O Nintendo Switch foi o console, da Nintendo, sucessor do WiiU e do Nintendo 3DS. Dessa maneira, foi responsável por uma importante inovação no mercado: ser um videogame híbrido. Não é à toa que o console foi uma das principais buscas do Google no ano de lançamento.
Com uma tela sensível ao toque, o Switch é um console portátil, passível de ser jogado em qualquer celular. No entanto, também pode ser utilizado ligado na TV, como um console tradicional.
As inovações e o catálogo de jogos originais e independentes para o console foram fundamentais para que a Nintendo voltasse a receber prestígio na comunidade de jogadores, principalmente fora do Japão.
Lançamento do Nintendo Switch
A princípio, o Nintendo Switch foi lançado no Japão no dia 3 de março de 2017. Na mesma data, o console também chegou aos Estados Unidos e outros mercados selecionados.
Com resolução HD (1280 x 720 pixesl) e memória interna de 32 GB (expansível com cartões microSDHC) o preço de lançamento era de US$ 300. Entre as opções, estavam disponíveis as cores cinza ou azul e vermelho.
Apesar de acessível no Brasil por meio de importadores ou mercado irregular, o Nintendo Switch ganhou seu lançamento oficial no país. Mais de três anos após o lançamento, em 18 de setembro 2020, o Nintendo Switch finalmente chegou oficialmente ao Brasil. Para o lançamento, foi determinado o preço inicial de R$ 2999.
Nintendo Switch
A função híbrida do Switch não precisa de nenhum truque ou recurso especial para ser ativada. Caso a tela esteja encaixada no dock, conectado à TV e a uma fonte de energia, ele funciona da maneira tradicional, exibido na TV.
Por outro lado, baste retirar o console do dock para que automaticamente ele passe para o modo portátil. Todo o conteúdo da tela passa a ser visto no console e nenhum rendimento ou progresso no jogo é perdido ou interrompido.
Em modo portátil, o Nintendo Switch tem autonomia de até seis horas, em média. Em jogos mais potentes, por exemplo, esse tempo pode ser reduzido até pela metade.
Tecnicamente falando, o Switch é inferior a seus contemporâneos de geração: Xbox One e PS4. Jogos que utilizam recursos poderosos de última geração, como Doom, por exemplo, não rodam no console. Por outro lado, o serviço online do console permite acessar alguns dos jogos antigos da empresa.
Controles
Outra peculiaridade do Switch é a diversidade na forma de usar os controles. Chamados de Joy-Cons, eles podem ser utilizados de várias formas, dependo da experiência desejada.
A mais simples delas consiste em acoplar os Joy-Cons na lateral da tela. Assim, então, todo o aparelho funciona como um dispositivo só, reunindo controles e tela em um só.
Entretanto, os controles podem ser desconectados da tela. Eles podem ser utilizados tanto de maneira independente, dando maior liberdade para os movimentos do jogador e permitindo a utilização dos sensores de movimento. Dessa maneira, também pode ser utilizados separadamente, em jogos multiplayer.
Também pode ser acoplados a uma base. Dessa forma, o controle se aproxima de um controle tradicional. Para quem não se familiarizar com os Joy-Cons, ainda existe a possibilidade de adquirir um Pro Controller.
Nintendo Switch Lite
Em setembro de 2019, o console ganhou uma nova versão, mais barata e simplificada. A ideia da Nintendo era oferecer uma opção para os jogadores que não fazem questão da experiência tradicional, já que o Lite é focado na jogabilidade portátil.
Além de não ter o dock, o Nintendo Switch Lite foi lançado com cores diferentes do original: cinza, amarelo, turquesa e coral. Os controles do novo modelo também são diferentes, uma vez que não são destacáveis.
No Brasil, o Switch Lite teve o lançamento oficial anunciado para 2021.
Principais jogos do Nintendo Switch
The Legend of Zelda: Breath of the Wild
Logo após o lançamento, Breath of the Wild já se destacou e acabou se consolidando como melhor jogo de 2017. Para alguns, inclusive, é o melhor jogo de todos os tempos. O jogo é uma obra de arte que traz Link em uma aventura de mundo aberto repleta de detalhes.
Animal Crossing: New Horizons
A possibilidade de entrar num mundo novo com um visual divertido é relaxante é um fenômeno no Nintendo Switch, graças ao novo Animal Crossing. O game quebrou recorde de vendas e ajudou a popularizar ainda mais o Switch, três anos após seu lançamento.
Pokémon Sword & Shield
Apesar de cercado de algumas controvérsias em seu lançamento, o novo jogo da franquia Pokémon é um sucesso. Sword & Shield traz importantes inovações para a série, além de, é claro, inserir novos monstrinhos no universo.
Super Mario Maker 2
Ainda que não seja perfeito para o console, assim como Mario Maker original era para o WiiU, a sequência merece destaque. O jogo permite que qualquer pessoa crie suas próprias fases de Mario Bros e jogue fases de outros jogadores, online.
Super Mario Odyssey
O Super Mario original do Nintendo Switch trouxe elementos de criatividade, inteligência, diversão e inovação para a franquia. O jogo também foi um dos principais lançamentos do Switch, além de destaque de 2017.
Super Smash Bros. Ultimate
Smash Bros é uma das principais franquias da Nintendo, principalmente por reunir até mesmo personagens de outras empresas. Com batalhas que podem ser divertidas, caóticas e estratégicas, Smash é um dos jogos de luta de mais destaque no mundo.
Mario + Rabbids Kingdom Battle
Mario + Rabbids Kingdom Battle é completamente inesperado, mas divertido. O jogo coloca Mario e seus amigos num novo cenário, em confronto com os Rabbids em batalhas táticas. Além disso, é importante por marcar a parceria da Nintendo com a Ubisoft.
Cadence of Hyrule
Outro jogo importante por simbolizar o relacionamento da Nintendo com outras empresas. Cadence of Hyrule é um spinoff de Crypt of the NecroDancer e mistura elementos da franquia Zelda com jogos de ritmo.
Fontes: Uol, TechTudo, Canal Tech
Imagens: Cnet, Go Travel, tecnoblog, Pocket-lint, techradar
Essa matéria Nintendo Switch – Especificações, inovações e principais jogos foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Nintendo Switch – Especificações, inovações e principais jogos Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário