Provavelmente você já sabe que existe animais trans na natureza. Primeiramente, ao longo da história humana, é possível perceber que é extremamente normal existir indivíduos que não se identificam com o sexo ou gênero com o qual foi imposto para eles. Certamente não seria diferente com os animais.
Um levantamento do Portal PinkNews mostrou que a transexualidade também se observa entre diversos animais na natureza, ainda que assim como na espécie humana a maioria seja heterossexual e cisgênera.
Ou seja, podemos dizer que existem diversos animais que trocam de gênero ou sexo biológico durante a vida. Além disso, em alguns casos ainda mudam sua aparência.
Você sabe quais são eles? O Segredos do Mundo fez uma lista com 11 desses bichinhos para te mostrar.
Confira 11 animais trans que são capazes de trocar de gênero
1 – Semicossyphus reticulatus
A fêmea do peixe asiático Semicossyphus reticulatus possui a capacidade de mudar o sexo para o masculino. Em alguns meses, determinadas enzimas dentro de seu corpo deixam de funcionar e os hormônios masculinos começam a circular. Consequentemente, sua cabeça se expande e seu queixo se alonga.
2 – Peixe palhaço
O Peixe-Palhaço, popular devido à animação Procurando Nemo, também pode trocar de sexo. Eles, inclusive, podem alterar seu sistema reprodutivo.
Aliás, todos os peixes dessa espécie nascem machos. Ou melhor, são hermafroditas, e alguns se transformam em fêmea ao longo da vida. Nesta espécie, ademais, as fêmeas são maiores e mais dominantes e lideram seus cardumes.
3 – Tartaranhão
Primeiramente, cerca de 40% dos machos das aves Tartaranhão mudam sua aparência para ficarem parecidos com as fêmeas dois anos após o nascimento. Além disso, elas trocam suas penas cinzas por marrom. Acredita-se que a mudança os ajude a impedir ataques.
4 – Sépia-gigante-australiana
A sépia-gigante-australiana certamente é capaz de mudar sua aparência. Com o número de machos na espécie excedendo muito o número de fêmeas, acontecem lutas entre si pela conquista das fêmeas. Consequentemente, machos menores adaptam seu visual ao das fêmeas para passarem desapercebido pelos outros.
5 – Cobra Tgamnophis Sirtalis
As cobras de cabeça-vermelha machos, inclusive, conseguem criar a ilusão de que são fêmeas aos outros machos. Basicamente, eles emitem feromônios femininos para atrair outros machos para longe das cobras biologicamente femininas. Em suma, isso aumenta suas chances de acasalarem com sucesso quando há muitos machos para uma mesma fêmea.
6 – Caracóis marinhos
Os caramujos marinhos, inclusive, mudam de sexo para sobreviverem. Além disso, podem fazer a troca de macho pra fêmea e de fêmea para macho, adaptando-se facilmente a mudanças em torno deles.
7 – Crepidula fornicata
Primeiramente, esse molusco muda seu sexo de macho para fêmea se entra em contato com outro macho. Além disso, os nascidos machos podem se tornar fêmeas após a maturidade.
8 – Leão
Certamente, você não sabia, mas os leões, também estão entre os animais trans, ou quase isso. Dependendo da necessidade, suas características físicas e seus comportamentos estão em um sexo biológico diferente do sexo com o qual nasceram.
9 – Lagarto Pogona
Um estudo intitulado “As conseqüências comportamentais da reversão sexual em lagartos” mostra que os lagartos barbudos estão entre os animais trans da natureza. Em suma, eles são capazes de mudar seu sexo antes de eclodirem no ovo. Ou seja, os dragões barbudos machos mudam de sexo para fêmea.
10 – Tartarugas Marinhas Verdes
Para as tartarugas marinhas verdes, a determinação do sexo dependente da temperatura. Se elas se aninharem ao longo da areia especialmente quente, as crias provavelmente serão do sexo feminino.
Um estudo descobriu que as tartarugas marinhas, que nasceram de costas próximas à Grande Barreira de Corais da Austrália, são agora 99,8 por cento do sexo feminino. Isso, certamente, devido às altas temperaturas da região.
11 – Sapos e rãs
Os sapos também estão na lista de animais trans. Basicamente, eles trocam de sexo, embora não por um processo natural. A verdade, aliás, é que um pesticida chamado atrazina, que é proibido na Europa, vem alterando o desenvolvimento sexual das rãs.
O herbicida, que muitas vezes acaba em rios onde moram sapos, está transformando sapos machos em sapos fêmeas. Ou seja, o remédio diminui a produção de testosterona e aumenta o estrogênio em seus corpos.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Por que quando duas minhocas acasalam, as duas ficam grávidas?
Fonte: Põe na Roda
Imagem de destaque: ITNN
Essa matéria Animais trans – 11 capazes de trocar de gênero, física ou psicologicamente foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Animais trans – 11 capazes de trocar de gênero, física ou psicologicamente Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário