sexta-feira, 12 de junho de 2020

Pac-Man – Origem, história e sucesso do fenômeno cultural

Pac-Man é um personagem de vídeo game extremamente popular dos anos 1980. Ele foi apresentado ao mundo em arcade, no dia 22 de maio de 1980, no Japão. O jogo chegou aos Estados Unidos cinco meses depois e rapidamente alcançou a marca de 100 mil cópias vendidas.

Além da versão de arcade, Pac-Man também foi adaptado para o Atari 2600. Ao longo dos anos, o jogo ganhou dezenas de versões atualizadas para os consoles mais modernos. No Brasil, o personagem ficou conhecido por Come-Come também foi um sucesso.

Sobretudo, a ideia do jogo era controlar um personagem amarelo comendo pastilhas dentro de um labirinto. Ao mesmo tempo, o jogador deve escapar de quatro fantasmas que tentam derrotá-lo.

Origem

Pac-Man - a história por trás do fenômeno dos vídeo games
Home Leisure Direct

Primeiramente, Pac-Man foi criado pelo designer Toru Iwatami. O desenvolver da Namco queria um conceito diferente dos jogos de tiro, unanimidade da época A princípio, Iwatami revelou que teve a inspiração para o personagem ao observar uma pizza sem uma fatia.

No entanto, a origem do personagem também tem outras versões. De acordo com o próprio Iwatami, o visual do Pac-Man foi inspirado pela escrita japonesa da palavra “kuchi”, boca.

Assim que foi criado, o personagem era conhecido como Puck-Man. Em japonês, as grafias de puck e pac são iguais, paku. Segundo a mitologia do país, Paku era conhecido por ter muita fome. Além disso, a palavra funciona como onomatopeia para abrir e fechar a boca ao comer.

Por outro lado, o nome Puck soa muito parecido com um palavrão em inglês. Assim, quando o jogo foi levado para os EUA, a Namco optou por chamá-lo de Pac-Man.



Sucesso

Pac-Man - a história por trás do fenômeno dos vídeo games
GamePress

Apesar de lançado no Japão primeiro, foi com a chegada nos EUA que ele fez sua marca na cultura pop. O sucesso do jogo foi tão impressionante, que com apenas uma década de publicação acumulou US$ 1 bilhão, somente nos fliperamas dos EUA.

Ao longo da década seguinte, o valor mais que dobrou, chegando a US$ 2,5 bilhões. Atualmente a franquia já arrecadou quase US$ 13 bi ao redor do mundo. Isso significa que ele fica atrás apenas de Space Invaders (com quase US$ 14 bi) na lista de mais rentáveis do mundo.

Desde a primeira versão nos fliperamas, Pac-Man já ganhou mais de 30 continuações. O personagem, inclusive, faz aparições em jogos que vão além da sua própria franquia. Em Super Smash Bros, por exemplo, a bolinha amarela é selecionável como um dos lutadores.

Ms. Pac-Man

Pac-Man - a história por trás do fenômeno dos vídeo games
TecMundo

Quando criou o jogo, Toru Iwatani queria atrair o público feminino para o formato menos agressivo e violento. Apesar disso, os fliperamas ainda eram um espaço majoritariamente masculino. Dessa maneira, o desenvolvedor precisou criar uma nova alternativa.

No entanto, a solução acabou surgindo de uma maneira inesperada. O sucesso de Pac-Man inspirou a criação do jogo Crazy Otto. Com jogabilidade praticamente idêntica e uma versão feminina do personagem principal, o jogo não tinha nenhuma ligação com a Namco.

Dessa maneira, a Midway, dona dos direitos de Pac-Man nos EUA, acabou comprando Crazy Otto e lançando sob o nome Ms. Pac-Man. O jogo trazia inovações como novos labirintos e mais velocidade.

Fenômeno cultural

Pac-Man - a história por trás do fenômeno dos vídeo games
Bojogá

Logo após o sucesso nos games, a franquia ganhou força em outras mídias. Em 1982, o personagem ganhou uma versão para série animada chamada Pac-Man Fever. O desenho era produzido por Hanna-Barbera, responsável por clássicos como Flintstones e Jetsons.

Além disso, o personagem foi o primeiro mascote dos vídeo-games. Desde sua primeira aparição, marcou produtos como bonecos, camisetas, mochilas e vários outros. Rapidamente, ele se tornou um dos nomes dos jogos mais reconhecidos fora da mídia.

Por fim, sua influência no mundo dos jogos é tamanha que até mesmo criadores de GTA disseram que o jogo é como Pac-Man. De acordo com desenvolvedores, os dois jogos tratam de um personagem que avança sobre pontos no mapa (pedestres/pastilhas) enquanto são perseguidos por seus inimigos (polícia/fantasmas.

Curiosidades sobre Pac-Man

Pac-Man - a história por trás do fenômeno dos vídeo games
Google

Obra de arte: O jogo original, de 1980, é um dos 14 que fazem parte da coleção de jogos do Museu de Arte Moderna de Nova York.

Power-up: Pac-Man foi o primeiro jogo a incluir a mecânica de poder temporário por meio de um item. A ideia foi inspirada na relação do Popeye com o espinafre.

Fantasmas: Cada um dos inimigos do jogo tem uma personalidade diferente. Isso fica claro quando observamos seus nomes em japonês: vermelho Oikake (Perseguidor), o rosa Machibuse (Emboscador), o azul Kimagure (Instável) e laranja Otoboke (Estúpido). Em inglês, os nomes foram traduzidos como Blinky, Pinky, Inky e Clyde.

Partida perfeita: Apesar do jogo não ter fim, pode ter uma partida perfeita. Ela consiste em terminar 255 fases sem perder vidas e coletar todos os itens do jogo. Além disso, todos os fantasmas devem ser consumidos a cada uso de power-up.

Google: Para homenagear a franquia de jogos, o Google fez um doodle com uma versão jogável de Pac-Man no aniversário de 30 anos do game.

Fontes: Tech Tudo, Canal Tech, Correio Braziliense

ImagensCNNHome Leisure DirectGamePressTecMundoBojogáGoogle

Essa matéria Pac-Man – Origem, história e sucesso do fenômeno cultural foi criada pelo site Segredos do Mundo.


Pac-Man – Origem, história e sucesso do fenômeno cultural Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário