Primeiramente, o border collie é considerado um dos cachorros mais inteligentes e leais do mundo. Sendo assim, não é à toa que o animal aparece com frequência em comerciais de TV e filmes.
Uma das principais características da raça é sua disposição. Por causa disso, é o parceiro ideal para pessoas com rotinas agitadas e se dá bem em programas de adestramento. Em contraste, quando sua energia não é estimulada, ele pode ficar muito irritado e entediado.
Acima de tudo, essa inteligência e disposição é resultado de mais de um século da criação do cão pastor de ovelhas. No entanto, por mais que possa ser atraente, o cão não é companhia ideal para qualquer pessoa. Em apartamentos, por exemplo, a raça não consegue se adaptar, sendo melhor procurar cachorros pequenos.
Informações da raça
- Família: pastoreiro
- Origem: Grã-Bretanha
- Função: pastor de ovelhas
- Tamanho médio: de 50 a 58 cm (macho) ou de 45 a 53 cm (fêmea)
- Peso médio: de 13 a 20 kg
- Expectativa de vida: de 10 a 14 anos
História do border collie
Inicialmente, no século XIX, existiam diversas variedades de cães pastores na Grã-Bretanha. Ao mesmo tempo, muitos exerciam a função de resgate, trazendo o rebanho de volta até o pastor. Por outro lado, a maioria era de animais que faziam muito barulho e davam mordidas durante o exercício da função.
Além disso, foi em 1873 que um campeão de cães pastores gerou, indiretamente, os primeiros collies. Tudo começou com um cão que se destacou por conduzir o rebanho sem latir e morder as ovelhas, mas por meio da intimidação. Conhecido como Hemp, o cão foi considerado o pai do border collie.
Mais tarde, em 1906, o padrão da raça foi estabelecido. As regras, no entanto, não se baseavam nos padrões físicos, como de costume, mas nas habilidades para o trabalho. No início, inclusive, a raça era conhecida apenas como sheepdogs (pastores de ovelha). Foi só em 1915 que o nome finalmente foi registrado, fazendo referência a região onde surgiu, na fronteira de Inglaterra e Escócia.
Por fim, depois de décadas de destaque em campeonatos de obediência, o border collie finalmente foi reconhecido como cão de exposição, em 1995.
Comportamento
Além de ser extremamente inteligente e obediente, os cães da raça são um pacote cheio de energia. Isso significa que só mantém sua lealdade se estão gastando essa energia. Uma vez que foi moldado para o trabalho, ele precisa de muita atividade para satisfazer suas necessidades.
Sendo assim, os collies precisa de uma rotina de exercícios frequentes. Eles adoram brincadeiras e jogos de agilidade, como lançamentos de bolinhas, por exemplo. Além das brincadeiras, técnicas de adestramento também podem ajudar os animais. Isso porque esses programas garantem o desenvolvimento ativo, ao mesmo tempo que conecta o cão ao tutor.
Esses cães também tem o hábito de encarar e caçar, o que pode incomodar outros animais. Além disso, adora ficar com a família e é muito desconfiado e protetor, quando se trata da aproximação de estranhos.
Saúde
O primeiro passo para garantir a saúde do border collie é proporcionar a quantidade de atividades físicas que ele precisa. Ainda assim, no entanto, esses cães podem apresentar algumas anormalidades.
Entre os principais problemas, estão displasia coxofemoral, displasia de cotovelo, osteocondrose e alguns distúrbios ligados aos olhos, como o CEA (Collie Eye Anomaly). No caso das displasias, o cão pode sofrer com muitas dores, impedindo sua movimentação eficaz. Já o CEA, consiste em uma doença genética que pode atrapalhar a visão e levar à cegueira.
Portanto, é essencial estar atento ao comportamento do cão e consultar médicos veterinários. Como é focado no exercício das funções, o animal pode continuar a tentar agir normalmente, mesmo com os problemas de saúde.
Galeria de imagens
Fontes: Tudo Sobre Cachorros, Petz, Pet Love, Hill’s Pet
Imagem de destaque: Pixabay
Essa matéria Border Collie – Origem, comportamento e temperamento da raça foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Border Collie – Origem, comportamento e temperamento da raça Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário