Quando você navega pela internet, certamente irá encontrar o termo URL. Isso também acontece quando vamos compartilhar, ou receber, um link.
Apesar disso, poucas pessoas sabem exatamente o que é uma URL. A sigla representa “Uniform Resoucer Locator”, que em português significa “Localizador Uniforme de Recursos”.
Basicamente, podemos definir como um endereço da web. É literalmente um endereço, como aqueles que usamos para encontrar casas.
Ou seja, URL é o endereço virtual de um site ou uma plataforma, dentro da rede. Assim, ele indica o caminho de onde está o que o usuário deseja. Além disso, é mais do que uma forma de acesso, pois guarda informações importantes.
Como funciona
As URLs funcionam por meio de “códigos”, pois são compostas por sequências de protocolos, domínios e extensões. Assim, cada uma dessas estruturas possuem funções e significados específicos. Os nossos computadores encontram as páginas da web por meio de um IP. Já nós, os usuários, utilizamos as URLs para procurar os endereços de sites.
Desta forma, quando digitamos uma URL no nosso navegador, automaticamente ele utiliza o DNS (Domain Name Server) para converter a URL em endereço de IP. Então, basicamente, URL é o que os usuários entendem e veem como endereço da web. Assim como IP é protocolo usado pelo navegador da web para encontrar o endereço desejado.
Links
Muitos associam links a URLs, contudo eles não são a mesma coisa. O link é basicamente uma parte de um texto que está associado a uma URL. Desta forma você não precisará copiar e colar o endereço do site na barra de navegação. Bastará apenas clicar no link e, assim você será redirecionado automaticamente para a página no qual o URL aponta.
Encurtador de URL
Compartilhar ou até mesmo usar links muito grandes pode ser um problema ou um incomodo. Para resolver este transtorno o Google criou a ferramente Goo.gl URL Shortner para encurtar URLs. Desta forma você conseguirá diminuir o tamanho de um endereço de web e usá-lo de forma mais fácil, como por exemplo em post que possuem limites de caracteres.
Porém, também existem outras ferramentas que fazem esse serviço, como TinyURL, Bit.ly. Porém o mais usado, normalmente, é a fornecida pela Google.
Url – mobi
Quando abrimos sites pelo celular podemos observar que muitos deles possuem um design um tanto quanto diferente do seu equivalente nos PCs. Isso ocorre por meio da extensão “.mobi”, que é basicamente uma opção de endereço para sites em modelo para celulares.
Então, esse tipo de URL faz referências a “sites mobile”, especialmente criados para celulares. Isso é fundamental pois os designs usados em sites para computadores não se adaptam aos formatos de tela dos smartphones. Logo criar uma “versão” para celular, com proporções equivalentes para o aparelho irá gerar um maior conforto aos seus usuários.
Estrutura básica de uma URL
Como dito anteriormente, uma URL é formada por uma série de elementos, são eles Sheme (protocolo) , Subdomínio, Top-level domain (domínio), Second-level domain (extensão) e Subdiretório. Assim como cada um dele é de suma importância para a eficácia de um site.
Sheme
Sheme é o que conhecemos como protocolo, que o servidor da web usará para se conectar ao endereço desejado. Basicamente ele serve para informar o servidor de que tipo de conteúdo você quer acessar, como sites (blogs), transferência de arquivos, dentre outros. Os mais comuns e conhecidos são os “http://” e “https://”
Eles são basicamente a mesma coisa, referentes a sites e blogs e significam “Hypertest Transfer Protocol”. A única diferença é que o “S” no segundo é de “Secure”, e indica que o site é mais seguro. Existem outros como o “mailto://” para envio de e-mail para links e o “ftp://” usado para transferência de arquivos de um computador para o servidor.
Subdomínio
Subdomínio o Subdomain é como uma casa dos fundos com entrada separada. Ele é basicamente a indicação de um site separado, pois muita das vezes as empresas colocam seu site vinculado ao domínio principal. Diferente do subterritório, que é uma página dentro do mesmo site. Ex: blog.meusite.bom (um subdomínio) e meusite.com/blog (um subterritório).
Top-level domain
O Top-level domain (TLD) ou mais conhecido como domínio é basicamente o nome do seu site, ou até alguma frase de efeito, no caso de sites de campanhas. Ele é a parte mais importante de uma URL bem como representa o seu site/blog para quem o procura. Portanto ele funciona como uma espécie “cartão de visitas“, para que assim ele seja lembrado.
Second-level domain
O Second-levem domain é o que conhecemos como extensão e possui um papel muito importante na designação das URLs. São eles que indicam o objetivo, região (como país, estado) e até mesmo nome de empresas. Por exemplo, o “.com” indica que o site é comercial, assim como o “.org” se refere a organizações sem fins lucrativos e “.edu” para escolas.
Extensão também indicam lugares, como por exemplo, quando vemos o “.br” em uma URL significa que o site é brasileiro. Assim como “.us” indica um domínio dos EUA e “.ca” do Canadá, dentre outros. Ou seja, cada país possui uma extensão de URL para indicar que aquele endereço de web pertence ao seu país.
Subdiretório
Os Subdiretórios ou Subdirectory são as indicações de páginas existentes dentro de um site. Como por exemplo, a aba de contato, história ou subdivisão de temas em blogs de informação. Ex: (meusite.com.br/história). E eles são quase ilimitados, assim dependendo apenas do tamanho do site.
E você, já sabia exatamente o significado de URL?
E se gostou do nosso post confira também: IoT – O que é a Internet das Coisas e suas aplicações
Fontes: Escola Educação, Rock Content, Significados e Tech Tudo.
Imagem destacada: Planejar Brasil, Olhar Digital, Tec Mundo, Celular Direto, Ferramentas Inteligentes, Tudo sobre hospedagem de sites, Melhor hospedagem de sites e
Essa matéria URL – O que é, utilidade, como funciona e sua importância foi criada pelo site Segredos do Mundo.
URL – O que é, utilidade, como funciona e sua importância Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário