O estudo faz parte da vida desde muito cedo. Assim que entramos na escola, começamos uma jornada de aprendizado que se transforma, mas dificilmente chega ao fim. Ainda assim, muita gente tem dificuldades para saber como estudar de forma efetiva.
Para quem está na escola, por exemplo, conciliar o esforço em aula com sessões de revisão extra em casa pode ser um desafio. Entretanto,a disciplina de uma rotina de estudos de diária pode fazer toda a diferença.
Ao desenvolver hábitos que ensinam como estudar, o aprendizado flui de forma mais natural. Dessa maneira, momentos em que o conhecimento é colocado à prova soam como apenas mais uma sessão de estudos.
Principais dicas de como estudar
Organização
Antes de tudo, é importante desenvolver uma organização para o momento de aprendizado. Se você não sabe como estudar, comece com a organização dos materiais e do local. Assim, será possível associar o local ao hábito e praticá-lo com mais facilidade.
Por causa disso, é interessante que seja um lugar utilizado somente para essa tarefa. Ao compartilhar o ambiente com outras atividades, principalmente de lazer, existe mais chance de procrastinação. Uma boa ideia, inclusive, pode ser um local ar livre, num ambiente livre de distrações.
Também é importante focar na organização dos materiais. Guarde tudo sempre no mesmo lugar e separe apenas o necessário durante a sessão do dia. O hábito de preparar e guardar os materiais enriquece o hábito de estudar e desfavorece a procrastinação.
Tempo
A principal recomendação é estudar com frequência, ou seja, não deixar apenas para as vésperas de provas. Dessa maneira, utilizar a divisão de aulas pode funcionar como bom guia para escolher os conteúdos.
Se, por exemplo, tiver aula de Português, Matemática, História e Química durante a manhã, separe um hora da tarde para cada uma das disciplinas. Ao revistar o conteúdo e resolver exercícios, é possível fixar o aprendizado e reduzir a curva do esquecimento.
Desde 1885, o tema é estudado pela ciência. Segundo resultados modernos, a chance de retenção de um conteúdo chega a até 80% quando ele é revisado em um prazo de 24 horas.
Entretanto, nunca deixe o momento de revisão para a madrugada. Isso porque o sono prejudicado não beneficia o aprendizado. Caso o cérebro não possa descansar, fica sobrecarregado e incapaz de reter novos conteúdos.
Descanso
A melhor forma de fixar o aprendizado e evitar o esquecimento é manter uma rotina. Isso porque, além de garantir a fixação do conteúdo, é possível se deparar com dúvidas em tempo de consultar um professor.
É melhor ter questionamentos numa sessão de estudos e levá-lo para uma aula do que se deparar com o problema apenas durante uma prova, não é mesmo Além disso, deixar para estudar apenas antes de uma prova pode criar falsas associações que levam a conclusões erradas.
Antes das provas, o ideal é buscar descansar. Qualquer coisa que ajude a eliminar o estresse e aliviar a tensão pode funcionar nesse momento.
Inclusive, durante as próprias sessões de estudo é importante fazer pausas. As atividades mais indicadas nesse momento são caminhar, seja em casa ou ar livre, se alimentar bem e se hidratar.
Por outro lado, fuja de distrações como internet, TV, jogos, celulares e tudo que puder tomar grande parte do seu tempo durante os intervalos.
Fontes: Brasil Escola, EA, Na Prática
Imagens: Unsplash
Essa matéria Como estudar – Truques para melhorar o rendimento e o aproveitamento foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Como estudar – Truques para melhorar o rendimento e o aproveitamento Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário