terça-feira, 23 de junho de 2020

Waze – Origem, funcionalidade e tecnologia do aplicativo

Provavelmente você já ficou perdido no trânsito sem saber onde estava. Ou até mesmo já precisou chegar a algum lugar e não sabia o trajeto. Pois bem, eis que surge a Waze! Contudo, não foi de uma hora para outra. A empresa surgiu a partir de uma startup israelense fundada em 2007 por Uri Levine.  Deste então, idealizou outras 13 startups com êxito. 

Basicamente, em 2018 o aplicativo de navegação por GPS obteve o resultado de 110 milhões de usuários ativos. Em síntese, o aplicativo é fomentado por informações que vêm do movimento em tempo real de cada condutor. Segundo Levine o objetivo da criação do Waze foi para solucionar o desperdício de tempo no trânsito. E, a partir disso, buscar rotas alternativas para maximizar o tempo.   

No entanto, o que significa Waze? O termo é derivado da palavra em inglês “ways”, que significa caminhos. Assim, a pronúncia da palavra no plural remete a Waze. O vocábulo, contudo, reporta a ideia de “diversos caminhos”, ou seja, forma de chegar a um destino.   

Em 2013, o Google comprou o Waze por 1,1 bilhão de dólares, ou seja, 5,3 bilhões de reais. Entre os aplicativos adquiridos pelo Google esse foi o mais caro. Além disso está entre os dez primeiros numa relação de 236 que pertencem a empresa.  

Waze - Origem, funcionalidade e tecnologia do aplicativo
Imagem: TecStudio

Uri Levine, criador do Waze

Assim que criou o Waze, com a participação de Ehud Shabtai e Amir Shinari, Levine tinha o intuito de amenizar os congestionamentos. Porém, no início, ele percebeu que o processo estava inverso, ou seja, por muitas vezes acumulou engarrafamentos.

Após vender o Waze para o Google, Levine foi o único que não aceitou cargo de diretoria na empresa. Com isso, parte dos 38 milhões de dólares obtidos com a venda foi investida em novas startups.  Inicialmente, o aplicativo de navegação não tinha mapa, porém foram criados do zero pelos próprios usuários. Logo, a startup criou ferramentas de edição para que os usuários pudessem aprimorá-los. 

Levine já disse em entrevista que a primeira versão do GPS era em PDA, ou seja, um assistente pessoal digital. No início, o empreendedor se deparou com muitos “nãos” de investidores, e, a partir disso, descobriu que “existem 100 maneiras de dizer não”. 

Lançado em Israel, primeiramente, e em 2010 o aplicativo foi divulgado no mundo. Dessa forma, era lançado uma versão e com o feedback dos usuários corrigiam possíveis erros. Em 2011, o Waze já era considerado maior que outros aplicativos de GPS. O aplicativo funciona em 75 países e foi traduzido em cerca de 50 idiomas. 



Expansão da plataforma

Baseado no programa Connected Citizens, o Waze consegue mapear informações dos trajetos para ajudar parceiros governamentais no planejamento urbano ou em operações de infraestrutura. No Brasil, o Waze chegou em 2012. Durante a Olimpíada do Rio de Janeiro, por exemplo, em 2016, o aplicativo permitiu a troca de informações com o governo.

Com isso, conseguiu a redução de até 27% dos engarrafamentos em horários de pico. Em geral, informações da plataforma podem auxiliar nas melhorias urbanas. Outros tipos de auxílio estão ligados a interdição de vias em dias e horários específicos.  

Waze - Origem, funcionalidade e tecnologia do aplicativo
Imagem: TechTudo

Ampliando a tecnologia, o aplicativo criou o Waze Carpool  que funciona como carona do Google. Em síntese funciona da seguinte forma:  serviço, passageiro e motorista com o mesmo trajeto em um horário específico e, assim, dividem os custos da viagem e gastos com a manutenção do carro.  

A plataforma colaborativa pode ser encontrada tanto em Android, quanto em iPhone (iOS). Ao utilizar o aplicativo tem-se acesso aos dados dos usuários do Waze para sugerir pessoas que queiram compartilhar a viagem. A iniciativa sé similar ao BlaBlaCar, por funcionar sem a intenção de ganhar dinheiro como motorista profissional.  

Waze - Origem, funcionalidade e tecnologia do aplicativo
Imagem: The Verge

Uma das novidades do Waze é a possibilidade criar anúncios dentro da plataforma. Veja três tipos: 

  • Busca: os anúncios surgem quando um usuário procura por um endereço na área de pesquisa. O anúncio aparece com seu nome e logo, indicando seu negócio como destino. Com isso, é possível obter instruções, salvar a localização, salvar a oferta ou ligar para o seu negócio.  
  • Pino: cadastro da localização da empresa. Quando o usuário clica na imagem aparece o PopUp de anúncio parcialmente na tela.   
  • TakeOver (Ou Speed Zero): anúncio surge quando o usuário está parado. Ademais, ocupa a maior parte da tela, ou seja, maior visibilidade. 

Erros do aplicativo

Algumas pessoas ainda acreditam que o aplicativo utiliza satélites para monitorar rodovias e avenidas. Entretanto, a informação correta é o uso da latitude e longitude, traduzida pelo celular para montar de um mapa real. A inteligência artificial indica o traçado e a disposição das ruas, assim como indica a forma que as pessoas estão dirigindo. Mas, nem tudo funciona de forma correta.

Por exemplo: em 2017 o aplicativo enviou motoristas para Avenida 23 de maio em São Paulo, indicando trânsito vazio, porém não procedia a informação. Como resultado disso, um congestionamento foi formado devido a um bug admitido pelos responsáveis do software.  

Outro exemplo aconteceu nos Estados Unidos, onde moradores de pequenas cidades não gostaram de o Waze usar a rota como alternativa para regiões urbanas. Com isso, devido aos congestionamentos, os moradores começaram a relatar buracos nas vias como forma de burlar o sistema do GPS.  

Waze - Origem, funcionalidade e tecnologia do aplicativo
Imagem: Baixaki

7 funções do Waze

Integração com o Spotify 

A configuração inicial deve ser feita no app de música em Streaming, na função Navegação com Waze. A patir disso, o ícone do Spotify vai ser exibido no mapa do Waze. 

Avisos sobre estacionamento 

O aplicativo mostra os estacionamentos próximos, e, além disso, identifica no mapa o local onde você estacionou o carro.  

Alerta de velocidade 

O sistema do Waze indica na tela o limite de velocidade das ruas e vias. Sendo assim, avisa em casos de ultrapassagem do limite. Como resultado disso, é uma forma de evitar multas e também um método de segurança.  

Sem atrasos 

A alternativa de Rota em Percursos Planejados auxilia a programar horários e evitar possívis atrasos. 

Preferências de trajeto 

A versão do Waze é programada para indicar o trajeto mais rápido. Além disso, traz a opção de selecionar o caminho mais curto. Entre outros itens estão: evitar pedágios, vias expressas ou estradas de terra. 

Mapa personalizado 

Nessa opção é possível escolher a personalização do mapa. Ou seja, ícones dos carros exibidos, cores e temas dos mapas e quais elementos são exibidos, como outros motoristas, radares e avisos de retenções. 

Compartilhe trajetos  

No Waze é possível compartilhar uma rota com outra pessoa. Por meio desse recurso, é possível partilhar um trajeto com um contato para que ele acompanhe seu caminho até chegar ao destino em tempo real.  

Waze - Origem, funcionalidade e tecnologia do aplicativo
Imagem: Acontecendo Aqui

Gosta de assuntos sobre tecnologia? Então veja sobre Lenovo – História e evolução da multinacional chinesa de tecnologia

Fontes: Exame El País CanalTech CNT Celular Direto Meio Bit

Imagens: TecStudio Acontecendo Aqui Baixaki TechTudo The Verge Gizmodo

Essa matéria Waze – Origem, funcionalidade e tecnologia do aplicativo foi criada pelo site Segredos do Mundo.


Waze – Origem, funcionalidade e tecnologia do aplicativo Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário