quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Júpiter – Características e curiosidades do gigante gasoso

Júpiter é o maior planeta do sistema solar. Além disso, ele é o quinto planeta no sistema. Ele libera três vezes mais energia para o espaço do que recebe do Sol. Aliás, ele tem 1.300 vezes o volume da Terra, no entanto, apenas 318 vezes a sua massa. Isso é por conta da ausência de superfície sólida. Ele é composto por gases, como o hélio.

Conforme dito, Júpiter é um grande planeta. Ele possui um raio equatorial de cerca de 710,398 quilômetros. Além disso, hoje é um planeta vastamente estudado. Desde que a sonda Juno foi em sua direção, diversas informações vêm para a Terra, o que nos ajuda a conhecer mais sobre esse planeta tão brilhante.

Além de ser muito famoso por seu olho vermelho, possui diversos satélites ao seu redor. Alguns bem famosos, inclusive pelo cheiro que sua atmosfera exala.

Portanto, conheça um pouco mais sobre Júpiter.

Características de Júpiter

Júpiter - Características do maior planeta do sistema solar
InfoEscola.

Júpiter tem praticamente a mesma composição que o Sol. No entanto, ele não é uma estrela tão quente como este pois não possui densidade suficiente para elevar sua temperatura a tal ponto.

Ele é um planeta gasoso formado por pó e gás hidrogênio que se encontra em uma etapa de transformação retardada. Sendo assim, Júpiter é o quarto corpo mais brilhante no céu, superado somente pelo sol, lua e Vênus. Além disso, a atmosfera do planeta é constituída por cerca de 86% de hidrogênio metálico, além de hidrogênio líquido e gás hidrogênio.

Seu período de rotação dura cerca de 9 horas 55 minutos e 30 segundos. Além disso, sua temperatura pode alcançar cerca de 108ºC negativos. E, ademais, são conhecidos 67 satélites naturais. No entanto, os quatro principais que foram descobertos por Galileu são: Io, Ganímedes, Calisto e Europa.

Júpiter - Características do maior planeta do sistema solar
iQuilibrio.

Outra característica é que a pressão em seu interior é tão grande que o hidrogênio é encontrado em estado metálico. Ou seja, eles são quebrados de forma que seus elétrons ficam todos livres e os átomos resultantes constituem-se apenas de prótons. Além disso, todo o seu interior é formado por hidrogênio metálico.

Por conta de sua composição gasosa, Júpiter tem uma atmosfera muito profunda,e ainda diversos fenômenos interessantes. Um deles é a conhecida “Mancha Vermelha de Júpiter”. No entanto, ela é uma tempestade complexa, que já dura milhares de anos, e que abriga diversas outras tempestades menores e que gira em sentido anti-horário. Além disso, essa mancha tem duas vezes o tamanho do nosso planeta e não tem data para acabar. A descoberta mais recentes sobre a Grande Mancha Vermelha é o fato de que ela traz calor do interior do planeta para sua superfície, aumentando significativamente a temperatura da camada mais exterior da atmosfera.

Movimentos de Júpiter

Júpiter - Características do maior planeta do sistema solar
Vix.

A princípio, Júpiter possui uma massa 2,5 vezes maior do que todos os planetas do sistema solar juntos. Sim, exatamente, todos juntos.  No entanto, corpos com muita massa exercem uma força de atração gravitacional sobre tudo que está por perto. Portanto, é assim que o Sol mantém os planetas orbitando seu entorno. O Sol puxa Júpiter para si, logo, ele também puxa o Sol em sua direção. Isso faz com que ambos atinjam um ponto de equilíbrio comum que não corresponde ao centro da nossa estrela. Ou seja: o menor gira em torno do maior, mas ambos giram em torno do baricentro, que é um centro de gravidade comum.

Então, sabemos que Júpiter é gigante. No entanto, um fato inacreditável é que Júpiter não gira todo ao mesmo tempo em torno de si mesmo. Como citado anteriormente, ele é completo feito de gás. Sendo assim, não possui muita aderência. Além disso, soma-se o fato de que a rotação do planeta é muito rápida: ele dá uma volta completa em torno de si a cada 9 horas e 50 minutos, em média.



Curiosidades sobre as luas de Júpiter

Europa

Júpiter - Características do maior planeta do sistema solar
Hype Science.

Um fato muito curioso que é estudado é a presença de água e, possivelmente, vida na lua Europa. Ou seja, ela é o astro com maiores chances de possuir a vida da maneira que conhecemos. No entanto, o motivo que mostra isso é a presença de profundos oceanos alienígenas de água salgada. Porém, eles são cobertos por uma camada de gelo.

Io

Júpiter - Características do maior planeta do sistema solar
Gizmodo.

O satélite Io possui elementos sulfurosos. Sua atmosfera é quase toda composta de dióxido de enxofre e a temperatura, por lá, cai muito quando anoitece. Portanto, todos os dias a atmosfera inteira cai em forma de neve com cheiro de ovo podre para então, após isso, sublimar e voltar em estado gasoso para o céu assim que o galo canta.

Confira essa matéria também, você pode gostar: Plutão – Características, luas e curiosidades do ex-planeta anão.

Fontes: Brasil Escola; Galileu; InfoEscola.

Imagem de Destaque: Olhar Digital.

Essa matéria Júpiter – Características e curiosidades do gigante gasoso foi criada pelo site Segredos do Mundo.


Júpiter – Características e curiosidades do gigante gasoso Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário