Com o avanço da tecnologia, muitas áreas das nossas vidas foram impactadas, sendo uma delas, nossas profissões. Dessa forma, ocorreu que muitas delas se tornaram profissões que não existem mais.
Se você já tentou explicar o trabalho de um social media, por exemplo, para seu avô de 70 anos, percebeu que não é uma tarefa fácil. Certamente, isso ocorre devido ao fato de que as profissões estão em constante evolução. Dessa forma, algumas das profissões da época do seu avô, hoje em dia não são mais viáveis. Como resultado disso, o aprimoramento da tecnologia anda lado a lado com as novas profissões.
Essa realidade causa espanto em muitas pessoas, pois se pensarmos, há 10 anos atrás, o uso de celulares e notebooks não era tão comum quanto atualmente. Contudo, hoje em dia, o profissional que não domina essa ferramentas tem dificuldades dentro do mercado de trabalho. Dessa maneira, a extinção e surgimento de novas profissões se dá de maneira rápida.
Portanto, não há motivos para preocupação, para cada profissão extinta, várias outras são criadas. Em seguida, vamos conhecer algumas das profissões que não existem mais.
Profissões que não existem mais
1. Arrumador de pinos de boliche
Sempre que alguém derrubava todos os pinos, ele tinha que ir lá e arrumar tudo de novo. Cansativo né?
2. Despertador humano
Durante os séculos XVIII e XIX, essas pessoas saiam pelas ruas batendo em portas, janelas e tocando apitos. Tudo isso para acordas as pessoas por ali.
3. Telefonista
Antigamente, para se fazer uma ligação, antes você falava com uma delas primeiro. Assim, você dizia onde e qual número queria contactar, e elas o conectavam.
4. Caçador de ratos
Essas pessoas trabalhavam caçando ratos na Europa. Portanto, o objetivo era tentar controlar a infestação desses animais, que portavam várias doenças.
5. Acendedor de poste
Em tempos sem energia elétrica, os postes funcionavam com querosene e fogo e não se ligavam sozinhos. Portanto havia sempre aqueles que passavam pelas ruas realizando esse trabalho.
6. Cortador de gelo
Uma profissão muito perigosa, pois eles retiravam grandes blocos de gelo de lagos congelados. Dessa maneira, o material era utilizado para refrigeração e afins.
7. Ressurreicionista
Se você já viu alguns filmes de terror, sabe que mexer com os mortos não é uma boa ideia. Contudo, no século XIX, esse profissional era responsável por desenterrar cadáveres para serem usados em estudos.
8. Leitor
Esse profissional era contratado por empresas para ficar lendo enquanto os funcionários trabalhavam. Portanto, o intuito era gerar entretenimento.
9. Lanterninha
Muito comum em salas de cinema, esse profissional além de ajudar a procuras os assentos numa sala escura, também fiscalizava o comportamento do pessoal. Dessa maneira, seu nome vem do fato dele sempre estar usando uma pequena lanterna para facilitar sua função.
10. Radar humano
Esse profissional usava uma máquina gigantesca nos ouvidos pra tentar identificar a aproximação de tropas e naves inimigas. Certamente precisava de muita atenção!
E aí, curtiu conhecer as profissões do passado? Aproveite e confira também: Filmes sobre epidemias – 11 longas que vão te deixar apreensivo
Fontes: Mega Curioso e Catho
Imagem destacada: Medium
Essa matéria Profissões que não existem mais – 10 trabalho extintos foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Profissões que não existem mais – 10 trabalho extintos Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário