Sendo bebê, criança, jovem, adulto ou idoso, todos nós precisamos dos nutrientes necessários para que o nosso corpo opere da forma correta. E um desse nutrientes são as vitaminas, que são fundamentais para a nossa saúde. Assim sendo encontradas nos nossos alimentos ou em forma de pilulas.
Elas são moléculas orgânicas bem como podem prevenir doenças, regulam o funcionamento do nosso organismo e células. Desta forma as vitaminas podem ser de vários tipos, assim como possuem benefícios distintos. A exemplo temos o carboidrato, que não pode ser ingerido em grande quantidade.
Assim as vitaminas atuam na transformação da energia, bem como algumas são antioxidantes e também atuam como catalizadores de reação. Ou seja, são fundamentais para o funcionamento regular dos sistemas do corpo. Por outro lado a sua falta pode trazer várias complicações e até doenças.
O seu nome é junção das palavras vital e amina, denominação essa feita pelo químico Casimir Funk, em 1912. Assim como, ele acreditava que as vitaminas eram indispensáveis para os seres vivos, bem como todas eram aminas. Contudo, recentemente observamos que nem todas são aminas.
Tipos de vitaminas
Vitamina A
Fundamental na criação de células sanguíneas. Mais especificadamente na formação dos linfócitos, que fazem parte da defesa do nosso organismo. Assim como sua deficiência pode resultar em uma resposta imunológica do organismo. Além de que também pode prejudicar o revestimento do trato pulmonar, gastrointestinal e urinário, podendo assim causar infecções.
– Onde podemos encontrar: principalmente no fígado, leite e na gema do ovo.
Vitamina D
Considerada um hormônio, ela funciona da seguinte forma: ingestão e alimentos precursores, e convertido na forma de vitamina D por meio da exposição à luz solar. Assim ela possui um papel muito importante na regulação do sistema imunológico. Bem como a sua falta pode causar infecções respiratórias.
E por conta da sua ativação ser feita pela exposição solar, muitos dos casos de deficiência ocorrem durante o inverno ou em locais com baixa incidência do sol.
– Onde podemos encontrar: seu percursor está presente no óleo de peixe e de figado de bacalhau, bem como na gema do ovo e margarina.
Vitamina E – Tocoferol
Atuam como antioxidantes, e protege as células dos danos dos radicais livres, bem como previne doenças cardiovasculares. Desta forma a sua falta pode provocar disfunção no sistema imunológico e doenças neuromusculares. Além da retinopatia, uma doença que compromete a visão.
– Onde podemos encontrar: presente em alimentos de origem vegetal, como por exemplo óleos de soja e milho, tomate, abacate, batata doce e vegetais verde-escuros.
Vitamina K
Atua como um importantíssimo regulador do sangue, ajudando nos processos e coagulação sanguínea. Desta forma ela previne sangramentos e hemorragias.
– Onde podemos encontrar: nas hortaliças verdes, além de poderem ser sintetizadas pelo organismo.
Vitaminas do complexo B
B1
Conhecida também como tiamina, possui funções como metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas. Além de ser fundamental para o sistema nervoso. Bem como a sua deficiência pode gerar a beribéria, doença que afeta o sistema nervoso e cardiovascular.
– Onde podemos encontrar: em alimentos carnes, vísceras (fígado e coração), gema de ovo e grãos integrais.
B2
Também conhecida como riboflavina, ela atua na formação das células vermelhas do sangue. Bem como ela é de suma importância para mulheres gravidas, principalmente na fase de lactação.
– Onde podemos encontrar: em produtos derivados do leite, folhas verdes e vísceras.
B3
Também conhecida como niacina ela auxilia na absorção dos carboidratos e proteínas, além de atuar na síntese da gordura e na respiração. Sua falta pode gerar o desequilíbrio do sistema digestivo, causando assim diarreia, inflamação da boca e trato intestinal.
– Onde podemos encontrar: carnes magras, peixes, amendoins e vegetais leguminosos.
B5
Ligada a síntese do colesterol, hormônios esteroides e neurotransmissores ela também é conhecida como ácido pantotênico. E por possuir alta capacidade de hidratação ela também é usada na produção de dermocosméticos. Bem como sua falta geralmente se dá em pessoa com problemas com absorção de nutrientes.
– Onde podemos encontrar: em diferentes tipos de alimentos, como gema do ovo, cereais, fígado de animai. Desta forma a sua deficiência é rara.
B6
Conhecido também como piridoxina, opera na metabolização das proteínas, carboidratos e gorduras. Além de fazer com o que o sistema nervoso central trabalhe perfeitamente.
– Onde podemos encontrar: presente em muitos alimentos, como aves, peixes, fígado, cereais e vegetais leguminosos.
B7
Regula a expressão dos genes, age na manutenção dos níveis de glicose além de participar da composição de cabelos e unhas. Também conhecida como vitamina H ou biotina a sua deficiência pode causar queda de cabelo, conjuntivite e dermatite na zona T do rosto.
– Onde podemos encontrar: fígado, cereais, grãos e vegetais.
B9
Sendo sua forma sintética chamado ácido fólico ele auxilia no metabolismo dos aminoácidos e na síntese de DNA. Sendo assim muito importante para o desenvolvimento do feto.
– Onde podemos encontrar: em vísceras feijões e vegetais de cores escurar.
B12
Ela é responsável por importantes funções do organismo, como as do trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. Bem como a sua falta causa anemia megaloblástica e perniciosa. Assim como se manifesta com maior frequência em vegetarianos, veganos e idosos.
– Onde podemos encontrar: alimentos de origem animal, como leite, carne, frutos do mar, peixes e ovos.
Vitamina C
Possivelmente a mais conhecida, ajuda no fortalecimento do sistema de defesas. Assim possui funções antioxidantes bem como atua na gerência dos vasos sanguíneos. Além de ajudar na reparação dos tecidos e na absorção do ferro. E por ser sensível a luz e a temperatura, um processo de cozimento por longos períodos reduzem sua disponibilidade.
– Onde podemos encontrar: em especial nas frutas cítricas, como laranja e limão.
Vitamina B8
Conhecida também como biotina, ela é encarregada da energia e excreção dos resíduos de proteína.
– Onde podemos encontrar: tomates, leveduras, aveia, feijão, gema de ovo, cogumelos, ervilhas e anchovas.
Classificação das vitaminas
Além de serem de vários tipos as vitaminas também particularmente classificadas em dois grandes grupos: as hidrossolúveis e as lipossolúveis. Assim como não está relacionado a sua função, mas sim de acordo com a sua solubilidade.
Vitaminas Lipossolúveis – as solúveis em gordura, bem como se caracterizam por se acumularem no figado e no tecido adiposo. A exemplo temos as vitaminas A, D, E e K.
Vitaminas Hidrossolúveis – as solúveis em água. A exemplo temos a vitamina C e complexo B.
Suplementos vitamínicos
Como sabemos, a falta de vitaminas em nosso organismo pode causar várias complicações e até doenças. Assim como muitas das vezes essa ausência pode ser gerada pela má alimentação, ou por problemas de absorção. Desta forma é recomendado uma complementação para evitar complicações.
Assim foi criado os suplementos vitamínicos, para pessoas com deficiência em certas nutrientes. A exemplo tempos os veganos, que por não consumirem carnes, ovos e leite acabaram tendo carência da vitamina B12. Bem como mulheres gravidas ou que pretendem engravidar, sendo recomendado o uso de ácido fólico.
Contudo, por mais que em alguns casos esses suplementos sejam essenciais eles merecem atenção, bem como devem ser feitos por recomendação. Isso é porque algumas vitaminas em excesso podem causar danos à saúde, como por exemplo as lipossolúveis
Vitaminas em gomas x vitamina tradicional
E para aqueles que não gostam de ingerir capsulas as vitaminas em gomas são a melhor solução. E sendo uma inovação a bala de goma consegue suprir as necessidades diárias de maneira agradável e divertida. Assim, diferente das capsulas e comprimidos, elas são fáceis de serem ingeridas, podendo ser mastigadas ou degustadas.
Também possuem diversos sabores de frutas, sendo assim mais gostosas além de ser uma maneira divertida de se manter saudável. Desta forma elas são recomendadas principalmente para crianças e idosos, pois eles possuem uma maior dificuldade ou rejeição na hora ingerir comprimidos.
Vitaminas que precisam ser ingeridas todos os dias
Existem uma grande variedade de vitaminas, bem como cada uma possuem uma função específica. Porém, algumas delas precisam ser consumidas diariamente para garantirmos uma vida saudável. São elas:
- Vitamina C (ácido ascórbico) – fortalecem o sistema imunológico, bem como atuam como cicatrizantes.
- Retinol (Vitamina A) – a sua ausência pode causar cegueira noturna bem como ressecamento ocular.
- Vitaminas do complexo B – são essenciais para a manutenção da produção de células sanguíneas.
- Tocoferol (Vitamina E) – essencial na luta contra doenças cardíacas, assim como combate os radicais livres e evita a fadiga.
- Vitamina K – atua na coagulação sanguínea, prevenindo sangramentos e hemorragias.
- Calciferol (Vitamina D) – evita problemas ósseos.
E você, possui uma alimentação saudável rica em nutrientes? E se gostou confira também: Vitamina C para o rosto? – O que é, para que serve, como usar na pele
Excesso de uma vitamina específica na gravidez aumenta risco de bebê nascer com autismo
Fonte: Brasil Escola, Guia da Farmácia e Saúde
Imagem destacada: Uol
Essa matéria Vitaminas – Quais são, classificações e benefícios foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Vitaminas – Quais são, classificações e benefícios Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário