A pulga é um inseto que pode incomodar bastante o seu pet. Ela é capaz de saltar longas distâncias em relação ao seu tamanho. Por meio de mordidas, cães e gatos podem se coçar ou até mesmo perder os pelos por causa disso.
Caso, existam em grande quantidade no mesmo animal, elas podem levá-lo a morte. Mesmo considerando que isso faz parte da vida do seu animal, é sempre bom se manter alerta.
É interessante também, sempre ficar de olho se o seu animal não pegou pulga, tratando assim que descobrir. Em tempos mais quentes, fica mais fácil desses insetos se reproduzirem e se proliferarem, tornando uma maior chance de ataque ao seu animal de estimação.
Detectando se seu animal está com pulga
Se o seu animal está se coçando com maior frequência, se fica se esfregando nos móveis, além de apresentar maior irritabilidade; podem ser indícios de que ele está com pulga. Entretanto, para ter certeza, verifique a raiz do pelo dele, caso ele apresente pontos pretos com arredores avermelhados, ele está com pulgas.
Como prevenir
Existem vários shampoos específicos para tratamento de pulga e eles devem ser utilizados na medida certa, para maior eficácia. Anti pulgas devem ser recomendados exclusivamente por um veterinário; uma vez que as fórmulas são diferentes para cada animal, não podendo utilizar qualquer um que achar melhor.
Caso ele já tenha se infestado e você não queira usar produtos industrializados, você pode optar por opções caseiras. Pingar solução de óleo de eucalipto na coleira do animal é uma boa escolha, já que ela age de forma protetora para seu pet.
Sua casa deve estar sempre bem cuidada e limpa, de preferência com aspirador de pó; e ao passear com seu cachorro, por exemplo, se certifique dos lugares que ele vá passar.
Como tratar
Para começar o tratamento, você tem que tratar seu animal muito bem em termos de higiene. Deixando ele sempre limpinho, dando banhos frequentes. Entretanto, só banhos não vão fazer a diferença completa. Você precisa garantir que ele esteja vivendo em um ambiente limpo e bem cuidado, para que não pegue pulgas facilmente.
É indicado que você faça um tratamento anti pulgas mesmo que seu cachorro ou gato não possua as pulgas. Porque é um modo de evitar que elas apareçam. Lave suas roupas e as roupas que o animal entrou em contato com água quente, para que sejam eliminados possíveis pragas que entrarem em contato por esses meios.
Verifique a evolução do tratamento, passando uma escova no pelo do seu animal, uma vez que ele vai gostar do carinho; e você vai poder perceber se ele está perdendo muitos pelos e se ainda possui muitas marcas de pulgas pelo corpo. O processo é lento, mas eficaz desde que feito da forma correta. É trabalhoso, porém vale a pena ver seu animalzinho bem e saudável, não é?
E então? Gostou da matéria? Confira também: 13 imagens que revelam como os animais enxergam o mundo
Fontes: Canal do pet, Petz
Imagem: Em, KS detetizadora, Petz, Petlove, Petlove
Essa matéria Pulga – Como identificar no animal, prevenção e tratamento foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Pulga – Como identificar no animal, prevenção e tratamento Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário