quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Quem escreveu a Bíblia? Conheça a história do antigo livro

Você já se questionou sobre quem escreveu a Bíblia? Em resumo, em torno de 40 homens são os responsáveis pela Bíblia que conhecemos hoje. Além disso, ela levou cerca de 1.600 anos para se tornar o livro que conhecemos hoje. Mas nenhuma desses números são exatos.

A Bíblia é uma junção de 66 livros. Ou seja, ela não foi escrita do dia para a noite por uma única pessoa. Existem dentro dela o Velho Testamento, que são 39 livros das Escrituras Hebraicas. E também o Novo Testamento, que são 27 livros das Escrituras Gregas Cristãs. Aliás, alguns homens que participaram da sua criação escreveram mais de um livro.

Quem escreveu a Bíblia começou em torno do século 10 a.C e foi apenas um homem comum. Aliás, vários deles. A própria Igreja confirma esse fato. Entretanto, não existem evidências da grande maioria desses escritores.

Quem escreveu a Bíblia – Antigo Testamento

Quem escreveu a Bíblia - Conheça a história do antigo livro
Fonte: Icatolica

O Antigo Testamento possuía três línguas, sendo elas o hebraico, o grego e o aramaico. Em sua formação estão tradições orais de até 1.000 a.C. Entretanto, os textos sofreram diversas mudanças depois de terem sido escritos. Como por exemplo, o Templo de Salomão. A história é de 900 a.C, porém, só foi escrito em torno de 500 a.C.

Além disso, até hoje existem escavações que buscam texto originais. Todavia, a descoberta mais importante para a Bíblia foi os manuscritos do Mar Morto. Em torno de 1947 várias partes dessa história foram encontradas na Cisjordânia, dentro das cavernas de Qumran.

Essas partes encontradas nas cavernas são os registros mais antigos que já foram achados sobre os textos sagrados. Acredita-se que eles são do século 2 a.C indo até 70 d.C. Contudo, não existem informações sobre os seus autores originais.



O novo testamento

Quem escreveu a Bíblia - Conheça a história do antigo livro
Fonte: WR Educacional

Na Bíblia o ano zero corresponde ao ano do nascimento de Jesus e também é o ano inicial do nosso calendário. Além disso, Jesus Cristo morreu com 33 anos. Ou seja, em 33 d.C. Entretanto, entre quem escreveu a bíblia, não existe nenhum autor dos que tenha acompanhado a vida dele.

Segundo um professor de história o que existe são experiências coletivas que relatam a passagem de Jesus pela Terra. Ele afirmou que eram relatos orais e também experiências da comunidade que se traduziam na imagem de Cristo. Entretanto, não eram palavras que falavam exatamente dele.

Ou seja, os textos produzidos pode trabalhar com tradições fidedignas, mas também não. A história de Jesus começou a ser escrita quase um século depois do seu nascimento. Todavia, em sua grande maioria eles apareceram em grego. Por outro lado, a língua dominante de onde ele nasceu era o hebraico e o aramaico.

Cartas de Paulo

Carta de Paulo – Quem-escreveu-torto

Paulo é um dos nomes conhecidos sobre quem escreveu a bíblia. As cartas, ou epístolas, de Paulo são os textos mais antigos do Novo Testamento. Aliás, apenas elas foram escritas pelo autor creditado. É possível encontrar 7 cartas de São Paulo na bíblia.

Os textos que aparecem na Bíblia possuem confirmação de que realmente foram escritas por Paulo. Entretanto, eles são do final de 40 d.C até os anos 50 d.C. Ou seja, Paulo também não viveu na mesma época que Jesus. Portanto, ele é considerado um cristão de 2ª geração. Isso porque para ele, Jesus não possui alguns elementos que aparecem como características dele nos Evangelhos.

Alguns autores consideram que as cartas de São Paulo possuem evidências de que Jesus nunca foi um homem de carne e osso e sim um ser celestial. Ou seja, para eles, Cristo nunca existiu. Um professor da PUC-SP nega essa interpretação afirmando que essas pessoas desconsideram a época em que o texto foi criado.

Quem escreveu os evangelhos da Bíblia

Fonte: Cleofas

Apesar do fato de que os quatro evangelhos do Novo Testamento foram atribuídos a personagens cristãos do 1º século, não foram eles os escritores dessas histórias. Por outro lado, os textos são relatos que originaram neles e que foram transmitidos oralmente.

Mateus e João, discípulos de Cristo e Marcos e Lucas, discípulos dos discípulos não são quem escreveu parte da Bíblia. Em uma estimativa, acredita-se que a forma dos evangelhos que conhecemos hoje sejam do século 3 d.C. Todavia, os textos originais nunca foram encontrados.

Os evangelhos começaram a ser escritos 100 anos depois do nascimento de Cristo. Contudo, o livro já foi bastante editado com o passar dos anos. Isso porque os copistas alteravam os textos, mudando algumas palavras.

Quem escreveu a bíblia segundo a igreja

Vaticano – Uol

Segundo a igreja, quem escreveu a Bíblia foi Deus. Entretanto, para escrever todos os livros sagrados contidos nela, Deus escolheu alguns homens. Estes agiram de acordo com as ordens divinas e escreveram tudo o que Ele queria, tornando-se os autores da Bíblia.

Ou seja, para a igreja, quem escreveu a Bíblia recebeu inspirações advindas do Espirito Santo. Por outro lado, não se deve entender que eles apenas anotaram o que Deus disse. Os livros bíblicos foram criados através da experiência de fé dos seres humanos.

Eles foram escritos de diversas épocas. Com situações e lugares diferentes, portanto, as palavras de Deus vieram de diversas mãos. Além disso, todos os textos receberam revisões com o passar do tempo e também acréscimos. E por esse motivo, a Bíblia retrata uma grande diversidade literária e cultural.

Mas quem realmente escreveu a Bíblia?

Quem escreveu a bíblia? – Casas Bahia

Por causa da idade dos textos, não é possível afirmar com precisão quem escreveu a Bíblia, já que as histórias datam de milhares de anos antes de Cristo. Além disso, nem mesmo a igreja consegue definir quem foram os escritores dessa história. Entretanto, é possível supor alguns nomes e períodos.

  • Moisés – 1200 a.C
  • Javista – 1000 a.C
  • Esdras – 400 a.C
  • Paulo – século I
  • Maria Madalena – século I
  • João – século I
  • Jerônimo – século V
  • William Tyndale – século XVI

Enfim, gostou da matéria? Em seguida leia: Krishna – Histórias do deus hindu e sua relação com Jesus Cristo

Imagens: Uol, Casasbahia, Cleofas, Quem-escreveu-torto, Wreducacional, Noticiasaominuto e Icatolica

Fontes: Jw, Vix, a12 e Superinteressante

Essa matéria Quem escreveu a Bíblia? Conheça a história do antigo livro foi criada pelo site Segredos do Mundo.


Quem escreveu a Bíblia? Conheça a história do antigo livro Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário