sexta-feira, 13 de março de 2020

Bing – O que é, história, e como usar o segundo maior buscador do mundo

Certamente, em algum momento você se deparou com o Bing. Mas, no entanto, não deve ter reparado em suas funcionalidades. Ou, até mesmo, nem tenha ficado na página, só saiu e buscou por seu rival de mercado, o Google. Porém, o Bing hoje é o segundo maior buscador. Mas o que poucas pessoas sabem é que esse serviço que surgiu em 2009, tem várias vantagens frente ao seu concorrente. Principalmente nas questões de estratégia de anúncios.

Então, conheça um pouco mais sobre o Bing e veja suas vantagens. Além disso, aprenda também a como utilizá-lo da melhor forma.

História do Bing

Bing - O que é, história, e como usar o segundo maior buscador do mundo
Olhar Digital

O Bing, motor de buscas da Microsoft, foi apresentado oficialmente durante a conferência “All Things D”, em San Diego, no dia 28 de maio de 2009, por Steve Ballmer. Sendo assim, acabou substituindo o Live Search, e foi lançado para o público no dia 1 de junho do mesmo ano.

Logo nos primeiros meses de funcionamento, o crescimento do Bing foi imenso. De tal forma que, rapidamente, fechou uma parceria com o Yahoo. Na época, a empresa era o então segundo lugar no mercado, e passou a apresentar os resultados desse buscador também.

Sendo assim, teve origem nos mecanismos de pesquisa anteriores da Microsoft, como o MSN Search e Windows Live Search. Dessa forma, o Bing foi desenvolvido para concorrer com o Google e o Yahoo. De acordo com as informações, em apenas três dias de seu lançamento, a ferramenta alcançou o segundo lugar no setor de buscas, ficando atrás apenas do Google.

Para ter um impacto mundial, o serviço está disponível nos seguintes idiomas: albanês, árabe, búlgaro, catalão, chinês, croata, tcheco, dinamarquês, neerlandês, inglês, estoniano, finlandês, francês. Ainda mais, alemão, grego, hebraico, húngaro, islandês, indonésio, italiano, japonês, coreano, letão, lituano, malaio, norueguês, persa. Polonês, português (Brasil e Portugal), romeno, russo, sérvio, eslovaco, espanhol, esloveno, eslovaco, sueco, tâmil, tailandês, turco, ucraniano e vietnamita.



Quem usa o Bing?

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IT Secure

De acordo com dados da ComScore, o usuário típico do buscador tem entre 55 e 64 anos. Além disso, atualmente, representa cerca de 1/3 das pesquisas feitas em Desktops nos Estados Unidos. Ainda mais, mesmo com o alto domínio do Google no mercado, o Bing é uma ferramenta bastante utilizada. Principalmente por ser o buscados padrão dos dispositivos em que é utilizado. De forma que todos os produtos da Microsoft utilizam preferencialmente o Bing. Sendo assim, uma parcela considerável dos usuários utiliza esse mecanismo.

Além disso, algumas ferramentas de dispositivos móveis também usam o Bing como buscador padrão e elevam a utilização do serviço. Os mais conhecidos são o Amazon Kindle e a Siri, da Apple, dois recursos populares em smartphones e tablets que aumentam a participação do Bing no mercado.

Relevância nos países

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Olhar Digital

No entanto, o desktop é, sem dúvidas, o dispositivo mais utilizado quando falamos do buscador. Em agosto de 2018, por exemplo, 6,57% das pesquisas em todo o mundo foram feitas no buscador. Enquanto, no mesmo período, 14,29% dos norte-americanos utilizaram o mecanismo da Microsoft.

Os lugares onde o Bing tem maior relevância são Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. Considerando todas os dispositivos, a ferramenta da Microsoft representa 4,48% do mercado britânico, 4,31% do canadense e, em solo norte-americano, tem uma participação na casa dos 5,59%.

Fora desses países, o Bing não faz tanto sucesso. Para se ter uma ideia, nos três países que contam com mais usuários conectados à internet, além dos Estados Unidos — Brasil, China e Índia —, o buscador é praticamente irrelevante. No Brasil, o Bing perde de lavada para o Google: 97,35% contra 1,32% ao considerar todas as plataformas de pesquisa.

Vantagens do Bing

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Mundo Negócio Online

O Bing apresenta alguns recursos que o Google não oferece para os seus usuários e que podem acabar sendo um diferencial. O principal deles é a verificação de notícias. Em uma época marcada pelas fake news, o buscador indica quais conteúdos são, de fato, reais e quais não são verdadeiros.

Além disso, outra vantagem é que a Microsoft permite que os usuários salvem resultados de buscas. Sejam, notícias, imagens ou mesmo vídeos, para utilização em um momento posterior.

Ao utilizar o buscador em dispositivos móveis, alguns recursos interessantes mostram, por exemplo, restaurantes e postos de gasolina mais próximos da sua localização.

Diferenças entre o Google e o Bing

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Tecmundo

Primeiramente, aorealizar uma busca, a interface do Bing e do Google não são tão diferentes assim. A princípio, o que muda entre uma e outra são os layouts. Enquanto o Bing aposta em fotografias com belas paisagens, o Google continua com a sua estrutura simples e minimalista. Dessa forma, o foco do usuário será, exclusivamente, o resultado da sua pesquisa.

No entanto, em relação à qualidade dos resultados de uma busca, Google e Bing não apresentam tanta diferença. Entretanto, quando a pesquisa requer maior precisão em relação ao tempo, ao buscar por notícias recentes, por exemplo, o Bing não vai apresentar, necessariamente, aquilo que é mais novo e relevante.

Mas a principal diferença entre Google e Bing é, além da quantidade de usuários, sem dúvidas, nas respectivas plataformas de anúncios.

O que é o Microsoft Adverstising?

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Meu Windows

Certamente, anunciar nos mecanismos de busca é tão fundamental para uma estratégia de Marketing Digital quanto criar um blog. Até mesmo para tornar as redes sociais da sua marca relevantes. Dessa forma, a Microsoft investe em sua própria plataforma de gestão de campanhas online. Até o início de 2019 chamada de Bing Ads, hoje é o Microsoft Adverstising. A princípio, a ideia dessa plataforma é auxiliar na execução das estratégias de anúncio e seu diferencial são as diversas opções de segmentação.

Além de palavras-chave, é possível usar local, idioma ou até mesmo horário para segmentar ainda mais as suas campanhas. Dessa forma, consequentemente, conseguir melhores resultados. Além disso, alguns recursos podem ser muito úteis para tornar suas estratégias de Marketing mais eficientes.

Um deles é a extensão de links, que permite a inclusão de links que levem os clientes diretamente para uma página específica. Outro recurso é a utilização de imagens ao lado de um anúncio para chamar ainda mais a atenção do cliente.

Quais são as diferenças entre o Microsoft Adverstising e o Google Ads?

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Instapage

Certamente, muitos estão acostumados com o Google Ads. Inclusive, podem até achar que a ferramenta é superior, mas os números mostram que o Microsoft Adverstising apresenta alguns diferenciais. Primeiramente, temos o Custo por Clique (CPC), que estudos indicam ser 33,5% mais barato do que no Google.

Dessa forma, o objetivo de quem anuncia no Google Ads é aproveitar a quantidade de usuários que realizam bilhões de pesquisas diárias. Enquanto o Microsoft Adverstising pode servir como um complemento. Dessa forma, tornando o alcance mais preciso e segmentado ao impactar um público diferente por um custo menor.

Outra diferença entre as duas plataformas está no tipo de orçamento que o usuário pode disponibilizar para as suas campanhas. Enquanto o Microsoft Adverstising oferece a possibilidade de maior controle com um orçamento mensal, o Google Ads só trabalha com orçamentos diários.

Dados da própria Microsoft indicam que 60 milhões de usuários que são impactados pelos anúncios da sua ferramenta de campanhas online não foram alcançados pelo Google. De fato, um público que não estava sendo explorado corretamente e que, se bem trabalhado, pode ampliar ainda mais o alcance da sua marca.

Porém, por mais que muitas vezes sejam apontados como concorrentes, a Microsoft não vê desta forma. O design e o layout do painel de controle de campanhas são pensados em quem já conta com alguma experiência com o Google Ads. Além disso, é possível importar campanhas de uma plataforma para a outra de maneira simples e eficiente.

E aí, curtiu a matéria? Confira a matéria a seguir: Siri – O que é, história e como falar com o aplicativo inteligente.

Fontes: Canal Tech; Rock Content.

Imagem de Destaque: Microsoft Insider.

Essa matéria Bing – O que é, história, e como usar o segundo maior buscador do mundo foi criada pelo site Segredos do Mundo.


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