A princípio, o xadrez é um jogo de estratégia extremamente conhecido e muito jogado mundialmente. Porém, muitas pessoas ainda não sabem como jogar xadrez. Acompanhe nessa matéria, a história, como jogar, curiosidades e algumas dicas bem legais para jogar um bom jogo.
História do xadrez
O xadrez é um jogo extremamente antigo e, durante seus anos de existência, muitas histórias se associaram em relação a sua origem. A primeira história, que por conseguinte, é contada no mundo todo, tem cenário principal na Índia.
Tinha uma cidade pequena que se chamava Taligana e o único filho do rajá havia sido morto em uma batalha sangrenta. O rajá então, entrou em depressão por nunca conseguir superar a perda do filho. Além de ele estar morrendo aos poucos, o seu reino passara a ser descuidado por ele. Em pouco tempo, seu reino sucumbiria e cairia.
Até que um dia, em contrapartida, um brâmane que se chamava Lahur Sessa foi até o rei, lhe apresentando um tabuleiro. Nele, continha 64 quadrados, brancos e pretos, além de muitas peças que eram representadas de forma fiel as tropas do seu exército. Infantaria, cavalaria, carros de combate, condutores de elefantes, o vizir principal e o rajá.
Chaturanga
O sacerdote falou ao rajá que esse jogo poderia acalmar o espírito, curando ele da depressão. Tudo então aconteceu, o governou voltou a ser reinado do modo correto, sem nenhuma crise. Como recompensa, o brâmane pode escolher o pedido que quisesse. Inicialmente ele rejeito, porém, após insistência do rajá, ele realizou seu pedido.
Ele pediu um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, e assim até a última casa. Acontece, que esse pedido não era tão humilde. Descobriram com um cálculo, que seria necessária toda a safra do reino durante um período de dois mil anos para que o pedido do sacerdote fosse atendido.
Surpreso com a inteligência do brâmane, ele foi convidado pelo rajá para compor o principal vizir. Na verdade, o jogo apresentado não foi o xadrez, foi a chaturanga, um variante do xadrez moderno.
Xadrez na antiguidade
Entre 1450 e 1850, o xadrez sofreu algumas mudanças bem visíveis em relação ao que é conhecido atualmente. Foi durante esse tempo que diversas peças ganharam seus movimentos que são conhecidos hoje, tendo como origem a chaturanga.
As regras atuais do xadrez começaram a ser elaboradas em 1475, não sabendo ao certo onde esse início ocorreu. Existem história diversas entre Espanha e Itália. Neste período, os peões ganharam a mobilidade conhecida hoje, resumindo em se mover duas casas no primeiro movimento, além de tomar outros peões en passant.
Por fim, nesta época também foram definidas os movimentos dos bispos e rainha, tornando essa última na peça mais importante do jogo, podendo se mover para qualquer lado, avançando ou recuando. As demais peças e regras, foram modificadas de forma formal no meio do século XIX, se mantendo até hoje.
Como jogar xadrez
O xadrez é um esporte intelectual, de persistência e desenvolvimento num tabuleiro. Utiliza-se o tabuleiro, com 64 casas, sendo 32 brancas e 32 pretas, o relógio, obrigatório em torneios, as peças, 16 brancas e 16 pretas. Onde a habilidade, concentração, antecipação, experiência, tática, estratégia, paciência e, inevitavelmente, a tranquilidade vão influir no resultado da partida.
As peças são iguais em número e força, se movimentando de acordo com as convenções do jogo. O objetivo é levar o rei até o adversário em uma posição conhecida como “xeque mate”.
Ganha aquele que conseguir colocar o rei do adversário nesta posição crítica antes. Assim como toda arte e ciência, só se desenvolve com prática e estudo.
Descrição
O xadrez possui dois participantes, utilizando do tabuleiro para que possam jogar. Por sua vez, existem: 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, 1 dama, 1 rei e 8 peões. O xeque é quando o rei está sob ameaça de captura. Seja como for, o xeque-mate é quando o rei está sob ameaça de captura, não conseguindo escapar. A captura significa que que uma peça tomou a posição de outra adversária, removendo esta da partida.
O tabuleiro tem que estar posicionado de modo que a primeira casa à esquerda de cada jogador seja preta. Quem estiver com as peças brancas joga primeiro. Isto é, eles vão alternando jogadas até que o jogo acabe.
Movimentação das peças
- Torre: Pode ser movimentada horizontalmente nas linhas do tabuleiro ou verticalmente, nas colunas do tabuleiro.
- Bispo: Movimenta-se de forma diagonal somente.
- Dama: Ela pode se mover de qualquer jeito, seja horizontal, vertical ou diagonal.
- Rei: Ele se movimenta em qualquer direção, se limitando ao número de casas. Ele tem um limite de se deslocar uma casa por lance. Ele nunca pode fazer movimentos que resultem na sua derrota.
- Peão: Ele pode fazer movimentos para frente. Se movendo uma casa por lance, exceto no início, onde pode saltar até duas casas de uma vez.
- Cavalo: Ele pode saltar outras peças, isso é algo exclusivo do cavalo. Seu movimento se dá na forma de um L, ou seja, ele se movimenta duas casas pra qualquer lado, de forma vertical ou horizontal e depois anda mais uma casa no sentido perpendicular.
Quando as peças são deslocadas, elas não podem ocupar uma casa que já está tomada por outra peça da mesma cor. Se for de cor adversária, será efetuada a captura da peça. Se acaso, a captura por peões é possível, quando a peça que vai ser tomada esteja deslocada uma linha à frente e uma coluna à direita ou à esquerda. Onde a captura se dá na diagonal.
Movimentos especiais
Por analogia, o roque é um movimento envolvendo duas peças da mesma cor. Posto que elas são o rei e uma das torres. Esse movimento é feito quando o rei é movido duas casas para qualquer lado na horizontal. Para isso acontecer é necessário que o rei esteja em sua posição inicial, e por sua vez, a torre também. As casas que o rei vai passar, não podem estar ameaçadas por peças adversárias. Assim, não pode ter nenhuma peça impedindo o caminho a ser passado pelo rei e pela torre.
A captura en-passant é uma captura usada por peões. Por exemplo, o peão que vai ser capturado tem que ter feito o lance inicial de duas casas. E o peão que vai fazer a captura, tem que fazer ela como se o peão que vai ser capturado esteja exatamente uma casa pra frente da posição inicial, tendo se deslocado uma coluna pra esquerda ou direita.
Promoção de peões
Um peão, por certo, quando alcança a última linda do tabuleiro, é promovido, onde o jogador pode escolher que ele seja substituído pela dama, torre, bispo ou cavalo.
Vitória
Em resumo, o jogo acaba quando o jogador faz um xeque-mate no adversário ou caso o adversário desista da partida. Em salas onde existe ranqueamento, um dos jogadores pode ganhar se o outro atingir o tempo limite.
Empates
Antes de mais nada, é considerado empate quando um jogador não pode mais fazer jogadas legais. Ou quando um jogador propor o empate e o outro aceitar. Ou quando os jogadores não possuírem mais peças que sejam suficientes para que aconteça o xeque-mate. Como por exemplo: o rei e um bispo, o rei e um cavalo, o rei e dois cavalos contra um rei sozinho.
Também é considerado empato quando um jogador oferece xeque-perpétuo. Ou quando após 50 jogadas sem capturar e sem movimentar um peão. E por fim, quando uma posição determinada aconteça pela terceira vez durante uma mesma partida.
Rei Afogado
Isso ocorre quando o jogador da vez não tem mais jogadas legais para fazer ou o rei do jogador da vez não está em xeque, porém, não pode movimentar nenhuma peça. Assim, o rei está afogado, empatando a partida.
Dicas
Confira, em seguida, quatro dicas importantes para se ter em mente durante uma partida de xadrez.
- Proteja seu rei: O rei deve estar sempre no lado mais seguro do tabuleiro.
- Não entregue suas peças: Cada peça é valiosa e você não vai conseguir ganhar se não tiver peças o suficiente para dar xeque-mate. Existe um sistema que não vale nada nas regras do jogo, mas que são bem interessantes de fazer, que é saber o valor das peças de xadrez. Por exemplo, um peão vale 1 ponto, um cavalo vale 3, um bispo vale 3, uma torre vale 5, a dama vale 9 e o rei é infinitamente valioso. Isso ajuda na hora de tomar as decisões enquanto você joga.
- Controle o centro do tabuleiro: Tente controlar o centro com as peças e peões. Controlando esse espaço para mover as peças, fica mais difícil para que o adversário encontre casas para suas peças.
- Use todas as peças do xadrez: Suas peças não causam nenhum efeito se estiverem paradas na primeira fila. Desenvolva todas as suas peças para que tenha sempre muito material para quando for atacar o rei.
E então? Gostou da matéria? Confira também: Melhores jogos para passar o tempo [Android e iOS]
Fontes: Só xadrez, Xadrez total, Mega jogos, Chess
Imagem de destaque: Infoescola
Essa matéria Xadrez – O que é, história, objetivo, como jogar e dicas foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Xadrez – O que é, história, objetivo, como jogar e dicas Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário