A religião hindu é a mais antiga religião conhecida no mundo. Como ela se encontra na região da Índia, possui mais de 1 bilhão de adeptos. Eventualmente, os deuses da Índia são os símbolos de fé de seus seguidores.
Existem milhões de deuses e deusas indianos. Portanto, uma grande quantidade se dá por manifestações corporais dos deuses imortais.
Conhecidos como Devi e Deva, veja em seguida, os principais deuses da religião hindu.
Deuses da Índia
Brahma
A princípio na lista, tem-se a trindade hindu, que são os deuses da Índia da divindade Trimúrti. Brahma é o deus da criação, criatividade e intelecto.
Possui quatro rostos, simbolizando as escrituras sagradas do hinduísmo. Além disso, possui quatro mãos, que seguram um rosário, um vaso de água, um livro e um lótus.
Vishnuu
Vishnuu é o deus da preservação, ao propósito que sustenta os princípios da ordem, retidão e verdade. Ele possui quatro braços, que representam a onipotência e a onipresença.
Ele aparece sentado em cima de uma serpente, com o intuito de simbolizar a paz mesmo quando possuir medo. Ele também mantém o dharma, que é o comportamento digno e justo.
Shiva
Shiva é o deus da destruição e representa a morte e a dissolução. Ele destrói mundos para que possam ser criados novamente por Brahma, mantendo assim o círculo da eternidade.
Ele é representado pela cor azul, que de acordo com o hinduísmo, significa luz na escuridão, além de manter uma cobra em seu pescoço, que significa a representação da energia vital.
Ganesha
É um dos deuses da Índia mais populares do hinduísmo. Ele concede sabedoria e sorte, sendo comum orar para ele antes de qualquer evento importante, como o casamento por exemplo.
Ele tem a cabeça no formato de elefante, é filho de Shiva e Parvati. Uma vez que ele é adorado por todas as vertentes do hinduísmo, ele se torna o deus mais importante da religião.
Shakti
Acredita-se pelo Shaktismo, que é uma vertente do hinduísmo, que a deusa Shakti é um ser supremo, assim como o Brahma. Força cósmica primordial e aspecto energético das divindades hindus, é considerada e referida como “A grande mãe divina”.
Desse modo, ela se manifesta na forma humana pela forma de outras deusas. São elas: Saraswati, Parvati e Lakshmi. Elas formam outra trindade sagrada do hinduísmo, a Tridevi.
Saraswati
Ela é a deusa do conhecimento, arte, música e sabedoria. Em suma, é mulher de Brahma e mãe de Vedas. Seus seguidores a adoram na busca por conhecimento e compreensão.
Posto que ela é simbolizada por uma bela mulher, ela está sentada em cima de um lótus branco, além de tocar alaúrde.
Lakshimi
Visto que é muito popular na Índia por ser a deusa que governa a prosperidade e riqueza, sendo adorada pelo os que passam por dificuldades financeiras. Sua beleza e pureza são bem representadas por ela, tendo sua imagem bastante encontrada nas casas da Índia.
Ela possui quatro braços dourados, com o propósito de distribuir moedas de ouro ou possuir botões de lótus. É uma das três deusas da trindade Tridevi e é esposa de Vishnu.
Parvati
É a deusa do amor e fertilidade, beleza e casamento. É esposa de Shiva e a última deusa das três da trindade Tridevi. No entanto, é também uma encarnação de Shakti.
Parvati é responsável pela energia e poder de Shiva, segundo o Sakthismo. Quando acompanhados um do outro, ela é demonstrada possuindo dois braços. Uma vez que está sozinha, é representada por quatro ou até oito braços.
Kali
Mãe do tempo, é uma das formas ferozes de Shakti e Kali. É conhecida também como mãe das trevas. É representada por uma imagem que dá sustos, de tal forma que uma mulher usa colar de cabeças, saia de ossos e carrega em sua mão a cabeça arrancada de Shiva.
Isso representa a morte do inimigo da humanidade, assim sendo, o ego. Ela é a reconhecida também como personificação do tempo, que é a força destruidora de tudo.
Durga
Durga é a deusa protetora. Representa uma imagem da Mãe Divina. Ela possui oito braços, carregando armas que protegem a humanidade em todo o planeta. É conhecida como invencível, destruidora do mal, além disso, é protetora dos justos.
Krishna
É o deus da devoção, além de ser uma encarnação de Vishnu. É uma das mais poderosas de toda a mitologia hindu. Ele é visto como herói, amigo e mestre. Ao mesmo tempo que também simboliza o amor, alegria divina e é o senhor do yoga.
Outrossim, ele é azulado e geralmente toca uma flauta, usada para atrair as pessoas.
Rama
Rama é um modelo de ação, virtude e verdade. Ele é a personificação perfeita da humanidade por causa de sua compaixão, coragem e adesão para com o dharma. Ele é uma encarnação de Vishnu.
Ele é acreditado como uma figura histórica que realmente existiu, uma vez que suas histórias são contadas no conto “Ramayana”. Existe um festival em sua comemoração, que é o festival das luzes hindu, Diwali.
Hanuman
Ele é símbolo da força, devoção e esperança. Auxiliou Rama em sua batalha contra o mal, de acordo com o “Ramayana”. É um exemplo de devoto.
Quando os tempos não estão fáceis, ele é chamado; ao passo que lembra que o poder existente dentro de cada um é ilimitado. Tem o rosto de macaco, e é bem comum encontrar santuários dedicados para ele na Índia.
Deuses antigos da Índia
Indra
Precipuamente, é o deus mais importante da mitologia védica no panteão e um dos primeiros a surgir entre os deuses da Índia. Ele simbolizava o trovão, tempestades, chuvas e fluxo de rios. Possui um elefante branco e um raio, o Vajra. Ele nasceu a partir de Purusha e é um herói para Mahabharata.
Agni
É a divindade do fogo. Decerto, ele é um dos mais importantes deuses da Índia que surgiram primeiro, possivelmente o segundo mais importante, atrás apenas de Indra. Seu escopo, com o tempo foi substituído de manifestação física para uma energia que transforma e é interna. Entretanto, o fogo ainda é importante para o hinduísmo.
Surya
É a divindade solar entre deuses e deusas indianos. É uma das divindades mais antigas, assim como Indra e Agni. Assim, era representado por uma figura que se sentava em uma carruagem ostensiva; que era puxada por sete cavalos, sendo conduzido pela personificação da aurora, Aruna.
Posteriormente foi identificado e composto por outras divindades que são proeminentes como Vishnu. Surya ainda é respeitado, diferente de alguns irmãos védicos, como por exemplo na antiga técnica de saudação ao sol; praticados na yoga.
Varuna
Foi associado primeiramente ao céu, e depois veio a simbolizar os oceanos, as nuvens, a água e suas forças. Ele pertence a água e era representando andando no Makara; que era uma criatura marinha híbrida. Ademais, ele também é o guardião da lei moral, punindo pecadores e perdoador compassivo do remorso.
Yama
A divindade da morte e submundo. Ele é mencionando como o primeiro mortal que morreu, sendo assim, foi dado a ele o poder de governar os irmãos falecidos. Ele pode oferecer, primordialmente, imortalidade para uma alma, oferecer renascimento ou pode condenar a alma. É representado montando um búfalo, tem pele azul ou verde escura e segura uma vara.
Kartikeya
E por fim, na lista, tem-se Kartikeya. Ele é a divindade que é eternamente jovem. Ele é filho de Shiva e Parvati. Ele se mostra sentado em seu pavão, usando roupas reais e armaduras, além de carregar uma infinidade de armas. Ele era retratado como o deus da guerra hindu, portanto, comandante do exército celestial.
E então? Gostou da matéria? Veja também: Shiva – Quem é, origem, símbolos e história do deus hindu
Fontes: Hiper cultura, Bazar indiano
Imagens: Luz da serra, Ricardo Koike, Pinterest, Significados, Aum magic, Vedanta Brasília, Pinterest, Coven mistérios, Portal dos mitos, Mensagens com amor, Defendendo a fé cristã, Gladio, Mensagens com amor, Wikipédia, Knoow, Pinterest, Istock Photo, Pinterest, Compra zen
Essa matéria Deuses da Índia – Novos, antigos e mais conhecidos foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Deuses da Índia – Novos, antigos e mais conhecidos Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário