Adônis, na mitologia grega, faz referência a um jovem com beleza expressiva e que tinha relação com a terra. Mesmo assim, o nome Adon, em fenício, significa “Senhor” e sua lenda pode ser de origem oriental.
No entanto, foi na Grécia que se desenvolveu sua história. Há relatos da sua ligação com os fenícios devido a eles terem sido agricultores e, por isso, a associação com terra.
Incesto – história do nascimento
Contudo, a lenda diz que Adônis é fruto da relação incestuosa entre sua irmã Smirna (Mirra) e o próprio pai Téias, rei a Assíria. Basicamente, Afrodite, a deusa do amor, queria se vingar de Mirra pela sua beleza. No entanto, a deusa do amor armou para que Mirra entrasse no quarto de Téias sem que ele percebesse quem era.
Após isso, Téias tentou matar a filha que solicitou intervenção dos deusa que assim, a transformou em uma árvore. As gotas na árvore representavam as lágrimas de Mirra que estava grávida do pai. A partir disso, a mitologia diz que Adônis nasceu da casca dessa árvore. Entretanto, Afrodite ficou encantada pela sua beleza e o entregou aos cuidados de Perséfone, deusa do submundo.
Perséfone, por sua vez, também se encantou com a beleza do jovem e, portanto, se recusou a devolvê-lo para Afrodite. A partir disso, a Zeus definiu que Adônis passaria um quarto do ano com Perséfone, outros quatro meses com Afrodite e o restante dos meses com quem seu coração escolhesse. Como resultado disso, Adônis escolheu Afrodite.
Adônis e Afrodite
Já jovem Adônis e Afrodite se apaixonaram, fato que também foi descrito na lenda como vingança de Mirra. Com isso, enalteceu a fúria de Ares, deus da guerra e filho de Zeus, que era apaixonado por Afrodite. Todavia, a história deles é cheia luxúria e também associada a ao amor e Eros, deus da paixão.
Uma das atividades que ele mais praticava era a caça. Com isso, Ares encontrou uma oportunidade de atacar o inimigo. Contudo, Adônis encontrou um javali, que foi enviado pelo deus da guerra. Apesar de ter lutado com o animal ferindo-o com um arco, Adônis foi atacado.
Morte de Adônis
Afrodite conseguiu escutar os gritos, porém não consegue salvá-lo da morte. Ademais, o sangue escorreu sobre rosas brancas que logo ficaram vermelhas. Não obstante, a deusa do amor, por não suportar a dor de viver sem a sua paixão, resolveu fazer todos os anos uma cerimônia de celebração em sua memória.
Sendo assim, algumas cidades gregas, no Egito, Assíria, Persa e Chipre faziam a celebração pela morte prematura. Ainda assim, durante as cerimônias, as mulheres plantavam sementes que foram denominadas de jardim de Adônis. Contudo, rosas vermelhas e anêmonas nascidas do sangue do jovem eram plantadas. Diante disso, após a sua morte a alma de Adônis foi para o submundo onde reencontrou Perséfone.
Adônis e Perséfone
Certamente, a lenda diz que ele foi bem recebido pela deusa que o colocou em seu palácio. No entanto, Perséfone pertencia a Hades, deus responsável por administras as almas após a morte. Com isso, a deusa do submundo mesmo tendo o deus Hades, passou a visitar Adônis e iniciaram um relacionamento.
Contudo, Afrodite tentou ir ao submundo para ter de volta seu amado, porém Perséfone a expulsa. Entretanto, a deusa do amor, não aceitando a situação, resolveu acabar com amor que pudesse existir no mundo. Ainda assim, a história chegou até Hera, deusa da fidelidade e esposa de Zeus. No entanto, Hera pediu que ele tomasse alguma providência.
Não obstante, Zeus sugeriu a Hades e Perséfone que Adônis passasse um tempo no submundo, um terço do ano com Afrodite e o restante sozinho. Desta forma, o acordo foi feito entre eles. Porém, ele passava mais tempo com Perséfone já que ela ia à superfície visitar a mãe no mesmo período em que estava fora do submundo.
E então, o que achou da história? Venha conhecer também sobre Anúbis o Origem do deus dos mortos na mitologia egípicia
Imagens: Santhatela Olimpo e Tróia The Met Museum Pinterest
Fonte: E Biografia Portal São Francisco MitologiaGrega
Essa matéria Adônis – Origem, história de amor com Afrodite e morte foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Adônis – Origem, história de amor com Afrodite e morte Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário