A vitamina C, sobretudo, é uma das vitaminas mais populares. Ela consiste em um ácido ascórbico, cujo termo está relacionado a duas propriedades da substância: química e biológica. É chamada de ácido mesmo que não esteja incluída na classe dos ácidos carboxílicos. Mesmo assim, a denominação de ascórbico tem relação à proteção contra a doença escorbuto.
Não obstante, ao ser ingerida, a vitamina C é absorvida praticamente em totalidade no intestino delgado, por meio de um mecanismo de transporte ativo. Ademais, o consumo da vitamina possui vários benefícios para a saúde e, também, para a pele. Ainda assim, é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, solúvel em água.
Primeiramente, o elemento foi descoberto em 1932, pelo cientista e bioquímico húngaro Albert Szent-Gyöygyi.
Diferente da vitamina D, por exemplo, o organismo humano não é capaz de sintetizar naturalmente a vitamina C. Assim, é necessária a ingestão, seja pela alimentação ou pela suplementação. Basicamente, a vitamina C é indicada em casos de gripe, resfriado ou até mesmo para fortalecer o sistema imunológico.
Deficiência de vitamina C
O sistema imunológico é o principal termômetro da boa ingestão de vitamina C. Porém, a falta da vitamina pode acarretar alguns problemas de saúde, além da gripe e resfriado. No entanto, a deficiência do nutriente pode causar: escorbuto, doença que provoca problemas nas articulações.
Além disso, também pode causar: inchaço, inflamações nas gengivas, perdas dos dentes, hemorragias, feriadas que não cicatrizam. Por fim, em outros casos pode deixar sistema imunológico danificado, levando até à morte.
Veja mais sintomas da falta de vitamina C
- Anemia.
- Cicatrização lenta
- Fraqueza muscular.
- Dores nas articulações.
- Hemorragia entre as gengivas.
- Cansaço, irritabilidade e tontura.
- Queda de cabelo e amolecimento dos dentes.
Consumo excessivo
Em contrapartida aos benefícios, o consumo excessivo também pode ter resultados negativos no organismo. Ademais, complicações como cálculos renais, distúrbios gastrintestinais e acidificação da urina podem surgir. Dessa forma, é preciso se atentar à quantidade de vitamina que está sendo ingerida.
No entanto, consumir doses a partir de 1 grama por dia por um longo período pode ser o motivo de problemas de saúde. Porém, por meio da alimentação é difícil chegar a esse nível de ingestão. Assim, é importante prestar atenção na suplementação. Com relação problemas renais há controvérsias entre estudos, já que enquanto alguns afirmam a interferência, outros defendem que não tem relação.
Benefícios comprovados
Previne e melhora gripes e resfriados
A atuação mais comum associada à vitamina C é sobre gripe e resfriado já que pesquisas demonstram que há redução no tempo dos sintomas do resfriado. Assim se explica o sistema imunológico fragilizado devido a quantidade de vitamina C ineficiente. Por fim, estudo da Universidade de Helsinki na Finlândia concluiu que boas quantidades do nutriente reduzem os sintomas do resfriado.
Melhora a imunidade
Quanto a imunidade, a vitamina aumenta a produção de glóbulos brancos, ou seja, células do sistema imunológico, portanto, reage elementos anormais do corpo. Além disso, atua na elevação dos níveis de anticorpos no organismo. Por isso, o fortalecimento do sistema imunológico, protegendo contra doenças. Tal comprovação foi publicada no Annals of Nutrition & Metabolism mostrando resultados positivos da ingestão da vitamina C.
Evita problemas de visão
Devido ao envelhecimento, a vitamina C também pode prevenir problemas de visão, já que atua contra a degeneração da mácula, parte da retina responsável pela percepção. Contudo, pesquisa divulgada no The American Journal of Clinical Nutrition também constatou que a vitamina ajuda a prevenir a catarata.
Resistência aos ossos
A vitamina C está relacionada à produção de colágeno que além de ser boa para a pele, também atua na resistência dos ossos, dentes e vasos sanguíneos.
Previne derrames
Por manter o colágeno e elastina, a vitamina também é capaz de evitar a ruptura de coágulos e a formação de placas nas artérias. Sendo assim, mantém a ação de óxido nítrico, substância que faz com que as artérias e veias fiquem saudáveis.
Reduz o estresse
Algumas pesquisas apontam a associação da vitamina C com a diminuição do estresse, pois poderia cessar a produção de cortisol. No entanto, não haveria reações típicas da condição estressante.
Ação antioxidante
A vitamina C é capaz de combater radicais, reduzir riscos de câncer e processos degenerativos referentes ao envelhecimento.
Absorção de ferro
O ferro, juntamente com a vitamina C proporciona a biodisponibilidade não-heme no organismo, ou seja, de origem vegetal. Assim, o mineral evita a anemia ferropriva que provoca desânimo, sonolência excessiva, lentidão etc. Ademais, em crianças a deficiência do ferro pode influenciar no retardo do desenvolvimento cognitivo.
7 benefícios para a pele
Antioxidante
Evita a formação de radicais livres no organismo, responsável pelo envelhecimento celular. Contudo, a vitamina C protege a pele, evita a oxidação das moléculas e retrai o a degradação do tecido cutâneo.
Cicatrizante
É capaz de regenerar pele, agindo diretamente na proliferação e migração das células responsáveis pela regeneração.
Combate manchas
Age tanto na prevenção das manchas, quanto na uniformização do tom da pele. Além disso, tem ação anti-inflamatória, reduzindo marcas de inflamação na pele. Atua contra espinhas e até mesmo no tratamento de melasma.
Produção de colágeno e elastina
A vitamina C estimula as proteínas da camada dérmica da pele, responsáveis pela firmeza, estrutura e sustentação cutânea.
Hidratação
A vitamina ajuda a manter a hidratação da pele por mais tempo, além dar um aspecto de luminosidade.
Suaviza rugas e linhas de expressão
Ainda assim, tem ação anti-idade, pois ajuda a regenerar a pele.
Potencializa o filtro solar
Associar ambos pode prevenir até o câncer de pele, envelhecimento precoce e manchas, já que aumenta a proteção contra a radiação solar e a poluição.
7 alimentos ricos em vitamina C
Laranja
Hidrata e fornece energia. Além disso, é rica em fibras e dá saciedade ao corpo conduzindo o funcionamento do sistema digestório.
Limão
Além da vitamina C, o limão tem efeito detox, que desintoxica o organismo, elimina agentes que causam doenças.
Mamão
Vitaminas A e C estão presentes no mamão e auxilia na melhora da visão e fortalece a pele e cabelos.
Brócolis
O brócolis também é rico em fibras e possui poucas calorias.
Manga
A manga possui além da vitamina C, vitaminas do complexo b, A, E, K, portanto, contribui com o bom funcionamento do organismo.
Pimentão amarelo
Diferente dos demais pimentões, o amarelo é rico em vitamina C. Além disso, contém fibras, ferro e cálcio, fortalecendo ossos e dentes.
Tomate
Licopeno no tomate é abundante e também é antioxidante, ou seja, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e combater inflamações.
Gostou de saber mais sobre vitaminas boas para o organismo? Então leia sobre Vitaminas para memória – Quais são, benefícios e onde encontrá-las
Imagens: Folha de Irati Beleza Today O Paraná GN Dermatologia Notícias ao Minuto Alto Astral Boa Forma Pão de Açúcar Agrorevenda Nutritotal Food Matters Dr. Saúde
Fontes: Conquiste sua Vida GSuplementos Minha Vida Guia da Farmácia Época Cosméticos
Essa matéria Vitamina C, o que é? Benefícios, como consumir e onde encontrar foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Vitamina C, o que é? Benefícios, como consumir e onde encontrar Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário