucessos da carreira de Will Smith, o vírus mortal não causa nenhuma doença inflamatória assassina. Ele, na verdade, te transforma mesmo é em um zumbi comedor de gente. O thriller que tem também a brasileira Alice Braga no elenco se passa em um futuro não muito distante no qual uma epidemia matou boa parte da população e transformou quem sobrou em morto-vivo ambulante.
Will interpreta Robert Neville, um cientista sobrevivente dessa carnificina que todos os dias tenta se manter vivo diante da ameaça mutante. Difícil encontrar quem não tenha visto essa produção, que rendeu mais de 500 milhões de dólares de bilheteria e uma continuação, que estreou no ano de 2019.
Epidemia – Fora de Controle (1995)
Primeiramente, um dos primeiros longas-metragens a abordar o assunto, este filme teve a bilheteria impulsionada pelo segundo grande surto de ebola na História, que começou em 1995 no Congo, na África. Dos 315 infectados inicialmente, 254 pessoas morreram. Na trama ficcional, um pequeno macaco capturado em uma floresta africana é traficado para uma loja de animais na Califórnia.
Carregando um vírus mortal dentro de si (em alusão direta ao ebola praticamente), o animal selvagem dissemina a doença, que deve ser impedida de se propagar por um grupo de cientistas do Exército norte-americano. Estrelado por Rene Russo, Dustin Hoffman e Morgan Freeman, “Epidemia” arrecadou mais de 180 milhões de dólares em bilheteria.
Filhos da Esperança (2006)
A princípio, um dos melhores filmes de Alfons Cuarón, que é o diretor de “Roma” e “Gravidade”. Dessa forma, uma epidemia faz com que as mulheres percam a capacidade de engravidar. Sendo assim, o jornalista Theodore Faron (Clive Owen) é procurado por sua ex-esposa, a ativista Julian (Julianne Moore). Assim, ela pede ajuda para transportar uma jovem grávida para um local seguro. Dessa forma, eles precisam levá-la para um cientista, para que ele consiga descobrir uma cura e salvar a população.
A Gripe (2013)
Primeiramente, outro filme muito comentado é esse. Um dos filmes sobre epidemias mais conhecidos. Além disso, é um filme sul-coreano, uma indústria cinematográfica que está ganhando seu espaço mundialmente. Dessa forma, na trama, moradores de um subúrbio começam a morrer de uma doença respiratória. Assim, a área é posta em quarentena e o caos toma conta do local.
Sentidos do Amor (2011)
Susan (Eva Green) é uma estudiosa epidemiologista em crise com o amor. Ao conhecer o sedutor Michael (Ewan McGregor), um talentoso chefe de cozinha, tenta resistir, mas logo acaba rendendo-se. No entanto, enquanto a paixão do casal aumenta, uma misteriosa pandemia se espalha pelo mundo.
Cabana do Inferno (2005)
Um grupo de cinco amigos sai de férias para uma cabana isolada na floresta. Um deles contrai um vírus comedor de carne após encontrarem um homem contaminado pedindo ajuda na estrada. A doença se espalha entre eles e seus verdadeiro sentimentos surgem, fazendo eles lutar para sobreviver ao vírus e uns aos outros.
Fim dos Tempos (2008)
Em primeiro lugar, em questão de minutos estranhas mortes ocorrem em várias das principais cidades dos Estados Unidos. Elas coincidem em dois pontos: desafiam a razão e chocam pelo inusitado com que ocorrem. Sem saber o que está ocorrendo, o professor Elliot Moore (Mark Wahlberg) apenas quer encontrar um meio de escapar do misterioso fenômeno.
Apesar dele e sua esposa Alma (Zooey Deschanel) estarem em plena crise conjugal, os dois decidem partir para as fazendas da Pensilvania juntamente com Julian (John Leguizamo), um professor amigo de Elliot, e Jess (Ashlyn Sanchez), a filha dele de 8 anos. Lá eles acreditam que estarão a salvo, o que logo se mostra um equívoco.
O Enigma de Andrômeda (1971)
Em último lugar entre os filmes sobre epidemias, temos O Enigma de Andrômeda.
Primeiramente, um satélite espacial cai em uma pequena cidade na Terra. Por causa da colisão, uma bactéria fatal que veio do espaço começa a dizimar a população. Enquanto isso, uma equipe de cientistas trabalha em um laboratório no subsolo tentando encontrar a cura. Eles descobrem que entre os infectados, apenas sobreviveram um bêbado e uma criança. Em suma, a solução precisa ser encontrada antes que toda a humanidade seja exterminada.
E aí, curtiu a matéria? Então, confira a próxima: Filmes sobre isolamento – 12 longas sobre a solidão do isolamento.
Fontes: A Gazeta; Consumidor Moderno.
Imagem de Destaque: F5.
Essa matéria Filmes sobre epidemias – 11 longas que vão te deixar apreensivo foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Filmes sobre epidemias – 11 longas que vão te deixar apreensivo Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário