quarta-feira, 10 de junho de 2020

Dia dos Namorados – Origem e por que é comemorado em 12 de junho

Sentiu um clima de romance no ar? No dia 12 de junho comemora-se o Dia dos Namorados no Brasil. Apesar de ser uma data comemorativa, não está incluída no calendário oficial. Porém, envolve todos os casais apaixonados, perpetuando a tradição de troca de presentes ou mensagens.

Apesar de comemorada no período das festas juninas no nosso país, em outros países o dia oficial do “amor” é 14 de fevereiro. Ou seja, Dia de São Valentim – o popular Valentine’s Day.  

Muitas pessoas associam a data apenas pelo dia de Santo Antônio, mas, na verdade, há diferentes situações que explicam o surgimento da data. Por exemplo, na Roma Antiga a celebração estava relacionada a um festival chamado Lupercalia, que marcava a primavera no calendário romano, dia 15 de fevereiro. 

Durante o festival, um jarro de cerâmica continha o nome das moças solteiras. No recipiente, os rapazes sorteavam a companheira para as festividades do dia, e de demais eventos, até o próximo ano. No entanto, devido a convivência muitos casais casavam. O festival durou cerca de 800 anos, porém foi alterado a partir do surgimento do cristianismo. 

Dia dos Namorados - origem e por que é comemorado em 12 de junho?
Imagem: Jaú Serve

Dia dos Namorados – 12 de junho

Na comemoração brasileira, a história está representada pelo frei português Fernando de Bulhões, ou seja, Santo Antônio. Durante as pregações religiosas, sobretudo, o frei fazia referência à importância do amor e do casamento. Desta forma, a partir dos seus posicionamentos, ficou conhecido como “santo casamenteiro”, após  ser canonizado. 

Contudo, o Dia dos Namorados em 12 de junho é celebrado um dia antes de Santo Antônio, ou seja, 13 de junho. Isso ocorre devido a fama de Santo Antônio no Brasil. Principalmente entre as mulheres, em algumas regiões é comum fazer simpatias ao santo para arrumar um namorado ou marido.  

Dia dos Namorados - origem e por que é comemorado em 12 de junho?
Imagem: Zoom.me

Outra explicação para a comemoração em 12 de junho não tem uma história romântica. Segundo consta comerciantes paulistas associaram a data próxima ao Dia de Santo Antônio e, portanto, também era um período de menor vendas, ou seja, era a oportunidade de alavancar o comércio. 

Por fim, no final da década de 1940, João Dória, hoje governador de São Paulo, criou o slogan “Não só de beijos vive o amor”. Com isso, 12 de junho foi fixada aos casais para que pudessem presentear.  



São Valentim – Valentine’s Day 

A história de São Valentim vem do Império Romano quando era bisco católico e foi proibido de celebrar casamentos sob ordem do imperador romano Claudius II. Em contrapartida, São Valentim não cumpriu a ordem continuando a conduzir os casamentos, porém, de forma discreta. No entanto, foi condenado à morte.

Apesar da situação, continuou recebendo, na prisão, mensagens de pessoas que acreditavam no amor e no casamento. Mesmo assim, em 14 de fevereiro do ano 270 São Valetim foi decapitado. Contudo, a data passou a ser celebrada pelos namorados tanto na Europa, quanto nos Estados Unidos, no século XVIII.  

Dia dos Namorados - origem e por que é comemorado em 12 de junho?
Imagem: Canção Nova

Outros países

Assim como em vários países, os Estados Unidos denominam o Dia dos Namorados como Valentine’s Day, em 14 de fevereiro homenageando o Dia de São Valentim. Diferentemente do Brasil, os americanos estendem a comemoração entre amigos, filhos, e aqueles que amam em geral. Contudo, permanece a troca de presentes. 

No Japão a comemoração também é no dia 14 de fevereiro. Porém, o costume são as mulheres presentearem seus parceiros com chocolates com sabor específico, conforme o tipo de relação. Assim, no dia 14 de março, os homens presenteiam suas parceiras com chocolate branco, ao qual chamam de “ Dia Branco”. 

A Coreia do Sul segue praticamente a mesma ideia do Japão, porém acrescentam mais uma data. Assim, dia 14 de abril, os solteiros se vestem de preto, conhecido como “Dia Preto” e se reúnem para jantar.  

Entretanto, na Argentina, são sete dias comemorando o Dia dos Namorados, pois celebram a “Semana de la Dulzura” – Semana da Doçura, que compreende entre os dias 1º e 7 de julho. A tradição acontece desde 1989, após uma empresa de doces elevar as vendas com a ideia “Um doce por um beijo”. Assim, as pessoas trocam diferentes doces para comemorar.  

Na Finlândia o dia 14 de fevereiro é conhecido como o “Dia dos Amigos”. Dessa forma, os amigos festejam e também trocam presentes.  

Então, gostou de saber mais sobre a origem da comemoração dos apaixonados? Veja Surpresas para namorada – Ideias incríveis para surpreender seu amor 

Fontes: Sua Pesquisa Infoescola Mega Curioso

Imagens: Boas Vendas Canção Nova Jaú Serve Zoom.me

Essa matéria Dia dos Namorados – Origem e por que é comemorado em 12 de junho foi criada pelo site Segredos do Mundo.


Dia dos Namorados – Origem e por que é comemorado em 12 de junho Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário