A flor de lótus é um símbolo utilizado em várias religiões, mitologias e crenças ao redor do mundo. Mas antes disso, é a flor da planta lótus, também chamada de lótus-egípcio, lótus-sagrado, lótus-da-índia ou padma.
Idolatrada principalmente em países da Ásia, desde o Japão até a Índia, a flor carrega vários símbolos. Entre os principais deles, ela simboliza criação, fertilidade e pureza. Isso porque a flor consegue se desenvolver mesmo em ambientes de águas sujas.
A flor de lótus surge sobre a água se abre todos os dias com os primeiros raios de sol. À noite, então, ela fecha as pétalas e se submerge.
Lótus
O desenvolvimento da planta lótus começa com a fixação das raízes do fundo de ambientes aquáticos, como lagos. Apesar de presa no fundo, a planta chega até a superfície, onde a flor de lótus pode crescer
Uma única semente pode durar até 5 mil anos sem água, até que encontre as condições adequadas de desenvolvimento. Da mesma forma, a flor também é capaz de controlar a própria temperatura. A característica, inclusive, é única entre as espécies de plantas.
Por conta das características singulares, acabou sendo reconhecida como símbolo de várias crenças. A flor fechada, por exemplo, pode indicar as infinitas possibilidades guardadas no desabrochar da planta, enquanto a flor aberta representa a criação.
Além disso, a flor ainda inspira e dá nome a posição Lótus, no yoga.
Simbolismo
Em várias culturas asiáticas, há relatos em documentos que ligam a flor de lótus a elegância, beleza, perfeição, pureza e graça. Em religiões como o hinduísmo, por exemplo, é comum que deuses estejam sentados sobre uma flor de lótus para meditar e refletir.
No budismo, o cenário em que a flor de lótus nasce é utilizado para transmitir uma mensagem. Isso porque além da flor simbolizar a busca pela luz e a elevação espiritual, a água também carrega símbolos. De acordo com a crença, a água turva e suja é associada aos desejos que nos prendem ao mundo carnal.
A crença ainda vai além e diz que quando Buda deu seus primeiros passos, flores de lótus surgiram nos lugares em que ele pisou.
A flor também é cultuada no Japão, onde é vista como símbolo de individualidade de força. Já no Antigo Egito, é o símbolo do nascimento e do renascimento, por causa de seu constante movimento de abrir e fechar diariamente.
Mitologia Grega
De acordo com a mitologia grega, havia um povo nativo de uma ilha próxima ao norte da África que comia a planta e a flor de lótus. Chamados de lotófagos, eles faziam uso da planta por seus efeitos de amnésia e sono pacífico.
Conforme Homero escreveu na Odisseia, três gregos foram enviados ao local para investigar a planta. No entanto, eles acabam comendo a flor e se esquecem de voltar para seu barco. Eles só são resgatados depois, quando Ulisses chega até o local e resgata o grupo.
Por meio da narrativa, Homero dá mais um símbolo à flor: o do desejo de poder apagar o passado para começar de novo.
Cores da flor de lótus
Lótus azul: a flor azul está ligada à superioridade do espírito sobre os outros sentimentos, além de sabedoria e conhecimento. Diferente das outras flores, ela se mantém quase sempre fechada.
Lótus branca: essa variação simboliza a pureza total, a perfeição da mente e do espírito.
Lótus vermelha: a flor vermelha representa qualidades do coração em seu estado natural, como amor e paixão.
Lótus rosa: a flor rosa é a mais importante de todas, por estar ligada a divindades importantes do hinduísmo e ao Grande Buda. Apesar disso, é comumente confundida com a flor branca.
Fontes: Significados, Dicionário de Símbolos, Viva Decora, Japão em Foco
Imagens: Mussings From Marsh, The Chakra, Art UK, Town & Country
Essa matéria Flor de Lótus, o que é? O simbolismo por trás da planta foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Flor de Lótus, o que é? O simbolismo por trás da planta Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário