Quem acompanha a atual edição do BBB, certamente ouviu Manu Gavassi falando namastê. Provavelmente, algumas pessoas se questionaram: o que essa palavra significa. Você é uma dessas pessoas?
Talvez você ouviu essa palavra em alguma propaganda de yoga, ou algo do gênero. Acima de tudo. saiba que um verdadeiro namastê, tem uma revelação espiritual por trás. Dessa forma, vamos conhecer o significado desse termo e onde deve ser aplicado.
Significado de namastê
Etimológicamente
A princípio, namastê vem de namah, que significa “entrega”, ou “reverência”. No Yoga toda criação é uma infindável miríade de formas e nomes, e derivam do único ser Brahman. Assim, namaste aponta para o Ser.
Acima de tudo, sendo todos os aspectos da vida manifestações do Ser, todas as formas de vida, ou de seres inanimados, são dignas de respeito e sagradas.
Significado geral
Primeiramente, namastê é uma saudação de respeito e reverência. Uma saudação tradicional indiana, que traduz-se literalmente como “eu me curvo a você” (namah ou namas, significando arco, te significando você).
Na Índia, o gesto de Añjali Mudrā (posição de palmas das mãos unidas em prece) não apenas acompanha a palavra, mas é sinônimo de seu significado. As pessoas que passam na rua, os membros da família, as crianças e os mais velhos se cumprimentam com as palmas das mãos unidas e inclinam a cabeça um para o outro.
Além disso, namaste ou namaskar, assim como a palavra adeus, é usada como saudação, tanto no encontro, como na despedida entre pessoas. Seu significado literal significa “a você, meu namah”, ou seja, a você minha reverência, meu reconhecimento da presença do Ser em você. Esta é também a primeira palavra em um mantra védico para Shiva, chamado Sri Rudram e que aparece no Ṛg Veda, o livro mais antigo da Humanidade, tratando extensamente da vida e de Yoga. Sua estrofe inicial é essa:
NamasteastuBhavagānViśveśvarāya
MahadevāyaTryambakāya
TripurantakāyaTrikālagnikālāya
KālāgnirudrāyaNīlakaṇṭhāya
MṛtyuñjayāyaSarveśvarāya
SadaśivāyaŚrīmanmahadevāyanamaḥ.
E a tradução do mantra se diz:
– “Minha saudação a você, Senhor, Mestre do Universo, Grande Senhor, dotado de três olhos, Destruidor de Tripura, Destruidor do fogo Trikala e do fogo da morte, Aquele de Garganta Azul, o Vitorioso sobre a Morte, o Senhor de Tudo, o Sempre-Auspicioso, o Glorioso Senhor de todas as Deidades”.
Como fazer a saudação namastê?
Certamente, os yogues ocidentais adotaram o costume de terminar suas aulas de yoga com namastê. De forma superficial, é uma maneira de o professor e os alunos agradecerem um ao outro pelo tempo bem gasto e fechar a prática de yoga. As palmas das mãos e todos os dez dedos se tocam, com os polegares se juntando na frente do espaço do coração ou da testa. É comum que o professor diga primeiro, e os alunos repitam isso.
Origens do termo
As origens da palavra namastê são muito remotas, já que vêm da antiga cultura hindu. Umas das muitas línguas faladas na Índia é o sânscrito, que é considerada uma língua sagrada dentro dessa cultura. Os linguistas consideram o sânscrito um idioma perfeito e completo do ponto de vista gramatical. Os hindus usam a palavra namastê como uma forma de saudação, despedida, para agradecer e pedir, para demonstrar respeito. Além disso, também pode estar acompanhada pelo gesto (mudra) de juntar as palmas das mãos em forma de oração. E, também, colocando-as no centro do peito.
Namastê, espírito e ioga
De fato, além do aspecto estritamente semântico da palavra namastê, o aspecto filosófico e espiritual que vem do sânscrito dá um significado mais profundo a essa palavra.
Por exemplo, o termo “nama” pode ser interpretado como “nada é meu”, o que significa que meu ego está reduzido a nada, conotando uma atitude de humildade diante do outro. Se essa saudação for de coração, acima das expectativas e das máscaras sociais.
Outro significado espiritual dessa multifacetada palavra está na crença de que existe uma centelha divina em cada pessoa. Então, quando a palavra namastê é acompanhada por um gesto ou mudra, com as mãos juntas e uma inclinação de cabeça, estamos reconhecendo essa centelha divina em nós e no outro. Se nos expressássemos em palavras, seria algo como: “o Deus que habita o meu interior reconhece o Deus que habita em você”.
Mesmo que no final das aulas a palavra seja usada como despedida, ela também pode ser usada como saudação. O ideal seria começar a prática da ioga dizendo namastê. Sendo uma introdução e preparação. Dessa forma, também falar no final da aula, quando a mente e o ambiente estão mais calmos. Geralmente, os instrutores de ioga preferem dizer no final da aula, quando a energia é mais propícia.
Lista de traduções
Uma das traduções mais comuns do namastê é: “a luz divina em mim se curva à luz divina que existe dentro de você”. No entanto, uma simples pesquisa na Internet fornece muitos significados e traduções belíssimos de namastê, como:
– Eu honro o lugar em você onde o universo inteiro habita.
– Eu me inclino para o lugar em você que é amor, luz e alegria.
– Quando você e eu nos curvarmos à nossa verdadeira natureza, somos um.
– Minha alma reconhece sua alma.
– Nós somos o mesmo, somos um.
– Eu honro o lugar em você que é o mesmo que é em mim.
O ensinamento espiritual de namastê
Primeiramente, é sempre útil encontrar uma frase clara que capte um ensinamento espiritual. No entanto, há muito sobre namastê. Namastê representa a ideia de que todos são um. Afirma-se que, mesmo sob as armadilhas externas que fazem você parecer diferente dos outros, você é feito da mesma coisa que todos.
A filosofia tântrica ensina que tudo o que existe é uma consciência Divina que anseia por experimentar-se em diferentes formas. Como ser humano, é da sua natureza esquecer essa verdade. No caso, que toda pessoa, pensamento, sentimento e experiência é uma expressão perfeita da única consciência Divina.
Sendo assim, quando um ser esquece, ele sofre. Os ensinamentos dizem que sua prática espiritual é a arte e o ato de simplesmente lembrar quem você é.
Vendo os outros
A princípio, ao dizer namastê (com verdade), você está dizendo que você vê os outros pelo que você realmente é. É uma afirmação da escolha de identificar com a consciência de Deus. Ao invés do seu ego fazê-lo acreditar que você é de alguma forma superior ou inferior a qualquer outro ser neste planeta. É uma escolha ativa para tomar as lições espirituais vindas da prática de yoga ou meditação, e levá-lo para o laboratório da vida.
Um namastê entre dois yogis é um pacto feito para honrar as partes mais altas, verdadeiras e autênticas de si mesmo. Além disso, deixar suas limitações desaparecerem. Em sua tradução do texto espiritual de 1.000 anos The Recognition Sutras, o estudioso tântrico Christopher Wallis descreve como esse entendimento pode afetar sua abordagem da vida:
“Uma vez que você se torne consciente da verdadeira natureza da realidade, tudo que você faz se torna um ato de reverência. Simplesmente viver sua vida cotidiana comum com plena consciência torna-se uma prática completa de meditação, uma forma perfeita de adoração, uma oferenda para todos os seres e para o próprio Ser. O Tantra ensina que, porque existe apenas um no universo, todas as ações são, na verdade, o Divino explorando a si mesmo, reverenciando a si mesmo, adorando a si mesmo.”
O sânscrito é uma linguagem verdadeiramente mágica porque suas palavras representam conceitos que não têm equivalentes em inglês ou português. Em suma, uma coisa é entender conceitualmente essa filosofia, mas outra é senti-la profundamente. Sendo assim, conhecer esse ensinamento como verdade é tanto o objetivo quanto o caminho.
Então, curtiu a matéria? Confira a próxima então: Participantes do BBB 20 – Quem são os brothers do Big Brother Brasil?
Fontes: A Mente é Maravilhosa; Awebic; Eu Sem Fronteiras.
Imagem de Destaque: Tricurioso
Essa matéria Namastê – Significado da expressão, origem e como fazer a saudação foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Namastê – Significado da expressão, origem e como fazer a saudação Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário