Os cães são os melhores amigos do homem, portanto, é impossível não se preocupar com eles quando estão passando mal. Principalmente, quando com o cachorro vomitando. No entanto, é preciso manter a calma, já que eles sentem tudo aquilo que nós estamos sentindo por ele.
A princípio, o vômito é um indício de que há algo errado com o organismo. Inevitavelmente, é uma maneira que o estômago encontra de se livrar do que pode estar causando esse mal. Portanto, nesse caso, é importante se atentar à saúde do seu cão.
Vamos então descobrir alguns detalhes sobre o que fazer nesses casos:
Cachorro vomitando: causa
Primeiramente, o que deve ser feito é uma investigação para descobrir o que pode ter causado isso no seu cão. Ele engoliu algo que não podia? Comeu algo diferente? O clima está quente e ele parece desidratado? Tem intolerância a algum tipo de ingrediente da ração? Comeu demais e o organismo rejeitou? A princípio, essas são as principais questões que devem ser levantadas para apontar o que pode estar acontecendo.
Além disso, é imprescindível saber a diferença entre vômito e regurgito. O vômito é quando o organismo do seu cão está expulsando algo que não o está fazendo bem. O regurgito é quando o esôfago libera algo. Por exemplo, quando seu cão come rápido, e não é preocupante.
Outro fato a ser levado em consideração é que nem sempre esse acontecimento é uma doença. Seu cachorro vomitando pode ser apenas um desconforto estomacal. Até mesmo o estresse pode causar isso. É válido leva-lo no veterinário.
Todavia, se o caso é simples, sem presença de sangue ou qualquer outra substância estranha, é possível trata-lo em casa mesmo.
Outra coisa que deve ser levado em consideração é se a ração foi trocada recentemente. Muitos cães tem dificuldade a se adaptar à uma nova alimentação, sentindo então esse desconforto e vomitando.
Sintomas que demonstram intolerância alimentar
Como dito anteriormente, a princípio é necessário observar seu cão. No caso de diarreia ou fezes várias vezes ao dia, no caso de estar fora do habitual dele, juntamente ao vômito, são indícios de intolerância alimentar.
Vale salientar que seu cão ter tido intolerância não quer dizer que ele seja alérgico. Portanto, ele apenas teve desconforto estomacal por conta daquele alimento. Isso pode acontecer com algumas comidas manufaturadas que são compostas de algumas opções de cereais e vários tipos de carnes.
Dicas para quando o cachorro está vomitando
Veja aqui algumas dicas que podem ajudar bastante no caso de seu cão estar vomitando:
Comportamento do cão vomitando
Observe o comportamento do seu cão após ele vomitar. Caso o vômito não seja frequente, e ele não tiver outros sintomas, isso vai ajudar a saber o que pode ter causado o desconforto estomacal. A princípio, tire a comida e volte a oferecer uma hora depois. Todavia, se o cachorro continuar vomitando, leve-o ao veterinário.
Desidratação
Primeiramente, ao vomitar, o cão fica desidratado. Logo, uma dieta leve e com bastante ingestão de líquidos pode ajudar. No entanto, se ele não quiser a água normal, tente água gelada ou água de coco, que podem ser mais atrativas. Todavia, um fato a ser levado em consideração é o de oferecer pouca água. Não deixe-o beber tudo de uma vez pois ele pode vomitar novamente. Portanto, caso ele tenha dificuldade em beber, você pode auxiliar com uma seringa.
Jejum
Outra dica que pode ser muito importante é o Jejum de 12 horas. A princípio, retire a comida por 12 horas. Ao retornar a oferecer, ofereça apenas 1/8 de sua dieta habitual. Caso ele não negue, aumente gradativamente a quantidade de comida. Tente oferecer frutas e legumes, que podem ajudar a regular o trato estomacal.
Iogurte
Um outro auxílio pode ser o iogurte, dado que, como nós humanos, eles também possuem bactérias benignas que auxiliam a digestão. No entanto, durante a diarreia e o vômito, elas são eliminadas. Então, o iogurte pode ajudar a repor. Porém, opte por iogurtes naturais, com menos açúcar e corantes.
Evitar alimentos humanos
Evite alimentos humanos. Como o estômago do cão está sensível, os alimentos serão digeridos com maior dificuldade. Portanto, alimentos humanos podem acabar agravando o caso.
Receitas para quando seu cachorro está vomitando
Uma receita que pode ajudar muito seu cachorro vomitando é a canja de galinha. De fato, ela não causa riscos à saúde do pet, e ajuda a restabelecer as forças. Veja a receita:
- 1 xícara de arroz
- 80 g de peito de frango
- 3 a 4 xícaras de água
- 1 pitada de sal
Primeiramente, cozinhe os ingredientes em uma panela por 20 minutos. Em seguida, desfie o frango e coloque novamente à mistura inicial. Quando for servir para o pet, opte por servir frio ou morno (nunca gelado ou quente). Faça com que ele fique bem molhado para ficar mais apetitoso e ser mais uma fonte de hidratação para o cachorro.
Além disso, existem alguns chás que servem para cachorros vomitando. A princípio, temos o chá de menta e o de gengibre. Ferva a água com as folhas de menta. Deixe esfriar, e, quando frio, coloque o número de colheres de acordo com o peso do cão. Ou seja, se o seu pet pesa 10 kg, você coloca 10 colheres de chá para ele tomar. No caso do chá de gengibre, corte os pedaços e ferva com a água. Nesse caso, ao invés do número de colheres equivaler ao peso, aqui equivale a metade do peso. Ou seja, se seu pet pesa 10 kg, você precisa de 20 colheres.
Cachorro vomitando: como impedir que ele volte a vomitar?
Primeiramente, o que deve ser feito é manter uma dieta leve. Isso vai prevenir que o vômito volte a ocorrer. Evite comprar qualquer ração, compre rações que possuam os nutrientes necessários para o seu cachorro.
Certamente, é necessário evitar dar comida humana ao seu pet. Por conta da industrialização e da grande quantidade de tempero, isso pode fazer mal para eles. Além disso, não deixe que coma lixo ou coisas que encontram na rua.
A relação entre o cachorro vomitando e a troca de ração
A seguir, veja as dicas para fazer com que seu cão não passe por desconforto estomacal quando for fazer a troca de ração:
– A princípio, durante 7 dias, misture a ração nova com a antiga. Comece com mais da atual e menos da nova, e assim, vá aumentando a quantidade gradualmente. No final do processo, coloque apenas a nova para ver se ele realmente se adaptou;
– Certamente, é necessário ter em mente que os animais não se adaptam a novos tipos de ração imediatamente. De fato, seus órgãos já estão com alguma sequela e seu organismo continua acostumado com o que vinha recebendo. Portanto, disponibilize pelo menos 3 meses para se dedicar ao seu cão e a ajuda-lo nessa nova dieta que ele está recebendo.
E aí, gostou da matéria? Se gostou, veja essa a seguir: Cachorro da língua azul – Por que isso acontece com os Chow Chows?
Fontes: Canal do Pet; Dog Hero; Petz.
Imagem de destaque: Veja.
Essa matéria Cachorro vomitando – Causas, sintomas e tratamento foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Cachorro vomitando – Causas, sintomas e tratamento Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário