
Foto: Reprodução / YouTube
As luminárias são consideradas itens bastante funcionais no nosso dia a dia, já que além de auxiliarem na valorização de um espaço, de móveis ou de objetos, também servem como importantes itens decorativos que ajudam a compor os ambientes de uma forma muito mais charmosa e atrativa.
Dessa forma, hoje podemos encontrar uma boa variedade de luminárias no mercado, com diferentes tamanhos, modelos, preços e formas de iluminar (a iluminação pode ser difusa, focada, entre outros).
Porém, se o dinheiro está curto para ir às compras e você pretende apostar em um pendente diferente para decorar o lar, saiba que é possível fazer de uma forma simples e barata na sua própria casa utilizando materiais fáceis de encontrar, como canudos, arames e tintas em spray.
Confira abaixo um tutorial super fácil de fazer inspirado no vídeo do canal da designer e youtuber Isabelle Verona, que além de ensinar o passo a passo de como fazer uma luminária wire com uma cúpula geométrica e estilosa por menos de R$ 15, também oferece dicas para a parte elétrica, que é um pouquinho mais trabalhosa.
Materiais necessários para fazer uma luminária wire
Para seguir com o tutorial, você precisa ter em mãos:
Leia também: Luminária de chão: 50 modelos incríveis para iluminar a casa 122463
- Canudos;
- Arame bem fino;
- Uma extensão;
- Argolinha de chaveiro;
- Um fio, um bocal e uma tomada (kits vendidos em casas de material de construção);
- Uma lâmpada que não esquente muito;
- Tinta spray;
- Dois ganchinhos.
Passo 1: cortar pedaços de arame

Foto: Reprodução / Isabelle Verona
A medida equivale a dois braços e meio, ou seja: segure o arame na sua mão, estique-o até seu cotovelo, retorne-o novamente à sua mão – essa é a contagem de uma volta de braço, ok?
Passo 2: encaixar três canudos no arame para formar um triângulo

Foto: Reprodução / Isabelle Verona
Encaixe três canudos retinhos (não podem ser canudos flexíveis) no arame. Depois de colocar os canudos, junte as duas pontas formando um triângulo. Torce o arame para fixá-lo bem.
Passo 3: formar cinco triângulos

Foto: Reprodução / Isabelle Verona
Coloque mais dois canudos lembrando de tampar a junção criada ao fazer o triângulo e continue colocando de dois em dois, juntando a ponta do arame com o triângulo anterior, até formar cinco triângulos.
Passo 4: acrescentar um canudo e juntar no primeiro triângulo

Foto: Reprodução / Isabelle Verona
Pegue mais um canudo e junte com a ponta do primeiro triângulo feito.
Passo 5: formar a pirâmide de base quadrada

Foto: Reprodução / Isabelle Verona
Após juntar o último canudo com a ponta do triângulo, você vai formar uma pirâmide de base quadrada, porém com duas abas. Depois de prender bem, volte com o arame por dentro do canudo para colocar a ponta dele na ponta de uma das abas.
Leia também: Luminária de madeira: 75 ideias criativas e como fazer 122463
Passo 6: prender a argolinha entre as duas abas e pintar com a tinta spray

Foto: Reprodução / Isabelle Verona
Agora você vai utilizar esse arame colocado na aba para prender a argolinha de chaveiro (que também pode ser feita com o próprio arame). Para prender as duas abas na argola, você enrola o arame dos dois lados. Não se esqueça de voltar as pontas do arame para dentro, para evitar que ele solte e para garantir um bom acabamento. Ao terminar, pinte com a tinta spray para plástico e espere secar.
Passo 7: passar o fio pelo adaptador

Foto: Reprodução / Isabelle Verona
Agora se inicia a parte elétrica: você vai passar o fio pelas partes do sistema elétrico e pintar um canudo mais grosso de dourado para ajudar no acabamento. Feito isso, passe o fio primeiro pela cúpula, depois por metade desse canudo e depois utilize esse adaptador para encaixar a parte branca do fio na argolinha de metal que está na cúpula. Coloque também a tampinha do bocal para esconder a ligação que será mostrada no próximo passo.
Passo 8: abrir os parafusos do bocal

Foto: Reprodução / Isabelle Verona
Abra os parafusos do bocal para encaixar o fio.
Passo 9: fazer um nó com as pontas do fio

Foto: Reprodução / Isabelle Verona
Abra as pontas do fio, mais ou menos um 4 cm, descasque as pontinhas e faça um nozinho para prender bem e não correr o risco dos fios se soltarem do bocal.
Passo 10: encaixar o fio no parafuso

Foto: Reprodução / Isabelle Verona
Encaixe a parte descascada do fio no parafuso e depois feche-o. O parafuso desse bocal fica na lateral, então coloque a parte descascada no sentido horário.
Leia também: Como fazer uma luminária wire, a luminária geométrica da moda 122463
Passo 11: conectar as três partes de metal do bocal

Foto: Reprodução / Isabelle Verona
Ligue a parte de metal que está dentro do fio à parte de metal que está no bocal, pois assim você permite a passagem da corrente elétrica. Por último, junte a tampinha colocada anteriormente e encaixe as três partes do bocal.
Passo 12: juntar todas as partes e colocar a lâmpada

Foto: Reprodução / Isabelle Verona
Agora é só juntar todas as partes, encaixar a argolinha no adaptador branco e colocar a lâmpada para finalizar a sua luminária wire.
Assista ao vídeo
Se você ficou com alguma dúvida sobre o passo a passo, não deixe de conferir mais detalhes no vídeo acima!
É uma luminária básica, porém moderna e super charmosa que fica incrivelmente linda em qualquer decoração. Elas podem ser usadas nas salas de jantar, salas de estar, quartos, cozinhas e até banheiros.
Leia também: Luminária pendente: 80 ideias para complementar a decoração 122463
O post Luminária de trilho: 30 fotos para te inspirar, onde comprar e como fazer apareceu primeiro em Tua Casa.
Luminária de trilho: 30 fotos para te inspirar, onde comprar e como fazer Publicado primeiro em https://www.tuacasa.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário