Capitão América é a identidade heroica de Steve Rogers. O personagem nasceu em 1941, na revista Captain America Comics #1. Além disso, ele foi criado por Joe Simon e Jack Kirby.
O Capitão fez parte de um movimento patriota que trazia super-heróis, principalmente, atuando na Segunda Guerra Mundial. Steve atuava ao lado de Bucky no combate contra nazistas, o que fez com que sua popularidade ficasse reduzida ao fim da guerra.
Antes de se tornar herói, entretanto, Steve era um jovem franzino que só conseguiu suas habilidades graças aos efeitos de um soro de supersoldado.
Origem do Capitão América
Apesar de ser um dos personagens mais importantes da Marvel, o Capitão América surgiu quando a editora ainda se chamava Timely Comics. A princípio, ele se chamaria Super America, mas o nome foi mudado antes da publicação.
Além disso, sua principal marca, o estudo redondo, também foi alterada. Antes desse escudo, ele utilizada um de formato triangular, muito parecido com o utilizado por um outro herói dos quadrinhos. Assim, com medo de problemas com plágio, o formato foi alterado.
Steve Rogers nasceu em 4 de julho de 1920, filho de imigrantes irlandeses. O garoto tinha muitos problemas de saúde, mas tinha vontade de entrar no exército para lutar na Segunda Guerra Mundial. Disposto a fazer qualquer coisa para isso, sobretudo, ele aceita participar de um experimento de supersoldados e ganha os poderes de Capitão América.
Logo após o fim da guerra, o interesse do público por super-heróis caiu muito. Numa tentativa de renovação, editores substituíram Bucky pela Golden Girl, Betty Ross. Além disso, o Capitão passou a lutar contra comunistas, durante a Guerra Fria, mas não conteve o fracasso.
Renascimento
Na década de 60, o Capitão América foi revivido com histórias de Stan Lee. Foi revelado que o personagem tinha caído com um avião no Atlântico Norite, onde ficou congelado em animação suspensa por anos. Assim, ele foi apresentado a uma nova geração de leitores e passou a liderar os Vingadores.
Na nova fase, ele ainda enfrentava vilões nazistas, bem como os neo nazistas da Hidra ou tecnológico como Modok. Já nos anos 70, ele lutou contra uma organização racista inspirada na Ku Klux Klan e se uniu ao Falcão. Durante este período, a revista do personagem passou a se chamar Captain America and the Falcon.
Apesar da reformulação, o personagem também ganhou novas histórias que se passavam na Segunda Guerra Mundial. Entre elas, foram incluídas aventuras ao lado de Tocha Humana, Namor, Union Jack e Spitfire, no grupo Invasores.
Enquanto isso, na era moderna, Steve Rogers tinha dificuldades para se adaptar. Por causa disso, ele atuava praticamente em tempo integral como super herói, e só no fim da década passou a se dedicar à vida particular.
A vida de Steve mudou quando ele recebeu uma grande quantia em dinheiro do exército, pelos seus anos de desaparecimento. Com esse dinheiro, então, criou uma rede de informações para atuar em suas missões.
Guerra Civil
A Guerra Civil dos super heróis aconteceu quando o governo dos EUA propôs uma lei de registro de super-humanos. De um lado, o Capitão América se colocou contra a lei e criou os Vingadores Secretos, em oposição ao Homem de Ferro.
Os grupos liderados pelos dois heróis entraram em várias batalhas, sendo que a última delas foi vencida pelo Homem de Ferro. Na verdade, o lado do Capitão estava se dando melhor, mas ele acabou se entregando para por fim aos estragos na cidade.
Logo após o fim do arco, o Capitão foi levado a julgamento. Quando estava nas escadarias do Capitólio, entretanto, acabou sendo baleado nos joelhos e no estômago e morreu a caminho do hospital.
A partir da morte do personagem, surgiu a minissérie Capitão América: Morre Uma Lenda. Na história, personagens como Wolverine, Novos Vingadores, Poderosos Vingadores, Clint Barton, Homem-Aranha e Tony Stark reagem à morte do herói. Mais tarde, Steve retornou na minissérie Reborn.
Outros Capitães
Ao longo da história, o Capitão América passou por várias mudanças. Entre elas, estão diferentes personagens que assumiram a identidade do herói nos anos 80 e 90.
Isaiah Bradley
Em histórias mais atuais, foi revelado que o primeiro Capitão América na verdade foi Isaiah Bradley. O soldado negro é o avô do Patriota, líder dos Jovens Vingadores.
Espírito de 76
Logo após o desaparecimento de Steve Rogers, o exército convocou William Naslund, o herói Espírito de 76, para assumir o manto. Ele continuou atuando depois da guerra e morreu ao salvar John Fitzgerald Kennedy de uma tentativa de assassinato antes dele se tornar presidente.
Jeff Mace
Jeff foi convocado para o lugar de William Naslund como novo Capitão e atuou até se aposentar.
William Burnside
Na virada dos anos 50 para 60, William Burnside descobriu a fórmula do soro do supersoldado e injetou em si mesmo. Entretanto, ele acabou ficando insano e se transformou no vilão Grande Diretor, que cometeu suicídio.
John Walker
Por fim, durante uma fase, Steve Rogers foi impedido pelo governo dos EUA de atuar como Capitão América. Nessa época, ele passou a atuar como o Capitão, com um uniforme preto. Assim, o cargo de Capitão América ficou com John Walker. Como ele era muito violento, ele e Rogers acabaram entrando em confronto.
Fontes: Marvel Database, Rika, Observatório do Cinema
Imagens: Marvel Fandom, Marvel Fandom, 9to5 Toys, CB
Essa matéria Capitão América, quem é? Origem e história do personagem da Marvel foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Capitão América, quem é? Origem e história do personagem da Marvel Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário