Certamente, a alta do dólar trás grandes consequências pra economia. No entanto, é difícil definir uma causa para a alta dessa moeda que se encontra a R$4,35. Sendo assim, a taxa de câmbio é determinada pela oferta e demanda. O equilíbrio do mercado é quem define qual será o preço final. Além disso, a taxa de juros é uma variável fundamental para definir a taxa de câmbio.
No caso de investimentos, os ativos oferecem retorno a uma dada taxa de juros que é medida em reais. Portanto, se as taxas de juros dos ativos denominados em reais caem, enquanto a taxa de juros dos ativos denominados em dólar e tudo o mais se mantêm constante, a demanda por real diminui em relação ao dólar.
Dessa forma, o dólar sobe. E vice-versa: caso a taxa de juros dos ativos denominados em dólar diminui, com o restante se mantendo constante, o dólar tenderá a cair. Isto é, manter dólares na carteira se torna menos atrativo.
A princípio, esse é um dos motivos para esse aumento do valor da moeda. No entanto, outro aspecto que também influencia essa alta é o risco político intrínseco aos ativos denominados em reais. Uma das promessas de Bolsonaro é a redução do risco-país como forma de atrair investimentos.
Quando CDS, que é uma espécie de seguro contra calotes do Estado brasileiro, cresce junto com o dólar, é mais razoável associar os movimentos da taxa de câmbio ao aumento do risco-país. Além disso, vale ressaltar que o CDS está ficando mais barato.
Vamos então conhecer um pouco das consequências que esse aumento pode trazer pro cotidiano.
Quem perde e quem ganha com a alta do dólar?
A princípio, as pessoas que vão viajar ao exterior são as que mais sofrem com a alta do dólar. Tudo porque o valor das passagens aumenta, os gastos que elas terão no exterior, e até mesmo por conta do valor do combustível que aumenta. No entanto, caso a alta persista os efeitos podem ser mais amplos, como, por exemplo, na inflação e nos custos para as empresas.
Outro ponto é que, de acordo com alguns especialistas, a alta do dólar ainda não refletiu na inflação.Não houve tempo para que a recente desvalorização impacte a inflação. “Já os combustíveis –dada a política de reajustes da Petrobras– podem sofrer aumentos repassando efeitos cambiais mais rapidamente.”, disse André Braz, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da FGV.
Sendo assim, caso a alta do dólar persista, o aumento será percebido pelos consumidores. Ou seja, ainda não está refletido nos produtos diretos pros consumidores.
Lojistas devem segurar o preço
Um reflexo pode acontecer nos lojistas. O desempenho fraco da economia brasileira funciona como um “desacelerador” do repasse da alta do câmbio para os preços ao consumidor. Sendo assim, caso os lojistas resolvam aumentar o valor dos preços, podem acabar com as prateleiras cheias, sem vendas.
Além disso, um comércio que será bem favorecido será o do turismo local. Por conta da alta do dólar, as pessoas acabam desistindo de viagens ao exterior, e preferindo pontos turísticos dentro do Brasil. Ou seja, o turismo local estará em alta.
Exportadores
Sendo assim, vamos entender como o sobe e desce do dólar influencia a economia14. Ganha mais quem recebe pagamentos em dólar, e perde quem tem custos a pagar na moeda americana. No entanto, para os exportadores, a alta precisaria ser mais prolongada para que, assim, o aumento rendesse mais negócios e mais produtos vendidos no exterior.
Consequências da alta do dólar
Conheça algumas das consequências que acontecem com o aumento da moeda norte-americana:
Turismo para o exterior
Primeiramente, a consequência imediata é para os turistas saindo do Brasil para os Estados Unidos. Tudo porque consumir irá ficar mais caro. No entanto, o salário vai continuar o mesmo, mas o câmbio para a moeda americana está aumentando o valor em moeda brasileira. Sendo assim, está mais caro para comprar dólar e comprar em dólar. Além disso, também há o preço das passagens aéreas que são quantificadas em dólar. Portanto, estão ficando mais caras, e isso pode gerar mais viagens para dentro do nosso país, em vez de viagens para o exterior.
Consumo de produtos
Outra consequência que poderá ser vista será o aumento de alguns preços no nosso dia-a-dia. Além do combustível, existem muitos componentes que são importados e a moeda mais utilizada é o dólar americano. Sendo assim, até o consumidor comum perceberá o aumento de preços em alguns setores da economia. Portanto, dependendo de quanto o dólar subir, esse aumento de preços poderá se tornar generalizado, aumentando a inflação por aqui. Sendo assim, a inflação, que sempre começa afetando os produtos internacionais, importados, acaba também contaminando os produtos que, teoricamente não precisariam estar com seus valores baseados na moeda dos Estados Unidos. Desse modo, como muitos dos produtos são comercializados em dólar para exportação, eles são vendidos lá fora por um preço maior. Logo, o comerciante brasileiro acabará aumentando o preço por aqui para não ter desvantagem na venda.
Aumento de empregos
Em terceiro lugar, outra consequência que pode vir a ocorrer é a geração de empregos. Isso tudo porque muitos importadores vão preferir comprar os produtos nacionais. Sendo assim, as indústrias vão acabar necessitando de mais mão de obra dado o aumento da demanda. Além disso, ocorre também um aquecimento da economia nacional. E, ainda mais, o movimento beneficia os empresários brasileiros que produzem por aqui. No entanto, também motiva esses mesmos empresários a exportarem para ter um lucro maior.
Aumento do lucro do turismo local
Como citado anteriormente, o turismo local acaba ganhando vantagem já que as pessoas que pretendiam viajar pra fora, irão preferir fazer viagens nacionais. Tudo porque o preço de passagens e o dólar irão influenciar a decisão. Consequentemente, irá ocorrer a desvalorização da nossa moeda, o Real. No entanto, poderá melhorar a vida dos habitantes das regiões em que o turismo estrangeiro é maior, como a grandes capitais e cidades turísticas brasileiras.
Então, gostou da matéria? Confira a próxima: Intercâmbio, o que é? Quais os tipos e lugares mais procurados?
Fontes: InfoMoney; Organizze; Uol.
Imagem de Destaque: Exame.
Essa matéria Alta do dólar – Quem perde x quem ganha e consequências foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Alta do dólar – Quem perde x quem ganha e consequências Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário