O Minotauro é uma das muitas criaturas mitológicas gregas, integrando o time dos mais populares do panteão de seres misticos da Grécia Antiga. Ele é, basicamente, um humano com cabeça de touro. Contudo, ele não possui a consciência de um ser humano e age por instinto, literalmente como um animal.
Sua figura já foi usada em inúmeras adaptações cinematográficas e audiovisuais, como filmes, séries, músicas, pinturas, entre outros. Em quase todos os casos, representado como uma figura aterrorizante, que se sacia apenas quando encontra algum humano para devorar.
O objetivo de sua criação foi para que crianças, e até mesmo alguns adultos, aprendessem a respeitar o poder dos deuses gregos, que certamente puniriam aqueles que os desobedecessem. O Minotauro foi o resultado de um castigo imposto por Poseidon.
História do Minotauro
Originalmente, Minos, habitante de Creta, desejava ser o rei da ilha. Decidido a tornar seu desejo realidade, ele fez esse pedido a Poseidon, Deus dos mares. Poseidon ouviu seu pedido e disse que o realizaria mediante a um sacrifício.
Poseidon então, mandou um touro branco, saído dos mares para o encontro de Minos. Ele deveria sacrificar o touro e devolvê-lo ao mar, para que seu desejo de ser rei se tornasse realidade. Mas, ao ver o touro, Minos se encantou com sua beleza descomunal e decidiu sacrificar um de seus touros no lugar, esperando que Poseidon não percebesse a diferença.
Entretanto, o Deus dos mares não só notou a diferença, como também puniu Minos pelo desrespeito. Sua esposa, Pasífae, foi manipulada por Poseidon para que se apaixonasse pelo touro enviado por ele, fazendo com que nascesse assim o Minotauro.
O labirinto
Apesar do castigo, Minos, ainda sim, foi coroado o rei de Creta. Entretanto, tinha que lidar com o Minotauro. O rei Minos fez uma encomenda de construção para o artista ateniense Dédalo. Nesta construção, seria levantado um imenso e contínuo labirinto, com centenas de corredores e aposentos confusos, que prenderiam aqueles que entrassem neles. Então ele deixou o Minotauro no interior do labirinto para que vivesse em solidão e esquecimento.
Minos poderia ter matado Minotauro, mas não teve coragem suficiente. Anos depois, um de seus filhos é morto pelos atenienses. O rei promete vingança e a cumpre, causando uma guerra declarada entre os atenienses e os cretenses. Eles os derrotam e exigem um pagamento anual de sete homens e sete mulheres, para que sejam enviados ao labirinto onde se encontra o Minotauro.
Isso aconteceu durante um período de três anos e muitos deles foram mortos pela criatura. Outros se perdiam no grande labirinto para sempre. No terceiro ano, o grego Teseu, que passaria a ser considerado um dos maiores heróis da Grécia se voluntariou para ir ao labirinto matar a criatura.
Morte do Minotauro
Ao chegar no castelo, ele imediatamente se apaixonou pela filha do rei Minos, Ariadne. A paixão foi correspondida e para que Teseu conseguisse matar o Minotauro com sucesso, ela deu a ele secretamente uma espada mágica e um novelo de lã para que ele não se perdesse no labirinto.
Isso foi fundamental para a batalha que Teseu viria a enfrentar, então, partiu em sua jornada para acabar com a criatura. Ele entrou no labirinto e foi soltando o novelo aos poucos na medida que caminhava para que não se perdesse no imenso e horripilante labirinto.
De modo furtivo, caminhou pelo labirinto até que encontrou o Minotauro e o atacou de surpresa, travando uma batalha contra o monstro. Teseu empunhou sua espada com sabedoria e então acabou matando a criatura em um golpe fatal.
Ele então, com a ajuda do novelo de lã, resgatou alguns atenienses que ainda estavam perdidos no labirinto e então eles saíram de lá. Ele então se reencontrou com Ariadne e os lações entre os gregos e atenienses foram estreitados. Além disso, Teseu se tornou um dos heróis mais importantes da Grécia.
Outras mídias
O Minotauro, e até mesmo o labirinto, já apareceram em várias mídias do audiovisual. Sua história de origem é raramente alterada e, normalmente, quando faz aparições, não costuma esboçar consciência ou sentimentos. Em algumas ocasiões, sua história pode ser modificada, como é o caso de American Horror Story: Coven (2013).
Ele ganhou um filme homônimo em 2006, como também apareceu no filme Hércules no Labirinto de 1994. Ele esteve no filme Sinbad e o Minotauro de 2011, entre outras produções. Esses são exemplos para demonstrar o tamanho da popularidade que a criatura possui.
O palácio de Minos
O palácio do rei Minos realmente existiu e hoje suas ruínas se encontram em Knossos, na Grécia. As cores fortes e chamativas contribuem para que este seja um dos locais mais procurados pelos turistas. Por causa de alguns cômodos engenhosamente construídos, isso pode ter levado ao mito do labirinto do Minotauro.
E então? Gostou da matéria? Confira também: Deuses gregos – Os principais e quem eles foram na mitologia
Fontes: Infoescola, Toda matéria, Sua pesquisa, Ensinar História Joelza, Alunos online, Filmes tipo, A mochila e o mundo
Imagens: Doce medo, Projeto Ivusc, Pinterest, João Carvalho, YouTube, Um pouquinho de cada lugar
Essa matéria Minotauro – Origem e história da criatura mitológica foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Minotauro – Origem e história da criatura mitológica Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário