Em todo o planeta Terra, existe mais de 500 vulcões ativos. Além disso, pelo menos dez eles estão em erupção a todo o momento, sejam pequenas, com produção de gases e cinzas, ou maiores, como recente erupção do Krakatoa.
No entanto, antes de falar sobre os vulcões ativos, é importante entender o que é um vulcão. Quando placas tectônicas se encontram e movem as rochas sobre elas, criam aberturas por onde o magma passa. Dessa maneira, quando o magma atinge a superfície, está formado um vulcão.
Próximo ao rio Tapajós, na Amazônia, está o vulcão mais antigo do planeta, com cerca de 1,89 bilhão de anos. Entretanto, não existem vulcões ativos no Brasil.
O que é um vulcão ativo?
As atividades vulcânicas podem ser classificas em dois níveis. As iniciais acontecem antes da erupção, sendo que alguns vulcões podem começar esse processo e voltar a adormecer em seguida. Nesse momento, são registrados pequenos tremores, bem como emissão de cinzas e gases.
Já durante as atividades rítmicas, então, acontece a expulsão de lava do interior do vulcão. Isso porque os gases da cratera se expandem tanto que causam explosões, provocando a erupção.
Apesar de famosas por explosões, nem toda erupção acontece dessa forma. Existem vulcões ativos no Havaí, por exemplo, que derramam lava lentamente, diferente dos mais agressivos.
12 principais vulcões ativos ao redor do mundo
Mauna Loa
Este é o maior vulcão do planeta no tipo escudo, ou seja, de erupções lentas. Por causa disso, forma rios de lava na Ilha Grande do arquipélago havaiano. Tem mais de 4.170 de altitude e 90 quilômetros de largura e, portanto, atrai milhares de turistas.
Eyjafjallajökull
O vulcão ficou popular em 2010, por ter fechado o espaço aéreo europeu e ter um nome praticamente impronunciável. Localizado na Finlândia, sua erupção espalhou tantas cinzas no ar que forçou cancelamentos de voos ao redor do mundo.
Nyiragongo
O Nyirangongo está na República Democrática do Congo e chamou a atenção do mundo em 1977, por sua erupção devastadora. Apesar disso, até hoje el continua bastante ativo e entra em erupção com frequência.
Vesúvio
No ano 79 d.C., o Vesúvio entrou em erupção e marcou a história. Isso porque foi responsável pela destruição de Pompeia e Herculano. O vulcão está localizado em Nápoles, na Itália, e não entra em erupção desde 1944.
Etna
Assim como o Vesúvio, também está na Itália. Sua atividade vulcânica e frequente e, portanto, preocupa os habitantes da região da Sicília a cada nova erupção do vulcão.
Colima
O Colima é um dos vulcões ativos da América do Norte. Também chamado de Vulcão de Fogo, ele está em erupção há doze anos. Durante a mais forte delas, em 2005, explosões lançaram bombas de lava a 4 km de distância e nuvens de cinzas numa área de 200 km.
Merapi
O Merapi é um dos 120 vulcões ativos localizados na Indonésia, assim como o Krakatoa. Ele tem quase 3 mil metros de altitude e tem atividades registradas desde o século XVI. Segundo os registros, milhares de pessoas já foram mortas por causa disso.
Santa Helena
Por 127 anos, o Santa Helena se manteve inativo, mas acordou para fazer estragos em Washington, nos Estados Unidos. Isso porque além de afetar uma área de 550 km², provocou danos respiratórios em pessoas a mais de 1.500 km do local e causou um terremoto de 5.1 graus na escala Richter. O vulcão chegou a perder 400 m de altura com a erupção, mas não entra em erupção desde 2008.
Sakurajima
A princípio, o vulcão Sakurajima dava nome à ilha japonesa onde ele estava localizado. Mas, em 1914, derramou tanta lava durante uma erupção que conectou a ilha a uma outra maior. Durante a maior parte do tempo, o vulcão expele gases e cinza, mas eventualmente também tem erupções que geram lava.
Monte Rainier
Uma vez que fica próximo de uma área urbana em Washington, nos EUA, o Monte Rainier assusta. Caso entre em erupção, seria capaz de derreter o gelo da montanha e gerar uma avalanche, além dos problemas naturais que um vulcão pode trazer.
Kilauea
Segundo especialistas, o Kilaeua é o vulcão mais ativo que se tem conhecimento atualmente. Por mais que possa parecer assustador, ele também atrai vários turistas para seus arredores, no Havaí. A fim de oferecer conforto para os turistas, o governo chegou a construir uma estrutura para aventureiros no local.
Tungurahua
Em erupção desde 1999, este é o vulcão mais ativo na América do Sul. Desde 2013, no entanto, não entra em erupção. O Tungurahua está a 5.023 m do nível do mar, no Equador.
Pinatubo
Este vulcão foi responsável pela erupção mais violenta do século XX, em 1991. Localizado a 90 km da capital das Filipinas, Manila, força famílias a se mudarem com frequência, em razão das suas erupções periódicas.
Villarrica
Localizado no Chile, o Villarrica costuma expelir fumaça com frequência, mas não só isso. Em dias que está mais ativo, também pode apresentar lava saindo da cratera, que fica a 800 km de Santiago, com 2.893 m de altura.
Fontes: Educação, Info Escola
Imagens: The Guardian, Interesting Engineering, Popular Mechanics, Big Island Now, Trip Advisor, Mystays, ABC News, Geo Engineer, Chile Travel
Essa matéria Vulcões ativos – O que é e 12 principais ao redor do mundo foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Vulcões ativos – O que é e 12 principais ao redor do mundo Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário