Primeiramente, o uso de máscaras se tornou obrigatório em muitas regiões da China desde o começo do surto do novo coronavírus. Assim, outros países estão seguindo o exemplo, como a Áustria, que anunciou nesta semana a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os supermercados do país. Dessa forma, máscara caseira também tem sido uma alternativa para esses casos.
De fato, em entrevista coletiva concedida no dia 1º de abril, o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta recomendou que a população geral, se precisar sair de casa, passe a utilizar máscaras caseiras como mais uma forma de se proteger do novo coronavírus (Sars-CoV-2). O uso das versões cirúrgicas segue indicado apenas para profissionais de saúde e casos específicos. Assim, de acordo com o governo brasileiro.
No entanto, há uma ponderação importantíssima: não há máscaras cirúrgicas para toda a população. “O uso indiscriminado vai gerar um desabastecimento para as pessoas com sintomas e para os profissionais que mais precisam delas”, comenta o virologista Eduardo Flores, professor da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Portanto, esses itens devem ficar restritos eminentemente para os profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate à doença, e para pacientes com coronavírus e seus cuidadores.
Dessa forma, o Ministério da Saúde defendeu as máscaras caseiras para o resto da população. Certamente, elas são muito menos eficazes. Entretanto, a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) admitiu que podem ajudar em cenários específicos.
Então, saiba um pouco mais sobre máscara caseira, como fazê-las e muito mais.
Eficácia da máscara caseira
De acordo com um documento oficial da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), essa é uma maneira de diminuir a disseminação do vírus por indivíduos assintomáticos ou pré-sintomáticos. No entanto, ela não protege o usuário, já que não possui capacidade de filtragem.
Michael Ryan fez questão de avisar que as máscaras caseiras devem ser um complemento aos cuidados tradicionais para evitar o novo coronavírus. “Seu uso não nega a necessidade de lavar as mãos, de distanciamento físico, de ficar em casa se as autoridades pedirem”, raciocinou.
Nenhuma máscara substitui o isolamento social ou quaisquer outras medidas. Assim, inclusive, ela é menos eficaz do que lavar as mãos ou permanecer longe de outras pessoas no controle de novos casos da Covid-19.
Dito de outra forma, não é para colocar um pedaço de pano no rosto e achar que a vida voltou ao normal. A utilização das máscaras caseiras é indicada exclusivamente para as situações em que realmente precisamos sair do domicílio. Assim, idas ao supermercado ou situações realmente necessárias.
Máscaras com melhor proteção
Além das máscaras cirúrgicas, há também as máscaras que filtram o ar. Assim, tanto na versão descartável, feita a partir de fibra de celulose com um elemento filtrante e uma válvula expiratória, quanto de material sintético, à qual é acoplado um filtro.
Elas também são usadas em hospitais quando profissionais da saúde entram em contato com pacientes com doenças altamente infecciosas. Dessa forma, são usadas juntamente com outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como protetor ocular, luvas, aventais e macacões descartáveis.
De acordo com as normas da União Europeia, estas máscaras são divididas em três classes de proteção. São: o chamado fator FFP (Filtering Face Pieces – Peças Faciais Filtrantes, em português).
Máscaras com nível de proteção FFP-1 são melhores do que as máscaras cirúrgicas. No entanto, não oferecem a proteção desejada contra vírus. Elas são úteis, por exemplo, para as pessoas que trabalham com serralheria, carpintaria ou marmoraria, pois interceptam poeiras mais grossas.
Apenas máscaras da classe FFP-3 protegem o usuário de vírus, bactérias, fungos. Assim, quando usadas corretamente, até de substâncias altamente tóxicas, como o amianto.
Em razão da atual escassez dessas máscaras, o Instituto Robert Koch, responsável pelo controle e prevenção de doenças na Alemanha, aconselha, se necessário, o uso de máscaras FFP-2 no caso de doenças infecciosas. Algo que, no entanto, é controverso entre médicos.
Outros tipos de máscara
Certamente, há três grupos de máscaras: a N95 (máscara de proteção respiratória que tem formato de bico de pato), as cirúrgicas e as caseiras. A máscara N95 e a cirúrgica são de uso hospitalar, mas eventualmente podem ser indicadas para algumas pessoas comuns também. A máscara N95 é mais fechada. Isso impede a passagem das gotículas e das partículas suspensas no ar, quando se tosse ou espirra. Elas são usadas por profissionais da saúde. Já na máscara cirúrgica, a trama do tecido não é tão fechada. Há alguma porosidade pequena, mas ela impede a passagem do vírus por meio de gotículas. É destinada a profissionais da saúde e também a pacientes com problemas respiratórios que tenham confirmação de diagnóstico de covid-19. E, finalmente, as máscaras caseiras, agora muito procuradas.
Máscara caseira
Por que o uso de máscara caseira?
O primeiro ponto é que não existe fabricação suficiente de máscaras cirúrgicas para todos usarem. O segundo ponto é que o uso da máscara caseira diminui o risco de uma pessoa assintomática transmitir o vírus e de outra pessoa contraí-lo num ambiente fechado. Embora os estudos sobre a eficácia da máscara caseira sejam controversos, o seu uso correto pode proteger em até 70% da carga de vírus que uma pessoa poderia pegar se não tivesse usando nada.
Como de ser feita a máscara caseira?
Preferencialmente, o material usado deve ser o tricoline, que é um tipo de tecido de algodão cuja malha é mais fechada. Outro ponto fundamental é que deve ter duas camadas do tecido para impedir que o vírus vença essa barreira.
A máscara pode ser feita de TNT (Tecido não Tecido)?
Sim, desde que a gramatura seja maior do que 40. Também devem usadas duas camadas de TNT. Mas, no caso, o TNT não é lavável. Se essa máscara for lavada, as fibras impedem a respiração e ela deve ser descartada.
Qual deve ser o tamanho da máscara?
Ela deve cobrir até a metade do nariz e se estender até abaixo do queixo, aderindo ao contorno do rosto.
Quais os cuidados ao usar a máscara caseira?
A lavagem das mãos continua obrigatória e não se deve tocar a máscara com a mão. Na hora de retirá-la, deve-se puxar o laço que prende à cabeça ou com os dedos tirar o elástico atrás da orelha. No caso da máscara de pano, quando retirada deve-se levar para lavar ou colocar num envelope de papel, caso a lavagem não seja imediata. Não se deve deixar a máscara usada, suja ou contaminada exposta.
Quando trocar a máscara caseira?
Quando ela estiver suja ou úmida.
Como fazer a higiene da máscara de tecido?
Lavar com água e sabão.
Como fazer uma máscara caseira?
O Ministério da Saúde lançou um manual ensinando dois jeitos de criar a sua. Veja o passo a passo abaixo. E atenção: antes de começar, lave as mãos direitinho.
Com uma camiseta
1. Em primeiro lugar, corte a peça de roupa utilizando como base as marcações indicadas na figura abaixo.
2. Pegue um alfinete e ponha no meio da parte inferior (como na imagem) para segurar as duas faces do tecido cortado.
3. Coloque um papel entre as camadas.
4. Amarre a alça superior ao redor do rosto por cima das orelhas.
5. Amarre a alça inferior na direção do topo da cabeça.
Com um pedaço de tecido
Aqui então, vale recorrer a um pano comum feito de algodão, tricoline ou TNT.
1. Primeiramente, faça um molde em papel de forma de 21 centímetro de altura e 34 centímetros de largura. O tecido precisa ter um tamanho que cubra a boca e o nariz.
2. Dobre o pano ao menos uma vez no meio para que ela tenha duas faces.
3. Prenda e costure um elástico nas extremidades.
Ministro da saúde recomenda máscara caseira
Estamos trabalhando para regularizar a disponibilização de máscaras de proteção. No entanto, todos podem ajudar. Assista ao vídeo e saiba como! pic.twitter.com/5Ss4H56vmP
— Henrique Mandetta (@lhmandetta) April 5, 2020
Primeiramente, o ministro da saúde, Henrique Mandetta, disponibilizou no twitter um passo a passo para fazer uma máscara caseira. Assim, ele recomenda o seu uso e garante que, já que existe a escassez das máscaras tradicionais e cirúrgicas, a melhor escolha é a máscara caseira.
Assim, a máscara precisa ter duas camadas de tecido não muito rígido e nem muito grosso para não dificultar a respiração. Pode ser uma camiseta de algodão ou mesmo esses paninhos de limpeza que se usa na cozinha. Certamente, tem que cobrir bem a boca e o nariz, e é muito importante testar se está respirando bem antes de sair para a rua, pois ela não deve ser removida.
Vídeos de como fazer máscara caseira
E aí, curtiu a matéria? Então, confira a próxima: O que o coronavírus faz – Como o vírus funciona em nosso corpo.
Fontes: Clima Tempo; Gaúcha ZH; Isto É; R7; Saúde.
Imagem de Destaque: Eder Luiz
Essa matéria Máscara caseira – O que é, eficácia e como fazer em casa foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Máscara caseira – O que é, eficácia e como fazer em casa Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário