O CrossFit é um tipo de treinamento físico de alta intensidade voltando para o condicionamento físico do praticante. Criado no início dos anos 2000 pelo ginasta Greg Glassman, o método se baseia em exercícios funcionais.
Diferente de outros treinamentos convencionais, não foca em desenvolver apenas uma habilidade, mas todo o corpo. Dessa maneira, Greg pensou em um plano de atividades dinâmico e funcional, preparando o praticante de forma completa.
Com o passar do tempo, praticantes de CrossFit passaram a viver e divulgar a prática quase como uma filosofia de vida, e não apenas uma atividade física.
História do CrossFit
Ainda durante a infância, Greg sofreu com poliomelite, mas conseguiu recuperar a força com a ajuda da ginástica. Além disso, ele passou por várias academias ao longo da vida, mas nunca encontrou um método de ensino que o agradasse.
Assim, Greg passou a misturar o uso de halteres, barras e kettlebells em seus exercícios. A ideia era integrar os equipamentos para melhorar o rendimento dos exercícios e desenvolvê-lo de forma mais completa.
Foi essa filosofia, portanto, que ele levou para seus alunos quando começou a atuar como personal trainer. Em 1995, abriu uma academia e chegou a ser contratado para treinar os policiais da cidade. Eventualmente suas aulas passaram a acontecer em grupos e surgiu o método CrossFit, no ano 2000.
Hoje em dia, o Brasil é o segundo país do mundo com a maior quantidade de boxes afiliados à CrossFit Incorporation.
Treinamento
Os treinamentos de CrossFit consistem em exercícios funcionais variados feitos em alta intensidade. Dessa maneira, a rotina de treino combina as três vias metabólicas que geram energia durante uma atividade física.
A primeira delas está ligada às atividades de mais potência e dura apenas 10 segundos. A segunda delas controla atividades de potência moderada e dura um pouco mais, por alguns minutos. Por último, a terceira via mobiliza a energia do corpo – como a gordura armazenada – e garante e execução das atividades de menor potência.
Sendo assim, o condicionamento físico deve envolver o trabalho dos três sistemas para poder equilibrar o corpo. O treino leva cerca de 40 a 60 minutos e é muito intenso, misturando exercícios funcionais de força, resistência, agilidade e flexibilidade.
Para isso, um treino de CrossFit é composto de três partes – aquecimento, quando o corpo é preparado; técnica, quando os movimentos são praticados; WOD, ou workout of the day, com o exercício do dia.
Benefícios do CrossFit
Emagrecimento
Em razão dos exercícios de alta intensidade, o corpo garante a queima das reservas de energia. Ou seja, o corpo é capaz de queimar as gorduras e reduzir o acúmulo delas no corpo.
Músculos
Por meio do treino funcional do CrossFit é possível trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo. Dessa maneira, os músculos são definidos e fortalecidos de forma eficaz. Dependendo da intensidade e da técnica, o resultado pode ser melhor que o feito em aparelhos convencionais.
Rapidez do resultado
Quando se trata de ganho de condicionamento e perda de gordura, a prática realizada em alta intensidade pode trazer resultados mais rapidamente do que um treino comum.
Diversidade
É comum que os exercícios de academia se tornem repetitivos e cansativos. No CrossFit, entretanto, os treinamentos mudam diariamente, evitando o marasmo e garantindo o desafio frequente do corpo.
Estresse
Uma vez que apresentar uma rotina variada de exercícios, com treinos montados separadamente por dia, o CrossFit exige muita concentração. Ao focar na prática, então, o exercício ajuda a tirar a mente de outras preocupações e eliminar o estresse.
Preparação do corpo
Como os exercícios do CrossFit estão ligados a movimentos funcionais, repetidos no dia a dia, ajudam a preparar o corpo para todo tipo de situação. Um treino completo desenvolve aptidões como resistência cardiovascular e respiratória, resistência muscular, força, potência, precisão, agilidade, coordenação, flexibilidade e equilíbrio.
Riscos do CrossFit
Assim como qualquer prática física, o CrossFit também pode oferecer riscos. Segundo uma pesquisa feita no Reino Unido, lesões são comuns no CrossFit durante a exercícios de alta complexidade ou por repetição até a fadiga.
De acordo com o estudo, 3/4 dos 132 voluntários relataram lesões na coluna e nos ombros após a prática. Dentre eles, nove apresentaram necessidade de cirurgia para recuperação.
Já um outro estudo, realizado por pesquisadores da Santa Casa de São Paulo, no Brasil, analisou a participação do professor nas lesões. De acordo com a pesquisa, o nível de envolvimento do profissional está diretamente ligada ao risco de lesões. Por outro lado, o estudo também aponta que o CrossFit pode ser considerado inofensivo em comparação com o número de lesão em outros esportes.
As comparações, no entanto, ainda são preliminares, já que as práticas comparadas carregam muitas diferenças.
Fontes: Dicas de Treino, Minha Vida, Big Tires, Curiosidades, Veja Rio, Super, Autoridade Cross
Imagens:
Essa matéria CrossFit, o que é? Origem, principais benefícios e riscos foi criada pelo site Segredos do Mundo.
CrossFit, o que é? Origem, principais benefícios e riscos Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário