Certamente, um dos termos mais conhecidos popularmente hoje é “corno”. Ainda mais com todas as músicas do sertanejo que são lançadas diariamente que tem, em algumas, a temática de traição.
No entanto, você já parou pra pensar na origem desse termo? Sabe realmente o que significa e de onde veio? Então, continue lendo a matéria pra conhecer como o termo corno ficou tão conhecido.
Origem do termo corno
Origem da palavra
Estudos etimológicos identificaram o uso do termo “kérata poiein” no século 2, que significa “fazer corno a, enganar um marido”. O termo foi utilizado pelo grego Artemidoro, na cidade de Éfeso.
Mas existem outras teorias sobre a origem dessa gíria. Uma delas remete à uma lenda, que diz que a testa da pessoa traída começa a doer, e então brotam chifres em sua cabeça. Outra teoria conta que na Europa Medieval, o homem que fosse traído deveria recuperar sua honra matando a esposa e o amante, e caso ele não conseguisse, seria humilhado recebendo um capacete de touro com chifres.
Origem do uso
A princípio, é importante analisar o seguinte trecho de “A Biblioteca Elementar”, de Alberto Mussa (Record): “O parágrafo 9º do título 25 das Ordenações Filipinas, ainda vigentes em 1733, trata do marido que consente no adultério da mulher. A pena cominada, para ambos, são açoites; levarem na cabeça chapéus de chifres; e serem degradados para o Brasil. A moderna acepção de ‘corno’. Portanto, deriva desse antigo dispositivo legal, que remonta à Idade Média”.
Primeiramente, isso está num romance e sabe-se que os bons escritores não são as pessoas mais confiáveis do mundo. Ou seja, jamais devemos encará-los como uma fonte inequívoca de fatos históricos. Por isso, analisando as tais Ordenações Filipinas, disponíveis no site do Senado Federal, encontra-se a referência feita por Mussa no Quinto Livro com as leis que vigoraram no Brasil até que o primeiro Código Civil nacional fosse promulgado, em 1916. Dessa forma, no 25º título, o “Do que dorme com a mulher casada”, encontramos no 9º parágrafo: “E sendo provado que algum homem consentio a sua mulher, que lhe fizesse adultério, serão elle e ella açoutados com senhas capellas de cornos, e degradados para o Brazi.
Algo, no entanto, serviu de inspiração para que Felipe II (daí o nome “Ordenações Filipinas”) estipulasse a regra na reforma que fez do Código Manuelino. Dessa forma, com pesquisas sobre o termo “corno”, a explicação mais razoável que encontra-se é que o termo teria surgido como uma referência a animais chifrudos cujas fêmeas costumam viver próximas a um único macho, que utiliza os seus cornos para tentar afugentar eventuais garanhões. No entanto, nem sempre é bem-sucedido na troca de chifradas.
Dor-de-corno
A princípio, é uma expressão usada para quando alguém percebe que está sendo traído e vai curar sua dor fazendo algo, seja se embebedando, ouvindo músicas tristes, ou mesmo se vingando.
Tipos de corno
Manso
Sabe que é corno mas não quer arrumar confusão então não faz nada;
Enrustido
Até sabe que é corno, mas não assume;
Raivoso
Descobre que é corno e quer brigar ou se vingar;
Assumido
Sabe que é corno e até fica contando pros outros e chorando sua mágoa;
Desinformado
Todo mundo já sabe, menos ele.
Memes de corno
Então, por conta desse uso tão presente atualmente do termo, listamos a seguir alguns memes de corno:
Então, curtiu a matéria? Caso tenha gostado, confira a próxima: Piadas curtas e engraçadas – 20 piadas hilárias para te fazer sorrir.
Fontes: Dicionário Popular; Página Cinco.
Imagem de Destaque: Canal Rural.
Essa matéria Corno – Origem do termo, significado da palavra e tipos foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Corno – Origem do termo, significado da palavra e tipos Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário