Primeiramente, para quem é fã de sustos e tensão nos filmes de terror, um clássico recente é indispensável. Em 2013, o criador da franquia Jogos Mortais deu vida a um novo universo de horror que ainda hoje continua ativo com novos obras. Responsável por personagens como a Freira e Annabelle, Invocação do Mal deu vida nova ao gênero nos cinemas.
Além de assustar pela trama das telas, o filme também intriga por ser inspirado em fatos reais. Na décade de 70, os investigadores sobrenaturais Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga) lidaram com o caso da boneca Annabelle e acabam se envolvendo com a casa onde Carolyn e Roger Perron (Lili Taylor e Ron Livingston) vão viver com a família.
Por fim, a história real inspirou muitas histórias no cinema, mas poucas tiveram a força de Invocação do Mal.
O filme
Inicialmente, os eventos sobrenaturais do filme são relatados pelas filhas do casal. Enquanto a família se adapta à nova residência, as meninas revelam que estão vendo coisas. Da mesma forma, a mãe sofre com os eventos ao apresentar o surgimento de hematomas pelo corpo. Sendo assim, a mulher decide buscar a ajuda do casal de paranormais.
Além disso, a dupla prontamente aceita o caso e conclui que um exorcismo é necessário. Logo após uma pesquisa sobre a casa, eles descobrem que o local pertenceu a uma bruxa chamada Bathsheba Sherman. Em 1692, a bruxa teria sacrificado o filho recém nascido, em oferenda ao diabo. Anos depois, se suicidou depois de amaldiçoar qualquer um que tentasse viver em suas terras.
Enquanto os Warren investigam o caso, a família Perron se hospeda em um hotel. A mãe Carolyn, no entanto, possuída pela bruxa, sequestra suas filhas e retorna com elas para casa. A filha dos Warren também é atacada pelo espírito da bruxa, segurando a boneca Annabelle.
Por fim, para impedir Carolyn, o casal, Roger e dois assistentes voltam até a casa. Ali, conseguem imobilizar a mulher e Ed decide que precisa realizar o exorcismo. Ainda que ela consiga escapar, Lorraine age a tempo, o que permite o sucesso da missão de exorcismo, salvando a família.
Universo Invocação do Mal
Uma vez que o filme foi um grande sucesso no mundo todo, diversos filmes baseados nos trabalhos de Ed e Lorraine Warren também ganharam as telas. Desde 2013, foram sete lançamentos e ainda há pelo menos outros três previstos.
As obras, no entanto, sem passam em diferentes períodos do tempo, o que pode confundir alguns espectadores. Sendo assim, vamos listar cada filme na ordem de acontecimento dos eventos.
1952 – A Freira
Apesar de ser o quinto filme da franquia, A Freira é o primeiro ponto na história. O longa apresenta a investigação do suicídio de uma freira na Romênia. Assim, Irmã Irene (Taissa Farmiga) e Padre Burke (Demián Bichiré) vão até o local, onde descobrem o demônio Valak. Mais tarde, o espírito é o mesmo que volta a aterrorizar os Warren, em Invocação do Mal 2. Além disso, o fim do filme dá um salto para 1971 e vemos que o personagem Frenchie é o mesmo Maurice Theriault, exorcizado em Invocação do Mal.
1959 – Annabelle: A Criação do Mal
O segundo filme focado na boneca Annabelle é, na verdade, o primeiro da história dela. Na trama, um fabricante de bonecas faz um pacto com o diabo para colocar a alma de sua filha morta em sua boneca favorita. O plano, entretanto, não dá tão certo assim. Quando o casal abriga uma freira e um grupo de órfãs em casa, a boneca Annabelle começa a aterrorizar todos no local.
1967 – Annabelle
Dessa vez, conhecemos a história do casal Mia e John, que esperam o nascimento do primeiro filho. Durante a gravidez da esposa, John decide presenteá-la com a boneca amaldiçoada. Ao mesmo tempo, a casa deles é invadida por uma seita satânica. Logo após a invasão, uma mulher comete suicídio abraçada com a boneca Annabelle e é possuída. Em A Criação do Mal, é revelado que a mulher é a mesma criança possuída naquela ocasião.
1963 – Annabelle 3: De Volta Para Casa
Só no terceiro filme voltado para a boneca descobrimos como ela foi parar nas mãos do casal Warren. Ainda que estivesse protegida por um vidro abençoado, Annabelle consegue despertar espíritos malignos. Dessa vez, o alvo é Judy, a filha do casal. O fim da história se conecta diretamente ao início de Invocação do Mal. Isso porque vemos a boneca em uma loja de brinquedos, onde ela é comprada.
1971 – Invocação do Mal
O ponto de início da saga é só o quinto filme na cronologia. Além de abrir o universo, o filme traz uma série de referências que seriam exploradas em todos os outros. É aqui, por exemplo, que vemos Annabelle pela primeira vez e conhecemos Maurice Theriault, o Frenchie de A Freira.
1973 – A Maldição da Chorona
O penúltimo lançamento do universo também é o penúltimo na linha do tempo. Aqui, conhecemos a história de Anna, depois que ela fica viúva. Assistente social, eventualmente ela vê semelhanças de um caso que investiga com a lenda de La Llorona. Segundo a lenda, a entidade afogou os dois filhos e vive chorando em busca de crianças para substituí-los. O filme é que possui menos conexões com todo o universo, mas traz o Padre Perez, de Annabelle.
1977 – A Invocação do Mal 2
No fim dos anos 70, os Warren viajam para Londres para resolver o caso de um poltergeist que atormenta uma família. Durante a história, Lorraine questiona seu trabalho e enfrenta Valak pela primeira vez. Além disso, o filme apresenta O Homem Torto, que vai ganhar um filme próprio dentro do Universo Invocação do Mal.
Ordem de lançamento dos filmes:
- Invocação Do Mal (2013)
- Annabelle (2014)
- Invocação Do Mal 2 (2016)
- Annabelle: A Criação Do Mal (2017)
- A Freira (2018)
- A Maldição Da Chorona (2019)
- Annabelle 3 – De Volta Para Casa (2019)
Filmes ainda não lançados:
- Invocação do Mal 3 (2020)
- O Homem Torto (sem data)
- A Freira 2 (sem data)
Fontes: Adoro Cinema, Papo de Cinema, Omelete, Cine Click
Imagem de destaque: MTV
Essa matéria Invocação do Mal – Todos os filmes da franquia em ordem cronológica foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Invocação do Mal – Todos os filmes da franquia em ordem cronológica Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário