Quando se fala de mitologia antiga, um dos deuses mais populares e adorados é sem dúvidas, Zeus. Ele era o rei dos deuses gregos e governava o Monte Olimpo.
Deus do céu, do raio, do trovão, da lei, da ordem e da justiça. Foi adorado primeiramente pelos gregos, em seguida, pelos romanos, e em seguida, outros povos de várias partes do mundo.
Zeus foi reverenciado por todos, já que era rei dos deuses e ocupava o topo do trono dourado no Olimpo. Ele é mais conhecido por ser o deus do trovão, entretanto, foi o mais importante deus dentre crenças religiosas gregas. Ele possuía vários títulos enfatizando seus diferentes aspectos de autoridade.
Além de seu incrível poder, ele tinha muitos papéis e responsabilidades. Ele era descrito como um deus que trouxe paz no lugar da violência, sendo referido como senhor do justiça.
História de Zeus
Durante muito tempo, a Terra era governada por Urano, o tirano. Até que foi deposto por Cronos. Urano então, profetizou que Cronos seria destronado pelo próprio filho também. Assim, temendo a maldição, passou a devorar vivos os próprios filhos, logo que nasciam.
Zeus foi o último filho dos titãs Cronos e Réia, sendo salvo de ser engolido por seu pai. Réia, cansada de tanto sangue e sofrimento, deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus. Assim que Cronos descobriu que tinha engolido uma pedra, foi à procura do filho, não encontrando. Zeus foi criado no bosque de Creta, sendo alimentado com mel e leite de cabra.
Ele foi criado longe do Olimpo, e após se tornar adulto, enfrentou seu pai, forçando ele a beber uma bebida mágica, onde, por consequência, todos seus irmãos devorados voltaram a vida. Conhecendo assim Deméter, Héstia, Poseidon e Hades. Hera, sua outra irmã, também conseguiu escapar do pai.
Ele liberou, também, os irmãos de Cronos, presos por ele. Em troca, recebeu o raio, se tornando sua arma. A guerra de pai e filho durou dez anos, até que Zeus, Poseidon e Hades, subiram ao Olimpo e, por conseguinte, destruíram Cronos.
Foi compartilhado entre eles o domínio do mundo, onde cada um se tornou um governante. Zeus se tornou rei do Olimpo, governante do céu e ar, Hades passou a governar o reino dos mortos e Poseidon, governante das águas.
Poderes de Zeus
Ele controlava o tempo, raios e trovões, mas tinhas mais poderes. Ele conseguia imitar as vozes da pessoas, assim como, a metamorfose, se transformando em outras pessoas ou animais. Normalmente, esse último poder era usado para conquistar mulheres.
Se irritado, podia transformar pessoas em animais. Além disso, lançava raios sobre a terra, ou mandava chuva para plantações. Tinha um cavalo que se chamava Pegasus, que carregava os raios para Zeus. Além de possuir uma águia, onde esta foi ensinada a recuperar raios jogados por ele.
Aparência e personalidade
Primeiramente, era descrito como imponente, forte e com cabelos longos e encaracolados. Tinha uma barba curta e carregava seu raio a todo o momento. Ele também era despreocupado, dando altas risadas, de acordo com o poeta Hesíodo. Era considerado sábio, justo, misericordioso e prudente. Além de ser imprevisível, onde ninguém conseguia saber as decisões que ele iria tomar.
Zeus se irritava facilmente, sendo bem destrutivo. De acordo com os mitos, ele já jogou raios e causou tempestades violentas, causando grandes estragos na Terra.
Ele não era severo somente com os mortais, mas com os próprios deuses. Uma vez, quando Prometeu roubou o fogo e entregou aos humanos, Zeus o puniu de modo que uma águia gigante comesse seu fígado por toda a eternidade.
As mulheres de Zeus
Ele não era fiel à Hera, tendo filhos com diferentes mulheres. Isso resultou em criaturas heroicas e conhecidas da mitologia grega, como por exemplo, Hércules, Hermes, Minos, Apolo, Artemis, Perséfone e Perseu.
Hera não foi a única mulher de Zeus. A sua primeira esposa foi Métis, deusa da prudência, com quem teve a filha Atena. Têmis, que era a deusa da justiça, foi a sua segunda esposa, e por fim, Hera, a deusa do casamento.
Como forma de seduzir suas amantes, ele se transformava em animais, como o Cisne de Leda e o Touro da Europa, por exemplo.
Árvore genealógica de Zeus
Dentre as mães dos descendentes divinos estavam: Deméter, Dione, Dione, Eurínome, Hera, Leto, Selene, Maia, Métis, Mnemosine e Têmis. Seus filhos foram: Perséfone, Afrodite, Graças, Ares, Ilitia, Éris, Hebe, Hefesto, Ângelo, Apolo, Ártemis, Ersa, Pandia, Hermes, Atena, As 9 musas, Astreia, Ninfas de Eridanos, Nêmesis e Horas.
Por fim, as mães dos semi-deuses e mortais foram: Alcmena, Antíope, Calisto, Danae, Égina, Electra, Europa, Io, Laodâmia, Leda, Niobe, Plota, Sêmele e Taigete. Seus filhos foram: Hércules, Ânfion, Zeto, Arcas, Perseu, Éaco, Dardano, Iásio, Harmonia, Minos, Radamento, Sarpedão, Epafo, Sarpedão. Pólux, Castor, Helena de Troia, Argos, Pelasgo, Tântalo, Dioniso e Lacedémon.
E então? Gostou da matéria? Confira também: Deuses gregos – Os principais e quem eles foram na mitologia
Fontes: Educ, Toda matéria, Hiper cultura, Infoescola
Imagem de destaque: Aventuras na história
Essa matéria Zeus – Origem, história, poderes, personalidade e família foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Zeus – Origem, história, poderes, personalidade e família Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário