sábado, 2 de maio de 2020

Ariranha – Características, habitat, reprodução e curiosidades

Muitas das vezes confundida com a lontra, a ariranha é um mamífero que pertence a família dos Musteliadae, que por sua vez também é a família das lontras. Sua classe é a Mammalia e subfamília Lutrinae. Porém as ariranhas são bem maiores e assim conhecidas como onça-água e lontra-gigante.

Seu nome científico é Pteronura brasiliensis, possui hábitos semiaquáticos assim como os outros animais que compõem a sua família. Desta forma elas podem ser encontradas principalmente nas bacias Amazônica, Alta Bacia do Paraguai, do São Francisco e na Bacia do Paraná. Porém o animal pode ser avistado em outras regiões da América do Sul.

A ariranha também é um animal muito brincalhão e barulhento por isso sempre vive em grupos. Contudo elas são monogâmicas, ou seja, possuem apenas um parceiro ou parceira durante toda a sua vida. O mamífero também está na lista dos animais em perigo de extinção.

Ariranha - Características, habitat, reprodução e curiosidades
No Mar Profundo

Assim, as principais ameaças para as ariranhas são a caça, principalmente para a venda como animal de estimação. Outros fatores que também contribuem para isso são destruição do seu habitat, como contaminação das águas e criações de barragens. Desta forma o animal já se encontra em extinção na Mata Atlântica.

Características das ariranhas

Ariranha - Características, habitat, reprodução e curiosidades
UFRGS

A ariranha é o maior mamífero da família Mustelidae e assim pode chegar a ter por volta de 1,8 m de comprimento e pesar até 30 kg. Contudo os seus machos costumam ser maiores que as fêmeas. Por serem animais semiaquáticos o seu corpo é bem longilíneo, com uma calda achatada em forma de leme que a auxilia na natação. Além das suas membranas interdigitais por dentre os seus dedos.

O seu corpo é todo coberto por uma pelagem bastante densa de coloração marrom bem escura. Porém elas possuem algumas machas esbranquiçadas na altura do pescoço, que inclusive podem ser usadas para a sua diferenciação. Suas orelhas são bem pequenas em formato arredondado assim como seus olhos.

Alimentação

As ariranhas são mamíferos carnívoros e por serem excelentes nadadoras elas se alimentam principalmente de peixes. Desta forma elas caçam o seu alimento durante seus mergulhos, mas os consomem fora d’água. Contudo elas também consomem pequenos mamíferos, aves, répteis assim como invertebrados, como por exemplo moluscos e crustáceos. Além de cobras e filhotes de jacarés.

Hábitos

Ariranha - Características, habitat, reprodução e curiosidades
O Eco

Com hábitos diurnos as ariranhas normalmente vivem grupos entre 9 e 15 membros. Desta forma elas constroem espécies de tocas as margens dos rios, lugar esse que o animal também cria os seus filhotes. Já para fazer as suas necessidades fisiológicas o mamífero constrói latrinas que por sua vez também lhe servem como demarcação de território.

Mas elas também possuem outras formas de demarcação de território como por exemplo por odor, vocalização ou construindo campsides em áreas de barrancos. Esses campsides sempre estão localizados em regiões estratégicas para então facilitar a sua alimentação. Além de também ser utilizado como lugar de descanso.

Habitat

Ariranha - Características, habitat, reprodução e curiosidades
VamoO Blog

Por ser um mamífero semiaquático a ariranha pode ser encontrada em águas doce, como por exemplo rios, lagos, córregos e até em florestas inundadas. Contudo o animal prefere locais com águas calmas assim como vegetação densa e claro, com muito alimento.

A espécie é nativa da América do Sul, desta forma ocorre em vários países do continente. Como por exemplo Brasil, Bolívia, Equador, Guiana, Colômbia, Argentina dentre outros. No Brasil o animal podia ser visto na Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado assim como no Pantanal. Contudo, devido a caça e destruição do seu habitat atualmente elas são encontradas apenas na Amazônia e Pantanal.



Reprodução das ariranhas

Ariranha - Características, habitat, reprodução e curiosidades
Biofaces

Como dito anteriormente a ariranha é uma animal monogâmico e assim possui apenas um parceiro ou parceira. Desta forma o animal atinge a sua maturidade por volta dos dois anos e meio. Assim, durante o período de reprodução as fêmeas normalmente ficam mais ferozes, portanto não se alimentam nem brincam normalmente.

Cada fêmea pode dar origem à até 6 filhotes por gestação que duram cerca de 70 dias. Assim como geralmente cada grupo produz apenas 1 ninhada por ano. Ao nascerem os seus filhotes ficam em suas tocas por duas ou três semanas, período esse onde eles são totalmente dependentes de suas mães.

Contudo, mesmo depois saírem saem de suas tocas eles ainda não se aventuram no ambiente aquático. Por volta dos 4 meses de vida eles começam a ter autonomia, porém eles permanecem com suas mães até os 9 meses. Assim, ao tornarem adulto muitos abandonam o seu grupo para então dar origem a novos grupos.

Diferenças entre a ariranha e a lontra

Ariranha - Características, habitat, reprodução e curiosidades
Lontra

Muitos confundem ou até acham que lontras e ariranhas são o mesmo animal, porém elas possuem algumas diferenças. Então, por mais que ambas sejam da mesma família a ariranha geralmente é maior que a lontra, e pode chegar a até 1,8 metro e pesar 30 kg. Já as lontras medem por volta de 1,5 metro e pesam 15 kg.

Outra característica física que as diferenciam são as machas esbranquiçada que as ariranhas possuem na região do pescoço. Há também fatores de comportamento, como por exemplo as lontras normalmente são mais solitárias. Desta forma elas vivem em casal ou com seus filhotes, já as ariranhas vivem em grupo.

Contudo, geralmente podemos encontrar as duas espécies de animais vivendo em harmonia em certas regiões. Isso ocorre pois seus interesses são ligeiramente diferentes. Lontras preferem corpos d’água menores, ariranhas rios maiores assim como a sua alimentação vareia por conta do seus tamanho.

Ariranha - Características, habitat, reprodução e curiosidades
Ariranha

Curiosidades

  • As manchas esbranquiçadas que o animal possui na região do pescoço são únicas, ou seja, cada animal possui um padrão diferente;
  • Além de ser o maior mamífero da família Mustelidae a ariranha também é considerada o maior carnívoro semiaquático da América do sul;
  • Se criada em cativeiro o animal pode viver em média 20 anos;
  • A sua pele já foi muito comercializada no passado, sendo esse um dos motivos da sua caça;
  • Estima-se que na década de 60 cerca de 50 mil peles de ariranha foram conquistadas no Brasil. Devido muitas das populações do animal não conseguiram se recuperar mesmo com a diminuição do comércio na década de 80.
  • A ariranha está na lista de animais em perigo de extinção classificada pela Lista de Espécies Ameaçadas da IUCN. Assim a sua principal causa é a destruição do seu habitat;
  • As ariranhas conseguem produzir uma espécie de rugido;
  • Calcula-se que uma ariranha possa consumir cerca de 10% do seu peso por dia.

E você, já conhecia esse animal? Ou o confundia com lontras?

E se gostou do nosso post confira também: Animais do cerrado – 20 bichos típicos do bioma brasileiro

Fontes: Biologia Net, Info Escola e Mundo Educação

Imagem destacada: Mundo Ecologia, VamoO Blog, No Mar Profundo, UFRGS, O eco, Biofaces, Bichos do Pantanal e Info Escola.

Essa matéria Ariranha – Características, habitat, reprodução e curiosidades foi criada pelo site Segredos do Mundo.


Ariranha – Características, habitat, reprodução e curiosidades Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário