Uma das perguntas mais básicas que toda pessoa conhece é “quem nasceu primeiro, o ovo ou galinha?”. Desde cedo conhecemos a questão como um dos maiores mistérios no mundo, mas a ciência parece ter encontrado uma resposta para isso.
Se considerarmos que animais que botavam ovos já existiam, pode parecer simples. No entanto, como responder se o foco for o próprio ovo da galinha? Dessa maneira, ele teria que ter vindo de uma galinha, não é mesmo? Mas e de onde ela veio?
É justamente nessa dúvida que o mistério se sustenta, inclusive. Agora, entretanto, parece que a resposta foi encontrada.
Teoria da evolução
Segundo a teoria da evolução de Charles Darwin, as espécies evoluem de outras mais primitivas. Hoje em dia, inclusive, é sabido que as galinhas são descentes dos dinossauros, que também botavam ovos. Nesse grupo de ovíparos, além da aves, estão outros animais assim como peixes, anfíbios, répteis, monotremados, insetos, moluscos e aracnídeos.
A primeira ave conhecida da história foi a Auronis xui. O fóssil de 160 milhões de anos foi encontrado na China e tem sinais de ter possuído penas. Antes dele, o Arachaeopteryx teria marcado a transição entre dinossauros e pássaros.
Apesar de dar indícios do processo evolutivo, no entanto, isso ainda não esclarece completamente a questão. Então, a pergunta continua: “quem nasceu primeiro, o ovo ou galinha?”
Teorias modernas
As mutações evolutivas são responsáveis por gerar as novas espécies. Ou seja, se uma criatura anterior às galinhas se cruza com outra da mesma espécie e as mutações geram a galinha como conhecemos, o ovo é da espécie antiga, ou da nova?
Segundo o especialista em filosofia da ciência do King’s College de Londres, na Inglaterra, David Papineau, é da nova. “Mesmo que o pássaro que deu origem ao ovo de galinha não fosse uma galinha, o correto é dizer que o ovo veio primeiro. Se um canguru botasse um ovo e dele saísse um avestruz, o ovo seria de avestruz, não de canguru.”
O problema, porém, é que as mutações acontecem ao longo de vários anos, e não de uma fez só. Acreditar na transformação repentina seria como afirmar que um dia uma loba deu luz à um cachorro doméstico, como conhecemos hoje. Ainda que os cães sejam descendentes dos lobos, a evolução se deu por um lento processo.
Afinal, quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?
Com toda essa explicação, é fácil deduzir que o ovo veio primeiro. As mutações genéticas ocorrem no cruzamento e geram um descendente com novo DNA, certo? Bem, na verdade, não.
Uma nova descoberta aponta uma proteína encontrada somente em ovários de galinhas, essencial para formar a casca do ovo. Portanto, o ovo só poderia ser produzido pela primeira galinha existente.
A proteína ovocledidin-17 (OC-17) tem função catalisadora e acelerar o desenvolvimento da casca. É por causa dela que é possível abrigar a gema e seus fluidos, garantindo o desenvolvimento de filhotes.
Por meio de um supercomputador, foi possível observar a formação do ovo e detectar o papel fundamental da proteína. Isso porque ela transforma carbonato de cálcio em cristais de calcita, que forma a casca.
Assim, então, temos uma prova científica de que a galinha surgiu antes do ovo.
Fontes: Uol, Super Interessante, Terra, Vix
Imagem de destaque: Australian Academy of Science
Essa matéria Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? – A resposta definitiva foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? – A resposta definitiva Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário