Thor é um personagem mundialmente conhecido. Entretanto, antes de surgir a adaptação do Thor “herói” já existia o Thor nórdico. Ele é um deus mitológico nórdico que gosta de batalhas e tem poderes associados aos trovões.
Ele possui uma força descomunal e é dono do martelo Mjolnir, de tal forma que foram feitos por anões em cavernas subterrâneas e atuava com princípios parecidos de um bumerangue. Com ele, Thor é capaz de controlar trovões. Por conseguinte, além do martelo, ele também usa um cinto que se chama megingjord e luvas de ferro especiais, chamadas de Járngreipr.
Ele é musculoso e possui cabelos, barba e olhos vermelhos. Ele representa a força, a tempestade, a cura, a fertilidade e a natureza. Ele protege Midgard e é filho de Odin e Frigga. Ele não é muito inteligente, entretanto sempre está disposto a ajudar os amigos sem questionar.
História de Thor
Desde pequeno, Thor já era bastante forte e não era de fácil controle. Assim ele foi enviado algumas vezes para longe de casa, sendo cuidado por Vingnir e Hlora. Por fim, eles conseguiram controlar Thor rapidamente, o criando de forma sábia.
Ele anda pelos céus por uma biga puxada por dois bodes, Tanngrisnir e Tanngnjóstr. Eles soltam faíscas pelos dentes e cascos. Caso necessário, Thor podia cozinhar esses bodes para se alimentar, os regenerando em seguida com o poder de seu martelo. Para isso, bastava cobrir os ossos dos animais com o couro deles.
Ele está sempre disputando em batalhas contra gigantes. Ele é um deus de bastante bravura, por isso, os vikings se inspiravam por ele usando pingentes na forma de martelo na intenção de serem protegidos por ele. Além disso, também possui um apetite extremamente feroz.
Família
Thor é filho de Odin, o deus mais importante da mitologia nórdica. Em algumas tradições, de fato, Thor é irmão de Meilli, Balder e Váli. Não se sabe muito sobre eles. Meilli é o menos conhecido. Balder é uma divindade menor e Váli tampouco pode ser eventualmente comprovado como figura literária ou se realmente era adorado pelos nórdicos.
Thor é casado com Sif, deusa dos cabelos dourados. Eles são pais de Thrud e Lorrine. Thrud é, sobretudo, uma deusa belíssima, a regente do tempo. Se irritada, fazia nuvens negras e chuvas. Se feliz, o céu permanecia limpo. Possivelmente, ela também era uma Valquíria. Não se sabe sobre Lorrine.
Ele também teve filhos com a giganta Jarnsaxa, em suma são eles: Magni e Modi.
Festas e símbolos em homenagem
Anteriormente, ele tinha uma festa celebrada em seu nome no dia 19 de janeiro, e se chamava Thorrablot. As famílias eram reunidas para saborear pratos especias. No século XIX, ela voltou a ser celebrada na Islândia.
Antigamente, o povo nórdico dedicava um dia da semana a cada deus. Assim sendo, o dia de Thor era na quinta feira, ele inclusive foi nomeado pelo nome do dia.
Morte de Thor
Sua morte vai ser durante o Ragnarok. Batalha essa que vai ser grande e deuses, anões, gigantes e monstros terão participações. Após essa guerra, como resultado, será o fim dos tempos.
Thor será morto pela serpente gigante de Midgard. Ela vive nos oceanos e é capaz de morder a própria cauda. Ele conseguirá matá-la, entretanto, morrerá no processo.
E então? Gostou da matéria? Confira também: Os 11 maiores deuses da mitologia nórdica e suas origens
Fontes: Infoescola, Toda matéria, Mitologia nórdica
Imagens: Neve 2012, Jornal mitológico, Dez mil nomes, Fantasticursos
Essa matéria Thor, quem é? Origem, história e morte do deus nórdico foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Thor, quem é? Origem, história e morte do deus nórdico Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário