Primeiramente, o estado da Bahia nos encanta de várias formas, inclusive com seus fascinantes cantores baianos.
Certamente ela nos presenteia com belas paisagens, sendo uma referência para brasileiros e estrangeiros na hora de viajar. E para quem ama calor, o que não falta são belas praias. Bem como suas comidas típicas são conhecidas mundialmente. Na música não é diferente. Os grandes cantores baianos encantam o Brasil.
Desta forma, a Bahia detém grandes nomes da música brasileira, conhecidos nacionalmente e até internacionalmente. Sem mencionarmos que quando pensamos em axé é ela que nos vem à cabeça. Gênero esse que fez o Brasil sair do chão nos anos 90, assim como até hoje arrasta multidões, principalmente no período do carnaval.
A exemplo temos Ivete Sangalo, responsável pelo “furacão baiano”, assim como também o grande nome do MPB brasileiro, Caetano Veloso, dentre outros. Asim como são grandes inspirações para as novas gerações de cantores baianos, transformando o cenário musical da Bahia e do Brasil.
Por essa razão, acima de tudo, a cena musical da Bahia se enriquece cada dia mais, com novos tons e cores, trazidos pelos novos artistas. Assim mesclando o velho como o novo, e dispondo desde o suingue do axé até o pop soul. Ou seja, ampliando a cena da Música Popula Baiana.
Por fim, a partir disso preparamos uma lista de 10 cantores baianos conhecidos mundialmente. Além dos 10 nomes da nova geração baiana que vem chamando bastante atenção.
10 cantores baianos conhecidos mundialmente
Raul Seixas
Nascido em Salvador, na Bahia e no fim da Segunda Guerra Mundial, Raul Seixas foi um grande compositor, cantor e produtor brasileiro. Assim como foi reconhecido mundialmente, além de ser considerado um dos pioneiros do rock no Brasil. Ele também foi um dos maiores cantores baianos.
Bell Marques
Quem já ouviu ou dançou ao som da banda Chiclete com Banana? Bell Marques esteve a frende dela por 30 anos, assim como sempre lançava os hits do carnaval baiano. Contudo, atualmente ele já não faz parte do grupo musical.
Leo Santana
Sendo um genuíno baiano, de Salvador, Leo Santana se tornou muito famoso no brasil, assim como mundialmente, com seu hit rebolation. Assim mostrando todo o suingue que herdou do seu Estado.
Ivete Sangalo
Talvez uma das cantoras baianas mais famosas do Brasil, bem como no mundo. Ivete Sangalo, ou Musa do Axé vem representando muito bem o cenário musical da Bahia, sendo até apelidada de “furacão baiano”.
Caetano Veloso
Saindo do âmbito do axé temos o cantor Caetano Veloso, um dos grandes nomes da Música Popular Brasileiras, a MPB. Desta forma ele possui mais de cinco décadas de carreira. Assim como é reconhecido pelas suas obras musicais com grande valor intelectual e poético.
Provavelmente existem poucos exemplos de grandes cantores baianos do que esse.
Dorival Caymmi
Dorival Caymmi foi um grande artista, cantor, compositor, pintor e ator baiano. Assim possuía grande influência negra, bem como se inspirava nos costumes e tradições do povo baiano.
Gilberto Gil
Finalmente Gilberto Gil, um grande musico brasileiro, assim reconhecido mundialmente, bem como dos maiores cantores baianos. Desta forma ele criou seu primeiro grupo musical aos 18 anos, além de ter contribuído arduamente no reconhecimento do cenário musical do Brasil, por ser vencedor de Grammys Americanos e Latinos.
Provavelmente está entre os maiores cantores baianos.
Jorge Amado
Jorge Amado nasceu em Salvador, na Bahia, em 1912, e foi muito mais do que só um grande cantor. Assim considerado um dos maiores jornalistas, escritores, advogados e cantores baianos de todos os tempos.
Maria Bethânia
E não podia faltar a grande Maria Bethânia! A cantora nasceu em Santo Amaro, interior da Bahia, assim como é irma de Caetano Veloso.
Pitty
O que poucos sabiam é que a famosa Pitty, considerada a princesa do rock brasileiro, nasceu em Salvador, na Bahia. Sendo então um grande nome do cenário musical baiano.
Conheça 10 nomes da nova geração musical baiana
ÀTTØØXXÁ
Quem aí já ouviu a música “Popa da Bunda” (Elas Gostam), que estourou no carnaval de 2018, na voz do cantor Psirico? Então, a música é de autoria do grupo ÀTTØØXXÁ, que está trazendo o groove para o cenário baiano e brasileiro. Além de que eles possuem um projeto onde cada disco será liberado por um integrante.
Luedji Luna
A baiana chegou de mansinho, porém o seu disco “Um Corpo no Mundo” já se tornou um clássico da MPB. Assim ela mescla o ritmo moçambicano como o peso do atabaque, com um som poético da realidade baiana.
Kafé
Nascido na Bahia, Kafé vem chamando muita atenção com seu som pop delicado, além de sempre está atento nas produções Souls e R&B norte americanos. E, sem perder a sua identidade, assim ele é considerado o Drake ou o The Weekend baiano.
Giovani Cidreira
Giovani Cidreia começou a se destacar cedo, com apenas 16 anos, fazendo shows no Rio Vermelho. Mostrando assim um grande talento poético, de pura beleza. Assim seu primeiro disco, chamado “Japanese Food” possui grandes influencias de Legião Urbana e Clube da Esquina.
Lívia Nery
Lívia Nery se destacou na cena alternativa musical, por usar a música como espaço de experimentação. Desta forma ela mistura referências urbanas com o cancioneiro popular do Nordeste, ao som de teclados, samples e loops. Assim criando uma composição genuinamente contemporânea.
Xênia França
Baiana de Camaçari, Xênia França começou a sua carreira musical em 2007, cantando na noite paulistana. Assim, após entrara para o coletivo Aláfia ela focou em uma jornada de autoconhecimento musical. Desta foma, em seu primeiro disco a cantora baiana investigou a diáspora negra, além do samba-reggae bem como R&B americano.
Baco Exu do Blues
Com estilo diferente do que normalmente é visto no cenário musical Brasileiro, o rap, Baco Exu do Blues vem fazendo história. Assim o rapper chegou ao Sudeste brasileiro cercado de elogios, com seu disco de estreia chamado “Esú”, onde o rapper expôs a fragilidade humano diante do divino em versos marcantes.
Illy
Illy nasceu na Baixa do Bonfim, em Salvador. Assim em seu álbum de estreia chamado “Voo Longe” ela trouxe características que variam do jazz ao samba, além da salsa e a literária machinha “Fama de Fácil. Bem como possui um timbre agradável que entrega graciosidade e beleza em cada música, guiada por Moreno Veloso e Kassin.
JosyAra
JosyAra é uma instrumentista e compositora baiana que vem despontando na cena musical, com suas faixas autorais. Porém ela iniciou a sua carreira ainda jovem, em bares em Salvador. Assim como possui referências das suas raízes ribeirinhas, além de ter sido influenciada por nomes como Gal Costa, Chico César, Caetano Veloso e Belchior, criando assim um som único e contemporâneo.
Dark MC
Dark MC fazia parte do grupo de rapp Contenção 33, bem como, após a sua saída ele começou a se dedicar a vivências e questionamentos sociais, produzindo assim seu trabalho solo. Desta forma o rapper aborda temas como o genocídio do povo negro, ao som do trap e outras sonoridades.
Por fim, já ouviu ou gosta de alguns desdes artistas renomados, assim como os novos nomes da música baiana?
E se gostou do nosso post confira também: Quem são os cantores sertanejos mais bem pagos da atualidade?
Imagem destacada: Veja
Essa matéria Cantores baianos – Grandes nomes e os novos cantores baianos foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Cantores baianos – Grandes nomes e os novos cantores baianos Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário