Normalmente a dor é um sinal de alerta, ou seja, algo não está normal no corpo. Quando se fala sobre dor na nuca, várias possibilidades devem ser analisadas. Muitas pessoas associam ao mal jeito ou, até mesmo, ao estresse. No entanto, é preciso estar atento aos sinais do corpo.
Apesar desse tipo de dor não ser associado a problemas de saúde, sentir o pescoço mais rígido pode, sim, indicar problemas mais sérios. Como por exemplo, meningite ou aneurisma. Contudo, a dor na nuca pode apresentar outros sintomas, tais como: dores na cabeça, no pescoço e até febre.
As causas mais comuns da dor na nuca, basicamente, são devido a hipertensão arterial, tensão muscular ou também relacionada à ansiedade. Ademais, as dores podem ter origem em casos de enxaqueca e, consequentemente, estarem relacionadas a alguma doença neurológica.
Em casos de tonturas, vômitos, febre e palpitação cardíaca ou se a dor permanecer por 48 horas é necessário procurar um médico. Ainda assim, há casos de dores mais leves que desaparecem em alguns dias.
O que pode causar a dor na nuca?
Torcicolo e contratura muscular
Nessas situações, a dor vem de uma contração excessiva nos músculos da região que compreende o pescoço e a parte superior das costas. Ainda assim, outros fatores podem contribuir com o quadro, como por exemplo, demasiado esforço físico, má postura e, aliás, também o estresse.
Contudo, a dor na nuca, nessa ocasião, pode acometer rigidez no pescoço que advém da postura errada ou o uso de travesseiros inadequados. Apenas compressas de água quente podem não resolver o problema. Assim, é necessário que haja a correção da postura ou de qualquer fator que esteja causando a tensão.
Ademais, tentar reduzir o estresse também ameniza o quadro. Em caso mais intensos o médico poderá indicar relaxantes musculares, analgésicos ou até mesmo encaminhar à fisioterapia.
Hérnia de disco
Provocada pelo deslocamento do disco cartilaginoso entre as vértebras, a hérnia de disco causa um atrito levando a compressão de estruturas nervosas. Com isso, a dor pode se estender na região nervosa atingindo a nuca. Em alguns quadros de hérnia de disco é necessária a intervenção cirúrgica.
Entretanto, em outras situações alongamentos, fisioterapia ou pilates podem auxiliar no tratamento. Sentir um certo tipo de formigamento que atinge os braços e dedos são alguns dos sintomas. Contudo, a hérnia e disco é diagnosticada através de exames de imagem.
Meningite
A dor na nuca também pode ser um indício de meningite. No entanto, a falta de disposição, febre, náuseas e vômito também são sintomas associados à doença. Apesar de não ser recorrente, a meningite exige atenção aos sintomas e a procura de um profissional da saúde para avaliar o quadro. Por isso, diante dos sintomas, ao tentar baixar a cabeça chegando ao queixo é comum que sinta forte dor na nuca.
Artrite reumatoide
A característica da artrite reumatoide consiste na inflamação das articulações, ou seja, com dores intensas. Assim, o diagnóstico precisa ser feito mediante exames médicos. Por estar interligada aos pontos de articulação e vértebras, a nuca é uma região que sente o impacto dessa doença autoimune.
Como a região da nuca apresenta vários pontos de articulação entre as vértebras, ela também pode ser acometida por essa doença autoimune. Enrijecimento e temperatura elevada na região também são alguns sintomas. Ainda assim, é importante procurar um especialista para a prescrição correta de medicamentos e atividades físicas.
Pressão alta
E para quem não sabia, a pressão alta também pode causa dor na nuca, devido ao aumento da pressão arterial. Novamente, o estresse pode ser um fator determinante do cenário ou até mesmo em casos de depressão.
Certamente, com a pressão, sentir rigidez no pescoço juntamente com a dor muscular na região das costas está dentro dos sintomas. Em contrapartida, aqui a dor na nuca não apresenta agravamento com o tempo.
Porém, também é recomendado manter exercícios físicos, alimentação com restrição de sal, além de moderar na ingestão de bebidas alcoólicas. Cuidado! Dor na nuca também pode indicar um quadro de hipertensão, e portanto, o auxílio médico é indicado.
Anerisma
O aneurisma é uma situação delicada, portanto, atenção à dor na nuca. Nesse caso o desconforto pode ser causado pela dilatação de um vaso sanguíneo no cérebro, ou seja, um aneurisma cerebral.
Contudo, se há o rompimento do vaso, há um acidente vascular cerebral (AVC), e, consequentemente, a dor será mais intensa. Por ser uma doença que pode causar sequelas, ou até mesmo morte, o indicado é procurar um médico especialista.
Efeito chicote
O efeito chicote é caudado pelo movimento desajeitado da cabeça quando desloca em alta velocidade para trás e para frente. É comum acontecer em casos de acidentes, por exemplo. Para evitar problemas mais sérios ou lesões é preciso buscar a ajuda médica que indicará medicamentos e tratamentos para a recuperação da musculatura.
Como amenizar ?
- Relaxar e atenuar a pressão arterial tomando água, evitando ingestão de alimentos ricos em sal e dando atenção à alimentação.
- Alongamento, yoga, hidroginástica ou outros exercícios físicos orientados por um profissional de saúde são boas opções.
- Use compressas de água quente ou morna no pescoço e nas costas.
- Massagens também podem aliviar a tensão local.
- Travesseiros firmes e mais baixos são indicados.
- Faça pausas no trabalho e durante o uso de eletrônicos.
- Procurar o médico pode ser uma alternativa, principalmente, para a indicação de medicamentos e situações graves.
Ficou impressionado com as causas da dor na nuca? Então veja sobre Dor nas costas – Tipos e o que significam, causas, tratamentos e prevenção
Fontes: Medprev Guia da Farmácia Tua Saúde
Imagens: Portal RBN Vix Saúde do Sono Drauzio Varella Cmos Drake Acontece Notícias Studio 3 Guia da Farmácia
Essa matéria Dor na nuca – Causas, doenças relacionadas e situações graves foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Dor na nuca – Causas, doenças relacionadas e situações graves Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário