A história da Branca de Neve é, inegavelmente, extremamente conhecida e famosa. Primeiramente, a Walt Disney fez sua adaptação em 1937, sendo a primeira história de uma princesa da Disney.
Entretanto, a história original da Branca de Neve é bem diferente da versão da Disney em alguns aspectos. Existem algumas versões mais adultas e menos amigáveis.
Um versão bem conhecida é a história dos Irmãos Grimm. Os irmãos alemães decidiram contar, não só a história da Branca de Neve, como, eventualmente, de vários personagens com teor mágico e sombrio. Eventualmente, muitos deles também se tornaram personagens centrais da Disney.
História da Branca de Neve
A primeira versão da história da Branca de Neve surgiu entre 1812 e 1822. Nessa época, as histórias eram contadas através da fala, fortalecendo a tradição oral, tão importante para a época. Logo, as versões eram bastante diferentes umas das outras. Como, por exemplo, em uma das versões contadas: no lugar de anões, tivemos ladrões.
Em certo momento, os Irmãos Grimm, que haviam estudado Direito, resolveram registrar esses contos orais. Eles tinham, portanto, o objetivo de preservar as histórias alemãs. Eles escreveram as histórias da Cinderela, Rapunzel e Chapeuzinho Vermelho. Nesta versão, Branca de Neve era uma garota de apenas 7 anos.
A rainha má, ordena o assassinato da Branca de Neve, entretanto o caçador responsável, sem coragem, mata um javali em seu lugar. A rainha, acreditando serem os órgãos de Branca, come eles. Após descobrir que os órgãos não eram dela, a rainha má tenta matar ela por três vezes, não somente uma.
Na primeira tentativa, a rainha faz com que ela experimente um espartilho bastante apertado, fazendo com que ela desmaie e seja salva pelos anões. Na segunda, ela vende um pente envenenado para Branca de Neve, colocando-a para dormir. Na terceira e última tentativa, a rainha surge no formato de uma idosa entregando a maçã envenenada; de tal forma que essa última foi a única versão usada da Disney.
Consequências
Branca de Neve, na verdade, ficou com a maça presa na garganta, o que levou a parecer que ela estava morta. Assim como na versão da Disney, ela foi colocada em um caixão de vidro e um príncipe apareceu.
No entanto, na versão dos Grimm, após os anões tropeçarem, a Branca de Neve se movimenta por acidente e acaba se desengasgando com a maçã, logo, não há beijo de salvamento.
Mesmo assim, a Branca de Neve e o príncipe se apaixonam, se casam e resolvem se vingar da rainha má. Eles a convidam para o casamento dele e a forçam a calçar um sapato de brasa. De modo que ela tenha que dançar com os pés em chamas até que caísse morta.
Outras versões
Depois da primeira animação da Disney, outras histórias também foram adaptadas para o estúdio, iniciando uma leva de princesas que teriam destaque em filmes futuros.
Além disso, outras versões da própria Branca de Neve também foram lançados, como a versão em live action lançada em 2012, que foi estrelada por Kristen Stewart.
Por fim, na versão original de Branca de Neve, os anões não tinha nenhum destaque em especial. Na versão da Disney, ele foram mais aprofundados e ganharam mais destaque. Além de receberem nomes chamativos, como o Soneca e Dunga, por exemplo.
E então? Gostou da matéria? Confira também: Melhores animações da Disney – Filmes que marcaram nossa infância
Fontes: Hiper cultura, Aventuras na história, Adoro cinema
Imagens: Todo livro, Pinterest, Universo literário, Pinterest
Essa matéria História da Branca de Neve – Origem, trama e suas versões foi criada pelo site Segredos do Mundo.
História da Branca de Neve – Origem, trama e suas versões Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário