Certamente, o Carnaval é uma das datas mais comemoradas no Brasil. E, para comemorar de uma forma saudável, é importante algumas dicas de Carnaval que podem ajudar bastante. Então, sempre é bom estar atento a alimentação, ter cuidado com a pele e se proteger de DST’s.
Além disso, o excesso de álcool e de sol e as noites mal dormidas podem trazer consequências graves para a saúde, como insolação, inflamação do fígado, desidratação, vômitos frequentes e desmaios. Sendo assim, para conseguir evitar esses problemas e aproveitar ao máximo os dias de festa, veja a seguir as dicas para aproveitar o carnaval com saúde.
Dicas de Carnaval
Usar preservativo
Primeiramente, a camisinha é o único método contraceptivo que também protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como HIV, HPV, clamídia e gonorreia. Sendo assim, é importante usá-la sempre que tiver relações sexuais, mesmo caso tenha parceiro fixo. Sempre carregue uma quantia junto a você.
Além disso, segundo o Ministério da Saúde, os jovens entre 15 e 24 anos são os que menos usam camisinha, tanto com parceiros eventuais quanto fixos. Ainda mais, o Ministério aponta para uma epidemia de HIV entre tal faixa etária no Brasil. Por isso, todos os anos, promove uma campanha para lembrar da importância de se proteger durante o carnaval.
Evitar beijar na boca de pessoas desconhecidas
A princípio, o beijo pode transmitir doenças como herpes labial, candidíase, mononucleose, cárie e gengivite, que é uma inflamação nas gengivas que causa dor e sangramento.
Além disso, é importante destacar que as chances de pegar doenças através beijo são ainda maiores quando existem feridas na boca, pois a entrada de vírus e bactérias é facilitada através da ferida, sendo possível transmitir até o vírus da AIDS.
Beber bastante água
Uma das dicas cruciais para o Carnaval é beber bastante líquido. Certamente, você vai preferir ingerir outras bebidas, mas a água é muito importante. Tudo porque, com o calor, o corpo tende a perder bastante água. Sendo assim, o ideal é beber ao menos dois litros diariamente, além de comer frutas e outros alimentos ricos em água.
Fique atento aos sinais de desidratação:
– Boca seca;
– Sono ou cansaço excessivo;
– Urina reduzida ou mais escura do que o usual;
– Pele seca;
– Fortes dores de cabeça;
– Confusão;
– Tontura ou sensação de tontura.
Evitar ficar exposto diretamente ao sol
Certamente, o excesso de sol causa desidratação, queimaduras na pele e, além disso, piora os sintomas da ressaca. Assim, evite ficar exposto ao sol, principalmente entre 10h e 16h, e sempre use óculos escuros, chapéus e protetor solar, que deve ser reaplicado a cada 2 horas.
Usar protetor solar próprio para os lábios e para os cabelos
Excesso de sol e de álcool causa desidratação. Sendo assim, provoca ressecamento dos lábios e dos cabelos. Por isso, é importante usar protetor solar labial e cremes protetores térmicos para os cabelos, que também devem ser reaplicados ao longo do dia a cada 2 ou 3 horas.
Comer de 3 em 3 horas
Outra entre as dicas de Carnaval muito importante é: a cada 3 horas ajuda a manter a energia do corpo e repõe vitaminas e minerais que são gastos para eliminar o álcool do organismo. Sendo assim, faça pequenos lanches com frutas frescas, vitaminas, sanduíches ou bolachas ajuda a manter o corpo bem nutrido e preparado para aproveitar os dias de festa.
Usar roupas leves e sapatos confortáveis
Primeiramente, opte por roupas leves e sapatos confortáveis para evitar o excesso de calor e a formação de calos e bolhas nos pés. A princípio, é normal ficar muito tempo de pé durante o carnaval. Sendo assim, o ideal é usar um tênis confortável com meia, e massagear os dedos e os pés no fim da noite ou no início da manhã.
Não exagerar nos comprimidos e bebidas energéticas
Os comprimidos e bebidas energéticas são ricos em cafeína. Sendo assim, ela é uma substância que pode causar insônia e atrapalhar o descanso do corpo. Além disso, tomar cafeína juntamente com bebidas alcoólicas pode causar arritmias e palpitações cardíacas. Ainda mais, pode piorar os sintomas de queimação no estômago e gastrite.
Estar com as vacinas em dia
Manter as vacinas em dia é importante porque durante o carnaval, é comum acontecerem acidentes com garrafas de vidro ou objetos de metal quebrados na rua, que são fontes da bactéria do tétano. Além disso, a presença de turistas e aglomerações de pessoas facilitam a transmissão de doenças como viroses e sarampo, que podem ser evitar com a vacinação.
Dormir bem
Mesmo que dormir não seja uma prioridade no carnaval15, é necessário descansar pelo menos 7h ou 8h por dia, para repor as energias e evitar o cansaço e a irritação. Se não conseguir dormir até tarde depois da noite de festa, deve-se tentar fazer pequenos descansos ao longo do dia ou tirar um cochilo após o almoço.
Documentos na mão e pertences protegidos
Primeiramente, ter documentos em mãos é necessário sempre. No entanto, no Carnaval é mais importante ainda. Seja o RG, ou a CNH, escolha uma e leve, mas não leve todas para, caso venha a perder, não tenha que correr atrás de todas de novo.
Leve apenas o básico e bole uma estratégia para evitar perdas ou furtos de documentos, dinheiro e celular. A princípio, uma dia é o uso da doleira para viagem ou manter seus pertences em um local seguro nas suas roupas. Por exemplo, evite bolsos que não tenham zíper.
Cuidado com o seu copo
Uma das dicas de Carnaval que precisa ser levada a sério: tome cuidado com o seu copo e fiquei atento ao que acontece ao seu redor. Há uma série de drogas que podem ser colocadas na sua bebida para te deixar confuso ou inconsciente. Sendo assim, a maioria delas faz efeito em menos de 30 minutos e seus efeitos geralmente duram várias horas.
Em geral, os efeitos são:
- Você se sentirá menos inibido;
- Terá dificuldade para se concentrar ou falar;
- Ficará sem equilíbrio ou terá dificuldades para se mexer;
- Terá problemas de visão, principalmente visão turva;
- Terá perda de memória ou “apagões”;
- Ficará confuso ou desorientado, particularmente após acordar (se estiver dormindo);
- Poderá ter alucinações;
- Poderá ficar enjoado ou vomitar;
- Poderá ficar inconsciente.
Saiba falar e ouvir “não”
Há quem diga que o consentimento é algo difícil de interpretar ou definir. No entanto, é bem simples: nunca faça algo que a outra pessoa não queira. Isso inclui tocar, beijar, pegar na mão e assim por diante. Portanto, mesmo que a pessoa não diga claramente “não”, há sinais que indicam a recusa, como virar a cara, se afastar ou simplesmente não te dar bola. Insistir ou forçar são sim formas de violência e assédio, assim como puxar os cabelos ou agarrar à força. Então, opte pelo respeito e bom senso.
Não se separe dos seus amigos
Uma das dicas de Carnaval extremamente importante: não se afaste de seus amigos. Nunca se sabe a intenção do próximo, e mesmo que você diga “não”, existem pessoas que não respeitam. Portanto, fique com seus amigos para que não aconteça nada.
E aí, gostou da matéria? Então, dê uma conferida na próxima: Micareta – Origem, história e sucesso do famoso evento.
Imagem de Destaque: Veja.
Essa matéria Dicas de Carnaval – 13 dicas para curtir com saúde e tranquilidade foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Dicas de Carnaval – 13 dicas para curtir com saúde e tranquilidade Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário