A raça de cães Chow Chow surgiu a mais de dois mil anos atrás no norte da China. Dessa maneira, eram conhecidos como “cachorro urso” ou “cachorro da língua azul”. Assim, foram muito usados para puxar trenós e atividades de guarda.
Ao final do século XVIII o Chow Chow foi levado, em embarcações, para a Inglaterra. Assim, durante a viagem, a rainha Vitória se encantou pelo animal e resolveu ficar com um. Dessa maneira, a raça ficou mais conhecida.
Com isso, muito se falou sobre as origens do cãozinho, comparando o com a raça spitz. Contudo, não há informações concretas para afirma que essas raças se derivam. Portanto, podemos afirmar apenas que o Chow Chow é certamente uma das raças mais antigas do mundo.
Características do Chow Chow
Conhecido por muitos de nós, o cãozinho possui características bem marcantes. Dessa maneira, ele é conhecido pelas suas orelhas eretas, olhos caídos e algumas dobras corporais. Além disso, possuem pelos médios ou curtos. Assim, eles possuem de 20 a 30 kg e 50 cm de altura para machos e para as fêmeas o peso é o mesmo, mas a altura é em média 45 cm.
Sua personalidade não é muito social e extrovertida. Portanto, podem ser indiferentes com estranhos e até brigar com outros animais. Contudo, são muito amorosos e protetores de sua família. Além disso, eles são animais muito inteligentes, porém treina-lós pode ser um desafio devido a teimosia. Certamente, eles ainda possuem suas origens de cães de guarda, portanto devem ser ensinados a controlar as práticas de proteção.
Doenças e principais problemas
A raça é predominantemente saúdavel. Contudo é sempre importante conhecer algumas doenças que podem afeta-ló:
1. Dermatomiosite Canina Familiar
Uma doença inflamatória hereditária. Dessa maneira, tem como sintomas perda de pelo, alteração na cor da pele e crostas.
2. Piodermite Canina
Uma dermatose canina comum. Assim, é basicamente uma infecção bacteriana na pele.
3. Fenda Palatina
Um defeito de fechamento do palato. Portanto, precisa de intervenção cirúrgica.
4. Catarata
Muito comum em cães, é a perda de transparência da lente. Dessa maneira, o primeiro sintoma é um reflexo branco no olho, podendo chegar a cegueira.
Vantagens e Desvantagens
As vantagens de se ter um animalzinho todo mundo já conhece, eles dão muito amor e carinho para os donos. Contudo, o Chow Chow possui algumas vantagens específicas:
- Se adapta fácil à cidade, sendo pouco agitado e pouco barulhento.
- Caso não puxem suas orelhas ou rabo, ele se da bem com as crianças.
- Calmo e independente.
Contudo, temos também aquilo que alguns podem chamar de desvantagens:
- Eles se cansam rápido, e não suportam bem o calor.
- Não é indicado que faça caminhadas longas.
- Díficil de ser educado, mas é dominado, ideal para pessoas que não são afim de grude.
- Deve se escovar de duas a três vezes por semana para manter o pelo bom.
Dessa maneira, ele é indicado para pessoas mais calmas e tranquilas. Contudo, não apresenta grandes problemas com crianças. Portanto, é um ótimo animal para ter companheiro, com preferência para locais de clima fresco.
Imagens da raça
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
E aí, curtiu aprender sobre essa animalzinho? Aproveite e confira também: Border Collie – Origem, comportamento e temperamento da raça
Fontes: Petz, Hills, Meu Amigo Pet e Pet Love
Imagem destacada: Portal Agora
Essa matéria Chow Chow – Características, doenças, vantagens e desvantagens foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Chow Chow – Características, doenças, vantagens e desvantagens Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário