Shakti é a deusa do hinduísmo que representa a força divina. Ou seja, á ela que é capaz de destruir forças demoníacas e aplicar o equilíbrio ao universo. Como deusa mão e fonte de tudo, Shakti também é responsável pela mudança do mundo.
Ao mesmo tempo, o nome pode ser dado à energia presente em todos os deuses. Dessa maneira, Shakti pode ser representada em Laskshmi, como energia de Vishnu; ou Parvati, como energia de Shiva, por exemplo.
A deusa, ou energia divina, também é chamada de Devi ou Mahadevi.
Deusa
Na forma de deusa, Shakti também é chamada de Amma em algumas regiões do sul da Índia. Na região, também já vários templos dedicados à deusa e várias de suas encarnações. Uma vez que representa toda a força divina, é adorada por ser capaz de repelir ameaças às vilas, bem como de curar as doenças de seus habitantes.
Além de poder e criação, suas principais atribuições são proteção, comunicação e feminilidade. O número seis e a flor de lótus também costumam ser ligados a representações da deusa.
Como representante de energia divina, Shakti se manifesta dentro de todos os seguidores do hinduísmo. Sendo assim, a energia permite demonstrações de inteligência, força de vontade, ação, clareza de comunicação e até mesmo mágica.
Manifestações de Shakti
Sarasvati
Sarasvati está ligada a conhecimento, música e artes. Assim como Lakshmi e Parvati, faz parte da trindade de deusas do hinduísmo. Costuma ser representada com roupas brancas, com um cisne ou um pavão. Além disso, de acordo com a mitologia, os Vedas são filhos diretos da deusa.
Gayatri
O nome simboliza um tipo de métrica comum nos hinos dos vedas. Além disso, a deusa também é uma forma de Sarasvati, ou uma representação feminina de Brahma.
Lakshmi
Nesta forma, a deusa está associada à riqueza e à generosidade. Mulher de Vishnu, também é chamada de Shri e pode ter diferentes nomes dependendo de com qual avatar de Vishnu se casou. Seus principais aspectos são a terra (Bhudevi) e a luz (Shridevi).
Radha
É a Shakti de Krishna, também identificada como Grande Deusa. O amor entre os dois tem símbolos esotéricos de um amor divino, não mundano, e é apresentado como o amor eterno. Juntos, os dois representam a Realidade Absoluta.
Parvati
É a deusa ligada a Shiva, considerada uma das formas de Shakti. Segundo a tradição Shakta, ela é a mãe de todos os Devas e Devis, além de incorportar toda a energia do universo. Por outro lado, a deusa também tem aspectos terríveis em sua personalidade.
Durga
Durga é a forma invencível de Shakti e, portanto, invocada em situações de maior dificuldade. Sobretudo, tem poder auto-suficiente. Ela também é encarada como uma forma guerreira de Parvati. Além disso, às vezes é encarada como uma forma de Kali, apesar de serem fisicamente diferentes. Durga é clara, bela e repleta de ornamentos de ouro e pedras preciosas.
Kali
Primeiramente, Kali é a deusa ligada à destruição e à morte. Tem aparência negra e terrível, ligada a símbolos de morte, assim como cadáveres, sangue e cabeças decepadas. Por outro lado, também pode assumir a forma de uma bela jovem, já que também é uma representação da Grande Deusa, Shakti.
Chamunda
Esta forma é uma das sete Deusas Mães, apesar de ser uma das formas terríveis de Shakti. Seu nome combina os nomes de dois demônios, Chanda e Munda, que foram destruídos em batalha. Chamunda também costuma ser associada a Kali, em rituais de oferenda de animais e vinhos.
Lalita
Lalita também é conhecida como Tripura Sundari. Tripura significa Três Mundos, enquanto Sundarai representa A Mais Bela. Sendo assim, a deusa é vista como a mais bela entre todos os mundos conhecidos.
Fontes: Summit, Sagrado Feminino, Misticismo Natural
Imagens: Yoga Matters, Vedic Feed, Alto Astral, Adorando Krishna, Flor de Lótus, Soolaba’s Blog, Yoga, The Sentinel, india facts, dreamstime, Motherhouse of the Goddess
Essa matéria Shakti – História da deusa hindu que representa a força de toda a criação foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Shakti – História da deusa hindu que representa a força de toda a criação Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário