Enguias são animais que pertencem à ordem dos peixes anguiliformes. Certamente sua forma que lembra uma cobra é um dos motivos de ser tão temido. No entanto, esse temor não se restringe apenas à esse aspecto.
Além disso, é conhecida por sua capacidade de gerar fortes correntes elétricas. Desse modo, são conhecidas também como “peixes-elétricos”, ainda podendo chegar a 2 metros de comprimento. As enguias são uns dos animais mais antigos do planeta.
Elas são fáceis de se identificar por conta da sua forma que lembra uma cobra e nadam em rios e mares. Sabendo isso, vamos aprofundar mais um pouco e descobrir mais características sobre as enguias.
Características das enguias
Físicas
O tamanho das enguias adultas é entre 10 centímetros e 3,5 metros. Geralmente, possui a cabeça com um formato pontudo, e muitas têm boca larga e dentes afiados. Além disso, elas possuem uma nadadeira que acompanha todo o seu corpo e envolve a cauda. Seu corpo é liso, e as que costumam viver no fundo do mar costumam ter a coloração cinza ou preta. No entanto, as que vivem em recifes tropicais costumam ter mais cores.
Sua pele é coberta por uma mucosa que faz com que ela possa deslizar melhor pela água e consiga fugir mais rápido dos predadores. Além disso, suas escamas são microscópicas e possuem uma cor marrom-esverdeada, quase preta. Sua barriga tem a cor amarela ou branca e atrás da cabeça há duas barbatanas pequenas.
Comportamento
Muitas espécies de enguia se escondem durante a noite. Seja na lama, ou entre as rochas. Entretanto, durante a noite, elas saem para caçar. Sua alimentação é basicamente de camarões, peixes, mexilhões, lesmas e vermes. Além disso, elas costumam viver sozinhas. No entanto, as chamadas “enguias-de-jardim” vivem em colônias com centenas de indivíduos. Porém, cada uma cava seu buraco e se esconde.
Sua respiração, como em outros peixes, ocorre pelas guelras. No entanto, as enguias de água doce conseguem absorver oxigênio pela pele. Isso é o que as permite a movimentar pela terra.
Reprodução das enguias
As enguias costumam fazer viagens de cerca de 4 mil quilômetros para poder desovar no mar. Diferentemente do salmão, que vai ao rio para desovar. O local da desova tem suas características específicas. São elas: até 500 metros de profundidade e 15°C de temperatura. Lá elas se reproduzem e, após a cópula e a postura, elas morrem.
Além disso, os ovos vão eclodir dias depois. Assim, eles se movem pelas correntes marítimas até chegar no rio novamente. Essa viagem pode durar até quatro anos. Logo, ao entrar em contato com a água doce, elas sofrem a metamorfose que vai transformá-las em enguias.
Um aspecto muito curioso é que o sexo das mesmas depende da salinidade da água. Se a água estiver mais salgada, o indivíduo será macho.
Onde vivem as enguias?
Como dito anteriormente, as enguias costumam viver em rios e mares. Além disso, elas tem uma ótima capacidade de sobreviver em ambientes menos saudáveis e também possui habilidades de se locomover com certa facilidade em terrenos bastante úmidos. Dessa maneira, elas utilizam essa habilidade para procurar águas melhores. No entanto, por conta da sua notável adaptação em água salgada e doce, elas também são resistentes fora d’água, sendo capazes de ficar cerca de 1 hora no meio terrestre.
Enguias europeias
A princípio, é uma das espécies mais famosas entre as enguias. Ela é comum no norte do Oceano Atlântico e também nos mares europeus. Além disso, pode chegar a medir cerca de 1,3 metro e pesar cerca de sete quilos.
Outro aspecto é que essa espécie não possui espinhos, sua mandíbula inferior é mais longa que a superior e tem uma espécie de “barbatana única” que vai do ânus até a metade das costas.
Quando o inverno termina, ela vai ao Mar dos Sargaços para se reproduzir. Sendo assim, as larvas permanecem lá por 10 meses e depois vão para as costas da Europa graças às correntes do Golfo. Além disso, retornam ao mar quando são adultas e, durante todo esse tempo, não se alimentam.
Enguias norte-americana
Primeiramente, este peixe migratório está presente na costa leste da América do Norte, tem a pele fina e coberta por uma camada mucosa. Suas barbatanas estão ligadas entre si, assim como acontece com a enguia europeia. Além disso, ela pode ser de várias cores: amarela, verde, cinza claro, marrom ou verde oliva. Todavia, o ventre é sempre mais claro que o dorso. A coloração está relacionada ao tom da água em que vive.
A princípio, para se reproduzir, as enguias norte-americanas viajam para o oceano. Sendo assim, a fêmea deposita até quatro milhões de ovos e morre após o ato. Além disso, os ovos eclodem dez semanas depois e as larvas viajam para os sistemas de água doce, para assim, amadurecer.
Enguias elétricas
A enguia elétrica tem a capacidade de emitir descargas de até 850 volts, por conta de suas células especiais. Portanto, este método é usado para caçar suas presas, proteger-se e até mesmo se comunicar com seus pares. Além disso, elas podem manter a descarga elétrica por um minuto ininterrupto.
Ela é bastante comum na América do Sul, mais especificamente nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco. Elas preferem áreas tranquilas com solos pantanosos. Outro fato é que as maiores enguias registradas mediam 2,5 metros e pesavam cerca de 20 quilos.
Fontes: Britannica Escola; Cultura Mix; Meus Animais.
Imagem de Destaque: Super Interessante.
Essa matéria Enguias – O que são, onde vivem e suas principais características foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Enguias – O que são, onde vivem e suas principais características Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário