Garuda é o ser mitológico responsável pelo transporte do deus Vishnu. Em algumas histórias ele é descrito apenas como um pássaro, entretanto, em outras descrições, Garuda possui uma cabeça humana e o restante do corpo de pássaro.
Esse poderoso ser muda de aparência de acordo com a cultura que está relacionado. Isso porque ele aparece também em lendas egípcias e gregas. Apesar de ser muito semelhante à Fênix, ele também pode aparecer tendo três olhos ou com braços e pernas.
Essa criatura é tão grande que em algumas histórias aparece como sendo capaz de cobrir até o sol. Além disso, é visto também como uma águia de fogo ou um pássaro solar. Por fim, Garuda é como Nagari ou Nagantaka. Ou seja, o inimigo e destruidor das serpentes.
A lenda de Garuda
A história conta que certa vez a mãe dos Nagas e a mãe de Garuda decidiram fazer uma aposta. Nela, elas escolhiam qual cor achavam que seria o cavalo divino que estava saindo do oceano. Então, quem perdesse, seria prisioneira da vitoriosa.
Por fim, a mãe das Nagas foi quem ganhou a disputa. Entretanto, Garuda, em busca da liberdade da mãe, foi até os Nagas. Ele perguntou o que precisava fazer para que sua mãe fosse libertada. Os Nagas então pediram para que ele roubasse água da imortalidade dos deuses para eles.
A ave então foi até água, que estava guardada em uma montanha. Contudo, para conseguir alcançá-la foi necessário vencer um exército de deuses e dois dragões. Mas por fim, ele conseguiu levar a água para os Nagas, que logo liberaram sua mãe. Entretanto, antes mesmo que os Nagas conseguissem se aproveitar do líquido, os deuses conseguiram pegá-lo de volta.
Curiosidades
Representação
O animal simboliza o fim da luta entre o bem e o mal, entre a vida e a morte, entre a Terra e o mundo celestial. Segundo histórias, quando está junto de Vishnu, Garuda possui o dobro de força.
Além disso, por toda sua ligação com o sol, Garuda aparece como emblema dos superiores de raça solar. Por outro lado, Naga aparece como emblema dos superiores da raça da lua. Isso demonstra ainda mais como ambos são opostos um ao outro.
Garuda Purana
O texto Garuda Purana faz parte do Mahapuranas. Estes são as principais histórias sobre o hinduísmo. Nesse texto aparece um diálogo entre Garuda e o deus Vishnu. Eles conversam sobre pequenos detalhes de como ocorre a transmigração das almas.
Outras curiosidades
Jogos
Garuda aparece em alguns jogos como Street Fighter EX2, Final Fantasy, Tales of Symphonia: Dawn of the New World. Aliás, em todos os jogos ele aparece como um inimigo e sua imagem pode mudar dependendo do jogo.
Nome
Existe na Indonésia um estúdio que desenvolve jogos chamado Garuda Games. Além disso, uma companhia aérea do mesmo local também recebe o mesmo nome que o da ave.
Filme
A Tailândia lançou um filme em 2004 sobre o ser mitológico. Na história um fóssil é descoberto. Entretanto, durante o trabalho de escavação o barulho e a aglomeração no local despertou Garuda. A criatura vivia próximo ao local e aparece trazendo consigo um grande terror.
Emblema
O animal mitológico é o emblema nacional da Indonésia e da Tailândia.
Enfim, curtiu a matéria? Que tal continuar conhecendo os seres hindus? Em seguida leia: Kartikeya, quem é? História e origem do deus da guerra.
Imagens: Fightersgeneration, Pinterest, Fandom, Wikipedia, Clipartstation, Amazon, GarudaIndonesia, Artstation
Fontes: Mitologia, Seresmitologicos, Demonstre
Essa matéria Garuda – Quem foi o homem-pássaro da mitologia hindu foi criada pelo site Segredos do Mundo.
Garuda – Quem foi o homem-pássaro da mitologia hindu Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário