A areia movediça ficou muito conhecida por conta dos diversos filmes em que apareceu. Certamente, a areia movediça em si não casa a morte como esses filmes mostram, mas pode trazer algumas consequências. Além disso, ela é um fenômeno natural, que ocorre quando a areia está encharcada. Ou seja, quando um grande fluxo de água preenche os espaços existentes entre as microscópicas partículas de areia.
Mas será que esse fenômeno realmente causa mortes? Quais forças atuam sobre ele? Como ele realmente se forma? Vamos então saber os detalhes de como a areia movediça se forma, onde é encontrada, suas principais características e se realmente ela pode causar a morte caso você venha a ficar preso.
Como se forma a areia movediça?
Como dito anteriormente, a areia movediça é um fenômeno natural. Ela ocorre quando uma porção de areia fica tão encharcada que, ao invés de se comportar como sólido, ela se comporta como um líquido viscoso. Dessa forma, quando a água invade o terreno, ela acaba agitando as partículas de areia e ocupando os espaços existentes entre elas. Desse modo, faz com que a mistura se comporte como um fluido não newtoniano, ou seja, que sua viscosidade pode ser alterada dada a pressão exercida sobre ele.
Onde costumam se formar?
A areia movediça, normalmente, costuma se formar em margens de rios, lagos, praias, pântanos e também locais próximos a fontes subterrâneas, pois, assim, a água sobre, encharca a areia e forma-se o fenômeno. No entanto, apesar de sua ocorrência ser maior nos lugares citados, elas podem ser encontradas em qualquer lugar. Ou seja, a única característica específica necessária para acontecer esse fato é a existência de areia e água.
Além disso, próximo aos lençóis freáticos, é capaz de, quando ocorre algum terremoto, o fenômeno também venha a acontecer. Sendo assim, a água sobe, deixa a areia com o aspecto viscoso e pode fazer com que construções cedam e vão ao chão.
Atolamento na areia movediça
De uma forma completamente errada, o cinema transformou a areia movediça em um monstro terrível. Desse modo, durante os anos, vimos diversos vilões se dando mal e acabando sendo sufocados pelo fenômeno. No entanto, isso é praticamente impossível.
Primeiramente, vamos entender um pouco sobre a areia. Para conseguirmos andar sobre a areia, 0 atrito entre os grãos é a força que acaba sustentando um corpo que se apoia em areia comum e compacta, como a da praia, por exemplo. Ou seja, ao pisar nesse tipo de solo, o peso do objeto/corpo faz os grãos da superfície se ajustarem, encaixando e tornando o solo firme.
Possibilidades de morte
Então, falando sobre a areia movediça. Ela não seria capaz de asfixiar um ser humano. A areia movediça possui densidade de 2 gramas por milímetro cúbico. No entanto, a densidade humana equivale à metade disso. Sendo assim, uma pessoa geralmente afunda até a cintura ou pouco acima disso, mas nunca afundará por completo.
Entretanto, não quer dizer que não haja possibilidade de morte. Afundar em areia movediça é como ficar preso em um tanque de concreto fresco, ou seja, não é fácil sair de lá. Sendo assim, pode acontecer de a pessoa estar presa em um local sem facilidade de comunicação. Logo, não vai conseguir pedir ajuda. Além disso, a vítima ficará a mercê dos perigos de desidratação, hipotermia e, ainda mais, excesso da radiação solar. Portanto, essas podem ser uma das causas de morte.
Além disso, a possibilidade de alguém morrer afogado na areia movediça não está totalmente descartada. Certamente, sempre há uma possibilidade da pessoa cair de cabeça. No entanto, há chances de a vítima estar presa próxima ao mar e não conseguir escapar da maré alta.
Dicas de como sair da areia movediça
Saiba então o que deve ser feito para conseguir escapar caso fique preso em areia movediça:
– Em primeiro lugar, é preciso que pare de fazer movimentos, pois, a medida que você se movimenta, você se afunda mais um pouco. Ou seja, seu corpo vai abrindo mais espaço para afundar.
– Aumente o contato com a superfície. Ou seja, levante suas pernas lentamente. Logo, quando você tiver deitado sobre a areia, arraste-se pela areia até um local sólido.
– Mantenha a calma, pois, com o tempo seu corpo pode começar a flutuar. Como em uma piscina, ele pode começar a boiar. Então, paciência e calma são cruciais.
E aí, gostou dessa matéria? Dê uma olhada nessa daqui também: Ciclone – O que é, como se formam e quais seus tipos.
Fontes: Mundo Educação; Super Interessante; TecMundo.
Imagem de Destaque: Blog do Edu Ambiental.
Essa matéria Areia movediça – Como e onde se formam, riscos e dicas para escapar foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Areia movediça – Como e onde se formam, riscos e dicas para escapar Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário