O hinduísmo é uma filosofia de ordem religiosa que reúne várias tradições culturais e valores que vieram de diferentes povos. Além disso, é considerada a religião mais antiga do mundo e tem cerca de 1,1 bilhão de adeptos. Apesar de ter tantos seguidores, o dado que mais impressiona é outro: existem mais de 33 milhões de deuses hindus.
A princípio, no Hinduísmo Védico, havia o culto a deuses tribais como Dyaus, deus supremo que gerou outros deuses. Posteriormente, com a adaptação de outras religiões aos cultos, surgiu o Hinduísmo Bramânico e criou-se o culto a trindade formada por Brahma, Vishnu e Shiva. Existe ainda uma terceira fase dentro da mitologia, chamada de Hinduísmo Híbrido, em que há adaptações de influências de outras religiões, como cristianismo e islamismo.
A mitologia hindu é uma das mais populares do mundo, assim como grega, egípcia e nórdica.
Os deuses hindus são chamados de Devi e Devas. Grande parte deles são avatares, ou seja, apenas a manifestação física das entidades imortais.
Principais deuses hindus
Brahma
Faz parte da trindade principal de deuses hindus. É o deus da criação e representa o equilíbrio e a mente ao universal. Brahma se apresenta na forma de um homem velho de braços e quatro rostos, sentado em uma flor de lótus.
Vishnu
Assim como Brahma, compõe a trindade Trimurti. Vishnu é o deus protetor e é representado com quatro braços, uma vez que representa os quatro estágios da vida: busca do conhecimento, vida familiar, retiro na floresta e renunciação. Além disso, detém infinitas qualidades, com destaque para onisciência, soberania, energia, força, vigor e esplendor.
Shiva
A trindade fica completa com Shiva, que representa a destruição. Uma de suas principais representações é como Nataraja, que significa “rei da dança”. Isso porque sua dança é capaz de destruir tudo no universo, para que Brahma possa realizar a criação.
Krishna
Krishna é o deus do amor, pois seu nome significa “todo atraente”. Além disso, representa a verdade absoluta e tem todo o conhecimento do passado, presente e futuro do mundo.
Ganesha
É o deus responsável por remover e os obstáculos e, por isso, um dos mais cultuados entre os deuses hindus. Ao mesmo tempo, Ganesha também é cultuado como deus da educação, conhecimento, sabedoria e riqueza. Ele é representado com uma cabeça de elefante.
Shakti
A deusa Shakti é expoente de uma das maiores vertentes do Hinduísmo, o Shaktismo. Nessa vertente, Shakti é considerada um Ser Supremo, assim como Brahma, representando a força cósmica primordial. Sua representação no plano terrestre acontece por meio das deusas Saraswati, Parvati e Lakshmi, que formam outra Trindade Sagrada, Tridevi.
Saraswati
Saraswati é representada como uma mulher tocando uma sitar, já que é a deusa da sabedoria, das artes e da música. Sendo assim, é cultuada por artesãos, pintores, músicos, atores, escritores e por todos os artistas.
Parvati
Não só é uma das encarnações de Shakti, como Parvati é a esposa de Shiva. É a deusa hindu da fertilidade, beleza, amor e do casamento e é representada com dois braços, se acompanhada do marido. Por outro lado, quando está sozinha, pode ter quatro ou oito braços.
Lakshmi
Fechando a segunda trindade de deuses hindus, Lakshmi é deusa da riqueza material e espiritual, da beleza e do amor.
Hanuman
Hanuman representa a mente humana e a devoção pura, sem influência do ego.
Durga
O nome Durga significa “aquela que elimina sofrimentos” ou “barreira que não pode ser derrubada”. Sendo assim, a deusa protege seus devotos contra demônios e outros males.
Rama
O deus Rama serve de exemplo de conduta, ética e integridade. Isso porque representa a excelência e a fraternidade, além de ser um guerreiro exemplar.
Fontes: Brasil Escola, Hiper Cultura, Horóscopo Virtual
Imagem de destaque: Entity
Essa matéria Deuses hindus – 12 principais divindades do hinduísmo foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Deuses hindus – 12 principais divindades do hinduísmo Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário