Para os que são menos fissurados, pode ser que o Doutor Estranho só tenho se tornado conhecido após seu filme solo ser lançado. E principalmente após ele ter tido um papel muito importante na guerra final contra Thanos. Entretanto, a história de Stephen Strange é super interessante e faz bastante sucesso entre os fãs de super-heróis.
A primeira vez que Doutor Estranho apareceu nas histórias da Marvel foi em julho de 1963. Inicialmente Strange era apenas uma mestre da magia negra. Entretanto depois da morte de seu mestre, 10 anos mais tarde, que ele recebeu o título de mago supremo. Como resultado, Doutor Estranho é reconhecido dentro da Marvel como o mais poderoso do universo místico.
Primeiramente a história de Stephen Strange começa mostrando sua vida sendo apenas um humano comum. Nascido em 1930, Strange era um neurocirurgião incrível e, por isso, também era extremamente arrogante. No auge de sua carreira ele sofre um acidente de carro e acaba danificando os nervos das mãos. Stephen buscou diversas formas e fez várias cirurgias para recuperar o movimento completo do que era até então o seu maior objeto de trabalho.
Como surgiu o Doutor Estranho
Em sua busca por uma cura, Strange escuta sobre um Ancião no Tibete capaz de fazer um tratamento milagroso em casos que não tinham salvação. Entretanto ele acaba entrando em uma ordem mística onde aprende a manipular e canalizar todo tipo de energia utilizando-as com artes marciais e magia.
Você se lembra de Vingadores? Foi o Doutor Estranho quem viu mais de 14 milhões de futuros e em apenas um seria possível derrotar o vilão Thanos. Inicialmente fica difícil entender como ele sabia do futuro e mesmo assim entregou uma joia do infinito para o inimigo. Entretanto no encerramento da saga é possível perceber que tudo o que ele fez foi seguir os passos da única chance que eles tinham de vitória.
Doutor Estranho possui alguns acessórios que o auxiliam durante as batalhas e aumentam o seu poder.
- Capa de levitação – Ela faz com que ele consiga voar e ainda o protege de ataques físicos do inimigo.
- Livro de Vishanti – possui vários feitiços.
- Olho de Agamotto -O colar que Strange usa com a joia do infinito. Ele revela ilusões, evita magias, gera rajadas e energia e ainda protege seu detentor.
- Sanctum Sanctorum – A casa de três andares que Doutor Estranho mora. Ela foi construída em um terreno que é ponto de confluência de energias sobrenaturais. Não é um acessório, mas ajuda o herói.
Suas histórias também foram marcadas por alguns fortes personagens. Por exemplo:
- Dormammu – Maior inimigo do Doutor. É o vilão que aparece no seu filme solo. Ele utiliza a Dimensão Negra para atacar a Terra.
- Clea – Feiticeira e sobrinha de Dormammu. Apesar disso, Clea é o par romântico do herói nos quadrinhos.
- Wong – Guardião da residência de Strange. Além disso, Wong aparece no filme solo do herói e em Vingadores.
Curiosidades sobre o herói
Stephen Strange não era um vingador
Diferentemente de suas participações nos filmes dos Vingadores, nas HQs ele nunca fez parte do grupo. É claro, durante suas histórias ele já lutou com os Vingadores, mas ele só fez parte dos Novos Vingadores, dos Illuminati e liderou os Defensores.
Doutor Estranho quase virou uma série
Em 1978 a Universal produziu um filme em formato de episódio-piloto. O ator que interpretava o herói era Peter Hooten. Entretanto, a história do filme fugia um pouco da HQ. Strange era orfão, estudava psiquiatria e, principalmente, não sofreu um acidente que afetava suas mãos. Ele apenas possuía um visual psicodélico.
Reduziram seus poderes
No período dos anos 80, os poderes de Stephen competia de igual para igual com grandes entidades e seres abstratos. Em determinado momento, ele chegou a lutar contra Adam Warlock, também herói da Marvel, que usava a manopla do infinito. Por estar quase acima de todos em termos de poder, ele acabou perdendo forças durante um tempo. Após isso ele ainda voltou a ter certo destaque, mas não como antes.
Seu par romântico foi uma vilã
Como dito anteriormente, Strange se envolve com a feiticeira Clea. Inicialmente ela foi colocada para observá-lo e gerar informações para seu tio Dormammu. Entretanto, ela passa a admirar o herói e o alerta sobre o real motivo de estar ali. Dormammu pune a feiticeira prendendo-a em outra dimensão, mas o Ancião a salva. Enviada para Terra, Clea acaba reencontrando Strange e se apaixona por ele.
Seu parceiro Wong
Inicialmente Wong aparece na história como um servo do Mago Supremo. Mas com o decorrer do tempo ele se torna amigo de Strange e passa a acompanhá-lo. Além disso, foi ele quem treinou o herói em combates corpo-a-corpo.
Nomes semelhantes
Vários personagens em outras HQs tiveram nomes semelhantes ao Doutor Estranho. Apesar de ser o primeiro, já houve confusão entre os personagens. Dá uma olhada nos nomes:
- Doc Strange – Nedor Comics
- Doutor Strangelove – Stanley Kubrick
- Hugo Strange – DC Comics
- Doutor Destino – DC Comics
- Doutor Orpheus – The Venture Boys
Inspiração para criar o herói
Na hora de criar o Doutor Estranho, Stan Lee e Steve Ditko tiveram uma grande inspiração – Chandu, o mágico. Ele fazia parte de um programa de rádio em que contava a história de um mágico talentoso que trabalhava também como agente secreto. Como resultado, em 1932 a história virou um filme.
Investimento de colecionadores
Algumas edições das HQs de Doutor Estranho são vendidas a colecionadores por valores muito altos. Por exemplo, uma cópia perfeita da primeira aparação do herói foi vendida por 61 mil dólares em um leilão. Em seguida, a primeira aparição do vilão Barão Mordo custou 9 mil dólares, enquanto o Conto de Origem de Strange custou 8 mil dólares. Na HQ em que Strange encontra pela primeira vez o Olho de Agamotto e o Manto da Levitação, gastaram 2,5mil dólares. Em resumo, as primeiras aparições valeram muito para a franquia.
Influência musical
Você sabia que o Doutor Estranho foi inspiração para a banda Pink Floyd? Em resumo, a capa do CD A Saucerful of Secrets se inspirou na HQ Strange Tales. Além disso, ele também é citado na música Mambo Sun, de T. Rex. Logo na abertura eles cantam I’m Doctor Strange for you. O que será que isso significa?
Produto ilícitos
Surpreendentemente, Stephen Strange ficou famoso entre usuários de drogas. Isso por que o uso de cores vivas e o aspecto psicodélico das ilustrações eram muito atraentes para o público. Ken Kesey, um testador de drogas experimentais, chegou a afirmar que gostava de ler as HQs com os amigos depois de usarem algumas coisas. Além disso, os próprios escritores da revista já contaram que usavam LSD enquanto escreviam as histórias do herói.
Gostou de saber um pouco mais sobre ele? Em seguida vamos pular para o universo da DC com essa matéria: Mulher Maravilha – História, poderes e atrizes por trás da super-heroína
Imagens: Pinterest, Superinteressante, Pinterest, Amazon, Elo7, Pinterest, Denofgeek, Digitalspy, Cbr, Cinemacomrapadura, Amazon, Einerd
Fontes: Omelete, Legiaodosherois, Canaltech
Essa matéria Doutor Estranho, quem é? História, poderes e curiosidades do herói da Marvel foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Doutor Estranho, quem é? História, poderes e curiosidades do herói da Marvel Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário