sexta-feira, 6 de março de 2020

Heineken – História, tipos, rótulos e curiosidades sobre a cerveja

Certamente, você já ouviu falar da cerveja Heineken. Ainda mais sendo uma cerveja voltada para um público jovem e descolado. A Heineken é a cerveja mais internacional do mundo. Além disso, por ser uma bebida leve, adocicada e de baixo teor alcoólico, o público que alcança é abrangente, pois integra até mesmo aqueles que não são muito resistentes a cervejas tradicionais.

Afinal, é impossível não reconhecer a garrafa verde que a marca tornou como símbolo próprio. Dessa forma, essa imagem de moderna e descolada da Heineken não surgiu por acaso, pois a própria marca holandesa faz questão de mirar esse tipo de público. Portanto, é o que vemos ao analisar suas campanhas de marketing, com comerciais regados de bom humor, inteligência e criatividade.

Em 2016, veiculou uma propaganda em que pregava a inclusão do público feminino em ambientes tradicionalmente masculinos, como os bares. Além disso, é figura presente em eventos esportivos. Há vários anos é a patrocinadora oficial do principal torneio de futebol do mundo: a UEFA Champions League.

Dessa forma, vamos então conhecer um pouco de sua história e algumas curiosidades.

História da Heineken

Heineken - História e curiosidades sobre uma das cervejas mais famosas
Brazil Journal

Primeiramente, teve início em 1864 quando Gerard Adriaan Heineken, um jovem de 22 anos, comprou com a ajuda de sua mãe a pequena cervejaria De Hoolberg. Sendo ela a maior da cidade de Amsterdã, e que produzia uma cerveja vulgarmente conhecida como “cerveja do trabalhador”. No entanto, não era uma marca, mas um conceito, uma bebida feita para a massa. Entretanto, o foco de Gerard eram os cavalheiros holandeses, que tinham um poder aquisitivo muito maior. Dessa forma, Heineken reformou a fábrica e a cervejaria entrou em operação 4 anos depois, em 1868.

Em busca de ingredientes de qualidade e das tecnologias mais recentes, ele percorreu a Europa. Na Alemanha, identificou uma revolução nos métodos de produção: ele percebeu a importância da mudança de alta fermentação para baixa fermentação da cerveja e levou essa nova tecnologia para sua cervejaria em Amsterdã.

Dessa forma, em 11 de janeiro de 1873 a cerveja HEINEKEN’S (que só perderia a apóstrofe e o S em 1962) foi oficialmente lançada no mercado holandês. No ano seguinte inaugurou uma segunda cervejaria na cidade de Roterdã. Mas a grande mudança na cervejaria aconteceria em 1886 quando o Dr. Elion, um ex-estudante da escola do cientista Louis Pasteur, desenvolveu a famosa “Heineken levedura A” (“Heineken A-yeast”) que ainda hoje confere à cerveja HEINEKEN seu sabor praticamente inigualável.

A reviravolta no mercado de cervejas

Até 1886 a cervejaria foi competente em desenvolver cervejas de boa qualidade ao gosto dos cavalheiros distintos. No entanto, foi nesse ano que o comércio deu grande salto. Um ex-estudante da escola do cientista Louis Pasteur, Dr. Elion, desenvolveu a versão da cerveja que ainda hoje se mantém presente na fórmula, a Heineken levedura A. Dessa forma, as vendas na Europa explodiram e as primeiras filiais começaram a surgir pelo continente.

E, assim, nos anos seguintes foram só de expansão com a cervejaria entrando em novos países. Em 1933, por exemplo, foi o ano de entrada nos EUA, logo após a Lei Seca, e foi imediatamente alçada ao posto de unanimidade nacional dos norte-americanos tão carentes de bebida de qualidade do tipo.

Além disso, a marca teve mais dificuldade de acesso no mercado britânico, pois os ingleses não estavam acostumados a cervejas claras como a Pilsen. Dessa forma, a marca teve que decidir, pela primeira vez, abrir mão de sua fórmula para lançar uma versão mais light especialmente para o mercado britânico.

Entretanto, esse estilo mais leve, que foi batizado de Lager Premium, obteve muito sucesso junto a uma jogada esperta de marketing, pois foi lançada no mercado com as primeiras garrafas verdes recicláveis. Isso fez com que a Heineken pudesse ser diferenciada das outras cervejas que utilizavam garrafas amarronzadas. E assim, as décadas seguintes foram de crescimento contínuo, com novas fábricas e produtos chegando ao mercado.



Heineken mundialmente

Heineken - História e curiosidades sobre uma das cervejas mais famosas
New Trade

Em primeiro lugar, a cerveja Heineken está presente em mais de 70 países com 165 cervejarias. Sendo assim, uma empresa de mais de 85 mil funcionários e tem um catálogo de mais de 250 marcas. Além disso, desde 2005 é patrocinadora oficial da UEFA Champions League.

Em 2002 criou em Amsterdã o Museu Heineken Experience. Assim, o local fornece visitas guiadas, exibições e interações onde os visitantes conferem e participam de todo o processo de fabricação da cerveja. No final, ainda podem degustar a Heineken que ajudou a produzir e ainda têm direito a mais algumas cervejas no bar oficial.

A marca holandesa, além disso, criou nos aeroportos de Hong Kong e Nova York um bar personalizado. O mesmo oferece ambiente agradável e dois tipos de cerveja: a Heineken Extra Gold e a Premium.

Dessa forma, ela está presente no mercado brasileiro desde 1990, a cerveja HEINEKEN é produzida pela FEMSA Cerveja Brasil sob licença e supervisão da Heineken Brouwerijen B.V. de Amsterdã. Sendo assim, a cerveja é 100% natural, sendo a única no Brasil sem conservantes, produzida com levedura tipo A, exclusividade HEINEKEN, 100% malte e lúpulo especial.

O processo de fabricação conta com cuidados totalmente diferenciados, o que lhe confere um sabor refinado, marcante, consistente e premiado internacionalmente. Seu processo utiliza somente água, malte de cevada, lúpulo e levedura. Não possui conservantes ou adjuntos. Os ingredientes, associados a exclusivos métodos de fabricação, resultam em uma cerveja aromática, saborosa e com personalidade única.

Tipos de Heineken

Heineken - História e curiosidades sobre uma das cervejas mais famosas
Homem Cerveja

Em primeiro lugar, o principal produto da marca é a American Premium Lager. Portanto, é uma cerveja do tipo Lager, tem menos teor alcoólico em relação ao outro tipo de cerveja mais comum, a Ale. Sendo assim, em sua composição, a cerveja pode incluir outros cereais, como o milho e o arroz. Além disso, é um dos tipos de cerveja mais consumidos do Brasil.

A American Premium Lager é a marca da Heineken que é mais distribuída globalmente. No entanto, sem dúvida, não é a única marca da fabricante.

Dessa forma, a empresa tem mais de 250 produtos em seu catálogo. Abaixo colocamos os produtos comercializados nos EUA:

Heineken Light

Heineken - História, tipos, rótulos e curiosidades sobre a cerveja
Papo de Bar

Sendo assim, como o próprio nome diz, é a versão mais leve, com menor teor alcoólico. Tem amargor baixo;

Heineken Dark Lager

Heineken - História, tipos, rótulos e curiosidades sobre a cerveja
Flickr

Seu consumo é leve. O “Dark” do nome é por causa da cor dos maltes escuros. Ao contrário do que a cor pode sugerir, é uma cerveja de sabor adocicado;

Heineken Extra Cold

Heineken - História, tipos, rótulos e curiosidades sobre a cerveja
Pinterest

Esta sendo a mais encontrada em aeroportos e arenas esportivas. Sendo assim, ela é leve, tem colarinho cremoso e servida apenas como chope.

Garrafa verde

Heineken - História e curiosidades sobre uma das cervejas mais famosas
Manual do Homem Moderno

A princípio, um dos maiores símbolos da marca são suas garrafas verdes. No entanto, elas nem sempre foram assim. Ao longo dos tempos essas tradicionais garrafas sofreram alterações, alguma delas acentuadas. Sua maior alteração aconteceu na década de 1930 quando a tradicional garrafa verde foi colocada em uso pela primeira vez. Entretanto, você já se perguntou por que o verde?

Primeiramente, a cervejaria foi uma das primeiras a exportar cerveja engarrafada. Sendo assim, para garantir que os consumidores imediatamente percebessem a diferença entre as marcas nacionais comuns e a excelente qualidade de HEINEKEN, a garrafa verde foi adotada, e não a cor marrom como de costume.

Rótulo

Heineken - História e curiosidades sobre uma das cervejas mais famosas
G1

Em primeiro lugar, o rótulo da HEINEKEN é cheio de história e significados. Sendo assim, a estrela vermelha é um dos mais antigos e misteriosos símbolos na fabricação de cerveja. Cervejeiros medievais penduravam o ícone nos barris para proteger a bebida em preparo com o poder das cinco pontas, que simbolizavam a terra, o fogo, o ar, a água e um quinto elemento mágico, que garantiria a qualidade da cerveja.

As medalhas remetem aos dois primeiros prêmios que a cerveja holandesa ganhou – em Paris, em 1875 e 1889 – assim como o diploma de honra, concedido à HEINEKEN na Exposição Internacional de Amsterdã em 1883.

Curiosidades

Heineken - História e curiosidades sobre uma das cervejas mais famosas
Brazil Journal

– Primeiramente, a empresa está em terceiro lugar no ranking mundial de lucratividade entre as cervejarias, com volume de vendas totais na casa dos 221 milhões de hectolitros. Além disso, é a 3ª maior cervejaria do mundo com aproximadamente 8.5% de participação de mercado.

– A marca holandesa desde 2005 é uma das principais patrocinadoras da UEFA Champions League (Copa dos Campeões da Europa).

E aí, o que achou da matéria? Então, se gostou, confira a próxima: Absinto – História e curiosidades sobre a bebida proibida.

Fontes: Chapiuski; Os Boêmios.

Imagem de Destaque: Uol.

Essa matéria Heineken – História, tipos, rótulos e curiosidades sobre a cerveja foi criada pelo site Segredos do Mundo.


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