A fim de explicar o mundo ou passar lições importantes, praticamente todas as culturas do mundo apostaram em mitologias. Além de deuses, grande parte dessas histórias também se apoiavam em criaturas mitológicas.
Sejam monstros personagens da mitologia grega ou criaturas que povoam histórias do folclore nacional, todos costumam ter histórias curiosas. Isso porque os mitos costumam misturar referências do mundo real com muita imaginação.
Aqui, vamos listar uma série de criaturas mitológicas que povoam mitos ao redor de todo o mundo!
16 criaturas mitológicas e suas histórias
Mula-sem-cabeça
Uma das principais criaturas mitológicas do folclore brasileiro. Na lenda, uma mulher amaldiçoada acaba se transformando na criatura, que tem chamas no lugar da cabeça. A maldição é resultado de namoro com um padre, homem santo. Entretanto, caso um homem se apaixone pela mula, ou seu freio de ferro seja removido, a criatura volta à forma de uma mulher. Na nova forma, então, ela está redimida de seus pecados.
Cronos e os Titãs
Na mitologia grega, Gaia e Urano eram os criadores de todo o universo. Sendo assim, também era os pais dos deuses e dos Titãs. Urano, porém, queria se livrar dos filhos, que foram protegidos por Gaia. Um dos filhos, Cronos, acabou castrando o pai e, assim, se tornou Rei dos Titãs. Além disso, Cronos era o principal deus da Era de Ouro da mitologia.
Baku
Originalmente, Baku era uma criatura com corpo de urso, tromba de elefante, patas de tigre e rapo de raposa. Com o tempo, no entanto, passou a ser retratado com a forma de antas. O monstro japonês teria sido criado com as partes que sobraram de outros animais e é capaz de devorar sonhos. A princípio, ele pode ajudar pessoas que tenham pesadelos. Mas se ele estiver num dia de fome, pode acabar devorando todos os sonhos da pessoa, tirando toda a alegria e esperança dela, como dementadores do mundo de Harry Potter. Além disso, Baku foi a inspiração para a criação do Pokémon Drowzee.
Hidra
Famosa por possuir várias cabeças e ser um dos desafios no caminho de Hércules, a Hidra era filha de Tifão e Equidna. O monstro de corpo de dragão e cabeças de serpente, que conseguem se regenerar. Apesar das versões modernas apontarem que as cabeças se multiplicam nesse processo, os primeiros mitos não falavam disso. O veneno da Hidra era tão forte que podia matar pessoas apenas com o hálito.
Ninfas
As ninfas são criaturas mitológicas que vivem na natureza. São mulheres jovens e encantadoras encontradas em regiões como bosques e lagos. Isso porque elas representam os próprios espíritos da natureza. Sendo assim, são normalmente retratadas como objetos de desejos de criaturas diversas, assim como sátiros e o próprio Zeus. Apesar de não serem imortais, elas não envelhecem e podem viver mor vários anos. Também conseguem ver o futuro e manipular emoções humanas.
Corça de Cerineia
A princípio, a Corça de Cerineia era a ninfa Taígete, transformada pela deusa Ártemis. A deusa fez a transformação para que tivesse proteção contra as investidas de Zeus. Sendo assim, a Corça tinha uma forma robusta: maior que um touro, com chifres de ouro, patas de bronze e nunca cansava de correr. A energia era tanta, que Hércules precisou perseguir a criatura por um ano para conseguir capturá-la.
Ceto
Ceto é mais uma das criaturas mitológicas surgidas na Grécia. O monstro marinho foi enviado pelo deus Poseidon, que queria matar Andrômeda. Apesar disso, acabou morta por Perseu. Para isso, o herói usou a cabeça decepada de uma outra criatura: a Medusa.
Medusa
A Medusa era uma criatura com cabelos de cobra e olhar capaz de transformar homens em pedra. Além disso, ela possui uma história bem trágica. Antes de ser um monstro, era uma linda garota, desejada por homens e deuses, assim como Poseidon. O deus dos mares chegou a atacar a jovem no templo de Atena, que se revoltou. Ao invés de punir Poseidon, no entanto, transformou a garota em monstro. Algumas versões alegam que Atena fez isso para que a aparência horrenda de Medusa a protegesse de novos abusos.
Ratatoskr
Segundo a mitologia nórdica, Ratatoskr vive na árvore da vida, Yggdrasil. Apesar de ser o mensageiro dos deuses, ele não vive apenas de mandar mensagens. Isso porque adora mentiras e intrigas, o que garante alguns problemas para os nórdicos. Por causa dos comentários, o pequeno esquilo vermelho mantém uma rivalidade entre o dragão Nidhoggr e a águia Hraelsveg.
Caronte
Caronte era o barqueiro de Hades, ou seja, ele transportava as almas pelo Rio Estige, no submundo. Para isso, seus corpos precisavam ter sido propriamente enterrados com um dracma de ouro. Assim, as almas que não atendiam os requisitos, não faziam a travessia e podiam ficar aguardando por até cem anos.
Djinn
Os Djinns também são conhecidos como gênios. Assim como em Aladdin, eles conseguem realizar desejos, materializar objetos e comida e se disfarçar de humanos. Dependendo de suas formas, podiam ser feitos de fogo ou ar. Segundo a mitologia árabe, havia um djinn designado para proteger cada pessoa ao longo de sua vida, a partir do nascimento.
Esfinge
A Esfinge é um símbolo de grande importância nas mitologias gregas e egípcias. Elas são consideradas guardiãs, especialmente por sua inteligência extrema. Assim, conseguiam desenvolver enigmas complexos que serviam como obstáculos para quem quisesse passagem em seus domínios. Foi assim, por exemplo, que Édipo conseguiu entrar em Tebas.
Sleipnir
Segundo os nórdicos, Sleipnir era o cabelo mais veloz do mundo, capaz de se mover sobre terra, água ou ar. Isso porque ele tinha oito patas. Além de ser o cavalo de Odin, também transportava vivos para o mundo dos mortos, e vice-versa. O cavalo era filhote do garanhão Svadilfari com uma égua branca. A égua, no entanto, era apenas Loki disfarçado de animal
Pégaso
Assim como Sleipnir, Pégaso também é um cavalo. Entretanto, sua habilidade especial é ter asas e poder voar. Segundo os mitos, ele teria nascido do sangue da Medusa, depois que sua cabeça fora decepada. Outros apontam que ele seria filho de Poseidon, uma vez que ele teria criado cavalos com a espuma do mar.
Curupira
O Curupira é mais uma das criaturas mitológicas que vivem nas florestas brasileiras. Também chamado de Caipora, ele tem cabelos de fogo e pés virados para trás. Com a característica, confunde caçadores que se guiam pelas matas. Além disso, ele usa assobios, gritos e imitações de vozes humanos para enganá-los.
Minotauro
A fim de se vingar do Rei Minos, o deus Poseidon fez com que sua esposa se apaixonasse por um touro. Dessa maneira, a relação dos dois deu origem ao Minotauro, meio humano, meio touro. A criatura acabou se tornando um monstro violento e, por isso, foi colocado dentro um labirinto. Para acabar com a matança do monstro, que continuou violento, Teseu entrou no labirinto para derrotá-lo.
Fontes: Hiper Cultura, Legião dos Heróis
Imagens: Toda Matéria, fine art america, Ancient Origins, Portal dos Mitos, Conceitos, Mito + Graphos, fine art america, Artrianon, Bavi Power, MTG Wiki, Egypt Today, Bavi Power, we like security, Toda Matéria, Assassin’s Creed Wiki, Blog Carlos Santos, Alpha Coders
Essa matéria Criaturas Mitológicas – 16 monstros fantásticos e suas habilidades foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Criaturas Mitológicas – 16 monstros fantásticos e suas habilidades Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário