
Foto: Reprodução / Histórias de Casa
Também conhecida como Monstera deliciosa, a Costela de adão é uma planta com cor vibrante e tamanho ideal para decorar o interior do lar. Originária da região do México, ela está adaptada a climas tropicais, possuindo longas folhagens entrecortadas, simulando a aparência de uma costela, daí a origem de seu nome.
Podendo ser utilizada como um exemplar da planta ou como estampa de almofadas e até papel de parede, seu formato inusitado e o verde das suas folhas se tornam opção ideal para decorar tanto ambientes internos quanto externos. Confira a seguir inspirações variadas para utilizar a Costela de Adão na decoração do seu lar:
1. A Costela de Adão pode decorar a mesa de jantar

Foto: Reprodução / Talita Nogueira Arquitetura
Como possui presença marcante, não são necessárias muitas folhas para deixar o ambiente mais encantador. Utilizada sobre a mesa de jantar, o vaso na cor branca acomoda apenas uma folha.
2. Solte a imaginação ao montar arranjos

Foto: Reprodução / AMBIDESTRO Arquitetura
Como o vaso possui maior abertura, as folhas foram dispostas de forma aleatória, causando um efeito visual mais belo e interessante.
3. Mesclada a outras espécies de plantas

Foto: Reprodução / Histórias de Casa
Para uma varanda mais bela, nada melhor do que mesclar vasos de tamanhos diferentes com folhagens variadas. Possuindo tons similares, porém formatos diferentes, enriquece o visual do ambiente.
4. Um cantinho especial com Costela de Adão

Foto: Reprodução / Cristina Guimarães
Aqui o aparador ganha companhia de três vasos diferentes de plantas. Enquanto o da esquerda possui pequenas folhas, os dois da direita utilizam apenas uma folha de Costela de Adão para decorar.
5. Garantindo mais beleza para a sala

Foto: Reprodução / Histórias de Casa
Posicionado ao lado do sofá, o amplo vaso conta com espécies variadas de plantas, garantindo o contato com a natureza neste ambiente. Vale destacar o belo contraste causado pelo verde das folhas e o sofá em tom azul claro.
6. Um pequeno detalhe faz a diferença

Foto: Reprodução / Estúdio Garagem Arquitetura
Posicionado sobre a bancada da cozinha, o pequeno vaso transparente acomoda uma folha da Costela de Adão. Apesar do tamanho reduzido, o tom vibrante da folhagem garante o toque de cor ideal para um ambiente em tons neutros.
7. A Costela de Adão em contraste com a madeira

Foto: Reprodução / Histórias de Casa
Esta sala possui vários móveis em madeira seu tom original, onde a utilização da Costela de Adão como elemento central de decoração foi essencial para resultar em um belo contraste.
8. Que tal um tamanho mais avantajado?

Foto: Reprodução / Renata Santos Viana
Opção ideal para quem busca um visual mais marcante, apostar em folhas desta planta em tamanhos maiores garante uma decoração mais ousada para o ambiente.
Leia também: Zamioculca: cuidado, cultivo e 40 inspirações com essa planta 144859
9. Cantinho reservado para a natureza

Foto: Reprodução / Histórias de Casa
Localizado no canto da sala, aqui uma grande variedade de plantas, seja com folhagens ou flores, foi disposta de modo a trazer todo o encanto da natureza para dentro do lar.
10. Um ponto de cor em um ambiente bicolor

Foto: Reprodução / Lorena Avelar
Como a decoração foi baseada nos tons de branco e preto, ao utilizar a folha da Costela de Adão como centro de mesa foi possível garantir o toque de cor que faltava para o ambiente.
11. De presença marcante

Foto: Reprodução / Histórias de Casa
A opção escolhida para decorar este ambiente garante ainda mais destaque à essa folhagem. Plantada em um vaso, possui inúmeras folhas e presença marcante.
12. Que tal utilizá-la no home office?

Foto: Reprodução / Wish Planner
Como é uma espécie que se adapta bem em ambientes internos, é possível utilizar a Costela de Adão em qualquer ambiente da casa. Aqui, um belo exemplo de como ela embeleza o home office.
13. Um jardim na varanda

Foto: Reprodução / Histórias de Casa
Espaço do apartamento que pode servir como jardim interno, garantindo o contato direto com a natureza, aqui a planta aparece em um vaso, exibindo belas e vastas folhagens.
14. Costela de Adão disposta em um vaso com água

Foto: Reprodução / Meu Cantinho 301
Com o intuito de enfeitar um móvel específico, é possível cortar a folha desta planta e preservá-la por um período considerável ao armazená-la em um vaso com água. Se o recipiente for transparente, o charme é ainda maior.
15. Ajudando a integrar ambientes internos e externos

Foto: Reprodução / Histórias de Casa
Como a sala possui comunicação com o ambiente externo devido as amplas portas de vidro, para ajudar a garantir a prevalência da natureza também no espaço interno, um vaso com a planta foi colocado sobre a mesa de centro.
16. Enriquecendo ambientes neutros

Foto: Reprodução / AR Interiores
O tom verde escuro de suas folhas brilhantes ajuda a incrementar o visual de ambientes com decoração neutra. É possível combinar a decoração com as mais variadas cores.
17. Quanto maior, melhor

Foto: Reprodução / Histórias de Casa
Trazer o verde da natureza para o interior da casa garante um ambiente mais vivo e descontraído. Aqui, a ampla folha de Costela de Adão faz toda a diferença.
18. Costela de Adão em meio a diferentes espécies

Foto: Reprodução / Mi Graciano
Uma boa opção para quem deseja um visual diferenciado é adicionar espécies variadas de plantas na decoração. Aqui, além da Costela de Adão, ainda é possível visualizar uma samambaia e suculentas.
Leia também: Peperômia: como cuidar e embelezar sua casa com lindas plantas 144859
19. Mudando o visual do ambiente

Foto: Reprodução / Histórias de Casa
Posicionada no canto da sala de jantar, devido suas amplas folhas e longos caules, é possível incrementar o visual de espaço que ficaria vazio e sem graça.
20. Encantando o espaço para relaxamento

Foto: Reprodução / PhD em Sei Lá o Que!
Posicionada ao lado da cadeira confeccionada em madeira com almofada de pelinhos, o vaso garante mais beleza para o canto reservado para momentos de reflexões e relaxamento.
21. Aposte em um vaso diferenciado

Foto: Reprodução / Histórias de Casa
Apesar da planta já possuir beleza de sobra por si só, para ajudar na decoração do ambiente em que ela vai ser utilizada, é possível apostar em vasos diferenciados, com cores ou acabamentos marcantes, incrementando o visual.
22. Costela de Adão como destaque sobre a mesa branca

Foto: Reprodução / Apartamento 203
Um dos grandes trunfos desta espécie de planta é o fato de suas folhas grandes e brilhosas possuírem um tom de verde que se destaca em um ambiente, mesmo utilizando qualquer outra cor em sua decoração.
23. Diferentes espécies, criando uma bela composição

Foto: Reprodução / Histórias de Casa
Para deixar o ambiente ainda mais belo, em cada lado do rack da TV foi adicionada uma espécie diferente de planta. Para um resultado ainda mais harmônico, a mesa de centro recebe planta com flores e folhas.
24. Qualquer espaço pode acomodar um vaso com a planta

Foto: Reprodução / CasaOn
Se optar por um exemplar da planta com poucas folhas, é possível utilizá-la na decoração de qualquer espaço, por menor que seja. Que tal mudar o visual do hall de entrada, corredor ou entrada do elevador?
25. Costela de Adão pode ser utilizada em diferentes níveis

Foto: Reprodução / Lucia Manzano Arquitetura
Enquanto seus exemplares menores ou folhas soltas ajudam a decorar ambientes ao serem colocadas em pequenos vasos em cima de móveis, espécies maiores podem mudar o visual ao serem posicionadas no chão.
26. Em meio a obras de arte

Foto: Reprodução / Natália Cadwell
Ideal para mesclar-se com os mais diversos tons, aqui uma ampla folha de Costela de Adão foi posicionada em cima do aparador, enfeitando o ambiente juntamente com os quadros coloridos.
27. Ótima companheira para o aparador

Foto: Reprodução / Marcela Vilela
Outro exemplo de como esta planta pode fazer uma bela dupla com o aparador: neste projeto, o vaso foi posicionado na parte mais baixa do móvel.
28. Presente também no quarto

Foto: Reprodução / Natália Cadwell
Causando um belo efeito, a planta pode ser posicionada em locais diferentes deste ambiente, além de embelezar o criado-mudo, ainda pode ser posicionada em um canto do quarto.
Leia também: Costela de Adão: como incluir esta planta na decoração 144859
29. Que tal um arranjo com visual diferenciado?

Foto: Reprodução / Oba Eventos Personalizados
Uma boa sugestão para quem deseja fugir do visual tradicional com folhas soltas das plantas é montar um arranjo de forma que cada folha fique sobre a outra, da maior para a menor.
30. Posicionada sobre a mesa lateral

Foto: Reprodução / Angelita Martins
Se utilizada na sala, uma boa opção para espécies de tamanhos menores é armazená-las em um belo vaso e posicioná-las sobre a mesa lateral ou mesa de centro.
31. Para quem gosta de muita cor

Foto: Reprodução / Jay Miyasato
Além do verde presente na ampla folha de Costela de Adão, esta sala despojada ainda conta com cores vibrantes espalhadas pelo ambiente, presentes desde a poltrona colorida até a mesa lateral em tom de azul turquesa.
32. Solte a sua imaginação

Foto: Reprodução / Clube Arte & Flores
Em ocasiões especiais, nada mais belo do que uma mesa bem posta e decorada. Para isso, solte a imaginação e produza arranjos misturando a Costela de Adão com espécies diferentes de flores e folhagens.
33. Que tal um jardim só de Costela de Adão?

Foto: Reprodução / Paisagismo São Paulo
Espécie que se adapta bem tanto em ambiente interno quanto externo, ao ser plantada no jardim, ganha proporções maiores, incrementando o visual da área externa.
34. Um toque de vida em um ambiente integrado

Foto: Reprodução / Stefani Arquitetura
Em um espaço que integra sala de jantar e sala de estar, o uso da cor branca deixa a decoração mais fria. O verde proporcionado pela planta garante o toque de vida que faltava.
35. Com iluminação dedicada

Foto: Reprodução / Davenne Costa
Utilizado como centro de mesa, este arranjo feito com as folhas da Costela de Adão fica ainda mais belo ao receber iluminação focalizada do pendente sobre a mesa de jantar.
36. Em harmonia com o quadro

Foto: Reprodução / Mariangela Gallo Casanova
Enquanto o vaso com várias folhas desta planta enfeita a mesa de centro, a parede que acomoda o sofá recebe uma composição de quadros com gravuras da mesma espécie.
37. Enfeitando o rack, em dois momentos diferentes

Foto: Reprodução / Renata Oliveira
A dupla de vasos com folhas da planta ajuda a enfeitar o rack da TV, porém em locais diferentes. Enquanto um fica próximo ao eletrônico, o outro vaso foi posicionado na prateleira acima do painel.
38. Uma casa com verde em abundância

Foto: Reprodução / Deborah e Jacqueline
Ideal para quem ama flores e plantas, a Costela de Adão pode fazer companhia a outras espécies. Aqui, enquanto ela foi plantada no vaso, outros exemplares foram espalhados pelos ambientes.
Leia também: Plantas para apartamento: 25 inspirações para o seu cantinho 144859
39. Costela de Adão fica linda em vasos transparentes

Foto: Reprodução / Nilza Torquato
Se o vaso escolhido para abrigar as folhas for transparente, o visual ficará mais descontraído, exibindo o caule da planta e embelezando o ambiente.
40. Fica linda em ambientes mais sóbrios

Foto: Reprodução / Rachel Naves
Em ambientes que utilizam tons mais escuros ou madeira em excesso, uma boa opção é apostar em um vaso com as folhas da planta para quebrar a seriedade.
41. Que tal incrementar seu visual?

Foto: Reprodução / Decor Honesta
Como esta espécie aqui foi plantada em um vaso, uma opção para deixar seu visual único é apostar em pedrinhas decorativas para garantir mais charme à planta.
42. Vale apostar em vasos diferentes

Foto: Reprodução / Clarice Semerene
Com a possibilidade de tamanhos, formatos e materiais diferentes, que tal substituir o tradicional vaso por um objeto que cumpra o mesmo papel? Aqui a jarra de vidro garante visual único ao ambiente.
43. Ajudando a separar ambientes

Foto: Reprodução / Decor Com Música
Graças ao seu tamanho avantajado e local onde foi posicionada, esta planta ajuda a separar ambientes integrados, delimitando seus espaços.
44. Um jardim feito somente com esta planta

Foto: Reprodução / Bernardes Arquitetura
Posicionado ao lado da escada, o jardim elaborado somente com a Costela de Adão deixa o verde da natureza invadir o espaço interno, graças às paredes de vidro.
45. Em um arranjo simples, mas cheio de beleza

Foto: Reprodução / Ateliê Fernanda Precoppe
Bastou apenas uma folha da planta e três belas flores para deixar o arranjo no tamanho e cores perfeitos para mudar o visual da mesa lateral.
46. Costela de Adão mudando o visual da fachada

Foto: Reprodução / Bernardes Arquitetura
Ideal para quem busca uma fachada cheia de personalidade, com uma espécie de planta com mais presença do que uma simples grama, a Costela de Adão fica linda ao ser plantada nas laterais da escada.
47. Dando as boas-vindas aos visitantes

Foto: Reprodução / Tatiana Lima Martins
Posicionada sobre um pequeno aparador no hall do elevador, aqui a planta recebe muito bem quem adentra a residência, seja morador ou visitante.
48. Trazendo verde para sacada

Foto: Reprodução / Ominimalista.co
Contando com um banquinho e prateleira em madeira no seu tom natural, o vaso com a Costela de Adão traz o verde para embelezar um ambiente de revestimento cinza.
49. Jogo de cores e amplas folhas

Foto: Reprodução / Cacteria
A parede por detrás do vaso possui pintura com formas geométricas e cores contrastantes. Para acompanhar o visual descontraído, o vaso ganhou faixa na cor amarelo vibrante.
50. Para dois arranjos de mesa, duas espécies diferentes

Foto: Reprodução / Stach Bordignon
Uma boa opção para quem deseja adicionar a natureza na decoração da mesa de jantar é apostar em arranjos com espécies diferentes e tamanhos variados.
51. Para um belo projeto de paisagismo

Foto: Reprodução / Jéssica Morais Ferreira
Para quem busca um jardim estonteante, contando com diversas espécies de plantas e tamanhos variados, uma boa opção é incluir a Costela de Adão no projeto de paisagismo.
52. Costela de Adão combina com tons de marrom

Foto: Reprodução / Marina Dinelli
Assim como na natureza, o verde desta planta combina perfeitamente com ambientes que utilizam madeira ou tons de marrom em sua decoração.
53. Tamanho avantajado e visual despojado

Foto: Reprodução / Casa de Caubi
Em vez de serem dispostas de forma aleatória, aqui as amplas folhas foram organizadas uma sobre as outras, formando uma espécie de leque.
54. Delimitando o caminho

Foto: Reprodução / Paisagismo Sonhos e Jardins
Fazendo parte do projeto de paisagismo do jardim, aqui a Costela de Adão foi plantada ao redor do caminho feito em placa de cimento, delimitando seu espaço.
55. Em um vaso de barro

Foto: Reprodução / Na Casa da Joana
Posicionada na parede lateral do sofá, além de ganhar a companhia da mesa com objetos decorativos e cactos, ainda é acompanhada de um pôster com frase reflexiva.
56. Um arranjo elaborado deixa o visual mais interessante

Foto: Reprodução / Mary Jo Evangelista
Ao optar em decorar somente com as folhas da planta, vale a pena soltar a imaginação e posicioná-las de formas diferentes, incrementando seu visual com outros elementos decorativos ou outras espécies.
57. Utilize elementos harmônicos

Foto: Reprodução / Iris Schmitt
Uma boa dica para quem não gosta de arriscar na decoração é eleger objetos que utilizem o mesmo material. Aqui o vaso transparente foi posicionado sobre a mesa lateral com tampo de vidro, juntamente com o objeto no mesmo material.
58. Posicione vasos semelhantes próximos

Foto: Reprodução / Studio M Arquitetura
Com o intuito de garantir um visual mais belo e harmônico, mesmo que os vasos abriguem espécies diferentes, procure mantê-los próximos ou até alinhados.
59. Costela de Adão em boa companhia

Foto: Reprodução / Meu Mosaico
O cacto é uma das espécies mais utilizadas na decoração de ambiente internos. Ao ser acompanhado da Costela de Adão, ele fica ainda mais encantador.
60. Uma decoração temática

Foto: Reprodução / Casa dos Fundos
Enquanto o exemplar natural desta planta é posicionado no centro da mesa em um belo vaso, os jogos americanos com o formato imitando o visual da planta reforçam o tema da decoração.
61. Inúmeras possibilidades

Foto: Reprodução / Cést Chic Atelier das Flores
Em se tratando de arranjos diferenciados utilizando a folha da Costela de Adão, as possibilidades são infinitas. Neste belo exemplo, a folha foi utilizada como uma espécie de buquê, abrigando as flores.
62. Objetos combinando com a Costela de Adão

Foto: Reprodução / Decoramundo
O seu tom de verde se destaca, em qualquer que seja as cores utilizadas na decoração do ambiente. Se combinado com os objetos decorativos ou utensílios, garante um visual mais belo e harmônico.
63. Mudando o visual da prateleira

Foto: Reprodução / Studio KT Arquitetura.Design
Confeccionada em material metálico e possuindo inúmeros nichos, ao utilizar a planta na decoração deste móvel, a estante perdeu o seu visual frio, garantindo mais estilo ao ambiente.
64. Também fica linda se utilizada na cozinha

Foto: Reprodução / Toque Interiores
Sem possuir restrições de uso, esta planta pode decorar ambientes mais úmidos, como cozinha ou banheiro. Aqui, deixa a bancada ainda mais charmosa.
65. Como divisória de ambientes

Foto: Reprodução / Meu Apartamentinho
Este é outro exemplo de como o posicionamento estratégico desta planta pode auxiliar na separação de ambiente integrados, de forma sutil e cheia de estilo.
66. Acompanhada de um quadrinho com sua estampa

Foto: Reprodução / Muita Calma Nessa Obra
Enquanto uma única folha da planta foi posicionada em cima do criado-mudo em um delicado vaso rosa, acima do móvel o pôster possui uma gravura em aquarela.
67. Em contraste com o papel de parede

Foto: Reprodução / Dica Organizada
Enquanto a planta in natura embeleza a mesa lateral, perceba que o exemplar foi posicionado junto à parede coberta com um papel de parede que simula o visual da folha, porém em preto e branco.
68. Costela de Adão com o vaso reutilizável

Foto: Reprodução / Lucimara Picagevicz
Um belo exemplo de como aplicar a dica para apostar em vasos com formatos e funções diferenciadas, aqui o vaso que acomoda a folha de Costela de Adão é, na verdade, um garrafão de bebidas que foi reutilizado.
69. Uma varanda com plantas variadas

Foto: Reprodução / Kátia Jendiroba
Uma boa opção para quem deseja garantir um novo visual para a varanda, porém sem ocupar muito espaço, é agrupar os vasos de diferentes espécies sobre um banco ou prateleira.
70. O verde como destaque no ambiente

Foto: Reprodução / Renata Santos Viana
Como a parede conta com revestimento em tons de cinza e branco e os móveis também possuem cor clara, as folhas em tom verde vibrante se tornam destaque no ambiente.
Dentre os cuidados necessários, é importante frisar que esta planta é considerada tóxica, devendo ser disposta longe do alcance de crianças e animais domésticos. Se uma de suas folhas for consumida, pode causar reações alérgicas e sintomas como náuseas e vômitos.
Em relação aos cuidados de seu cultivo, demanda rega duas vezes por semana, devendo ser posicionada em ambiente com iluminação solar indireta. Seja utilizando arranjos de flores ou plantas para incrementar a decoração, trazer a natureza para o interior do seu lar é sempre uma boa opção!
O post Cróton: conheça os principais tipos e cuidados com essa planta apareceu primeiro em Tua Casa.
Cróton: conheça os principais tipos e cuidados com essa planta Publicado primeiro em https://www.tuacasa.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário